segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Rapidinho

Só mesmo para dar um oi aos leitores fiéis. O tempo começou a mudar e a brisa da manhã e do fim da tarde já é mais fresquinha. No fim de semana a internet ainda instável não me permitiu escrever nada. Fiquei arrasada porque perdi o jogo do Brasil e Argentina para as eliminatórias da Copa na África do Sul, porque não ouvi o despertador do celular tocar. (Cá entre nós, será que alguém ainda usa despertador? Acho que todo mundo adotou o celular para sempre...). Mas pelo menos o Brasil ganhou e em casa todos acreditam que o Dunga continue como técnico da Seleção Brasileira. Ano que vem vai ser uma experiência interessante: acompanhar a Copa do Mundo na Terra Santa...
Sete de setembro, feriado nacional brasileiro. A galera deve estar na praia, descansando, fazendo nada, dormindo até mais tarde, ou quem sabe indo para as ruas acompanhar as paradas militares dos colégios. Há quem goste. Talvez eu também optasse por ir se morasse em Brasília por causa da imponência da festa na capital. Este ano o Presidente da França, Sarcozy estará presente. Mas aqui em Haifa a rotina permanece a mesma para nós, cristãos: mais uma segunda-feira de trabalho. Para os outros grupos religiosos da população há diferença. Os muçulmanos estão cumprindo os preceitos do Ramadan e a grande população civil e religiosa judaica do país se prepara para o fim do ano judaico. A festa da virada, todos de branco, (the white party dizem os cartazes espalhados por Haifa) será dia 18 e a grande festa do perdão, ou Yom Kippur, no dia 27.
Mas há novidades na Cúria. Desde a segunda metade da semana passada há muitas tensões no trabalho, na diocese, porque o arcebispo resolveu mexer em problemas nunca resolvidos, jogando luz e pedindo transparência em assuntos há décadas adiados. E aos poucos as negociações vão acontecendo, medindo força daqui, jogando com informações de lá. Há os que lutam na frente e os que lutam na retaguarda. A turma da retaguarda também é turma valente que tem interncedido todo o tempo pelos que lutam na linha de frente porque é a Igreja do Senhor, é Seu Corpo que sofre, é Sua Esposa que precisa ser purificada para vestir as vestes brancas de linho, alvejadas no Sangue do Cordeiro... É a verdade e a justiça que precisam prevalecer e isso representa muito esforço, muito amor, muita responsabilidade para se dar passos na direção do que é certo, é decente, é ético, é para o bem de todos e não para o privilégio de poucos. É triste mas há pessoas de igreja que se deixam dominar pela antítese do Espírito que verdadeiramente move a Igreja que nos leva para a unidade, a comunhão, a vida nova em Jesus... E a gente sempre volta para o mistério do joio e do trigo, tomando cuidado para cultivar o trigo na própria vida e coração.
Para mim o irritante é ver o poder e a inescrupulosidade da mídia sempre ávida por escândalos e fofocas, inventando, criando dados, encontros e desencontros jamais acontecidos! Isso me faz pensar em tudo que se lê nos jornais e internet e se escuta nos telejornais. Será mesmo do jeito que se lê? O descompromisso com a verdade e com o bem comum se espalha pior que virus da gripe suína ou antes, como picada do mosquito da dengue. É o prurido e o prazer da inconsequência.
Uma das coisas que mais me intriga é que as pessoas, individualmente, sempre dizem querer o bem, salvar o planeta, construir a paz, ter uma cidade mais feliz, querem Deus. No entanto, viver o Amor encarnando-o em si mesmo é luta constante e não se faz com idéias ou palavras somente, se faz de dentro para fora pois as guerras e as maiores batalhas nascem no coração. É o coração do homem que precisa ser limpo, transformado, feito novo e feito outro, e muito poucas pessoas admitem que precisam de um novo coração de carne nos moldes do profeta Ezequiel, movido pelo Espírito de Deus e não movido pelo espírito de si mesmo que cada um tem, egoista, egoista, egoista.
Hoje mesmo observando o bispo vi esta dinâmica acontecer. E vi seu esforço para encontrar o caminho da paz e da reconciliação a todo custo mesmo quando tudo parece apontar para o contrário, pois há partes que só querem ver o circo pegar fogo. E nessas horas a gente também vê quão vazios podem ser os discursos. Há muitas palavras a favor da paz mas poucas pessoas que estejam dispostas a perder alguma coisa em favor dela.
Pessoalmente me pergunto sobre o Shalom, sobre ser Shalom, sobre plantar sementes de Shalom nesta terra. Para que isso aconteça só mesmo morrendo para as concupiscências que há em mim, deixando que a guerra interior seja vencida pelo Amor e pela Paz que só Jesus Cristo tem, dá e é. E morro somente quando rezo e quano vivo...e haja luta! Meu consolo é contar com a misericórdia e os altíssimos planos da providência do Senhor que são eternos e ultrapassam em muito nossos, meus limites de ovelha diante do Pastor. Ele está comigo e também com todos que para mim são duros de aguentar pois Seu Amor não faz distinção de pessoas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Elena!!!

Que Deus abençoe vc. Vc vai está no fórum este ano?

Shalom!
Raiane
www.amigosshalompetrolina.blogspot.com