sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mais Brasil - Fotos Especiais

Estas fotos foram tiradas durante o Fórum Carismático. Infelizmente, do palco e do estádio lotado com aproximadamente sete mil pessoas, eu mesma não tirei nenhuma foto porque estava trabalhando, traduzindo o tempo todo e nem pensei em fotografia... mas por trás dos bastidores e no caminho de ida e volta da Diaconina para o estádio, houve alguns momentos especiais. Foi meio difícil escolher, mas vamos a alguns deles.
Tia Nair, de 94 anos, gostou demais do arcebispo e a empatia e carinho foram recíprocos pois ele repetiu inúmeras vezes a alegria de ter conhecido e conversado com a mãe e a tia do Moysés. A tia, Albany, é esta senhora que está de pé, atrás, de braço dado com a Marilene, irmã de Comunidade e 'decoradora' oficial do ambientes Shalom...
Creio que a alegria de D.Chacour tem a ver com a cultura oriental, árabe, que valoriza sobremaneira a família, os laços de família e, seguramente tia Nair fez com que ele se lembrasse da D.Katubah, sua mãe, falecida já há muitos anos, de quem ele herdou o dom da oratória, dizem por aqui.

Parece Fanta laranja mas não é: estávamos tomando um copo de cerveja enquanto esperávamos a chegada da pizza, no domingo do Fórum, já quase 11 da noite! Depois da bênção e companhia do Moysés e do Arcebispo como não apreciar ainda mais uma 'loura estupidamente gelada' no calor de Fortaleza? Foi idéia do bispo, tomar cerveja com pizza. Ele só ficou escandalizado quando comemos pizza de chocolate de sobremesa. Nunca tinha visto isso antes na vida!
Acho que esta viagem representou para ele muitas surpresas boas a respeito da Igreja do Brasil, das liturgias primorosas e carismáticas, na justa medida, ladeadas de canções belíssimas e ungidas como são a marca da Comunidade e do Carisma Shalom, e da culinária simples mas muito variada como é a nossa, brasileira. Surpresa foi a pizza de chocolate e a água de côco. A primeira ele não arriscou provar mas da água de côco nem precisa comentar, também ela desceu redondo... e viva a força do marketing da skol!

Estamos na beira-mar em Fortaleza a caminho do estádio. O dia estava ensolarado apesar de não parecer pela lente da máquina, meio acinzentada, e o bispo se encantou com as jangadas.
Angela à esquerda e Paulinha à direita são fiéis escudeiras da Diaconia, do Moysés, mulheres de Deus, celibatárias que há anos se consagraram, que moram na mesma casa e que durante o Fórum nos acompanharam e ajudaram todo o tempo. Não posso me esquecer do George, que nos acompanhou como motorista mas não saiu nesta foto porque a estava tirando.

Este foi um dos encontros mais significativos: o arcebispo foi jantar, na noite da abertura do Fórum, na casa da família da Lorena que é responsável local da missão de Haifa e a mais antiga missionária na Terra Santa, já há nove anos na Galiléia. Estes são seus pais, D.Eliete e Sr.Gadelha, orgulhosos por conhecerem o arcebispo. Este ficou imensamente feliz por participar de um jantar em família no Brasil, mais ainda sendo a família da Lorena por quem ele tem grande carinho e merecida admiração. Foi tanto elogio pra lá e prá cá! E eu traduzindo... O jantar, fartíssimo, bem brasileiro, do jeito que a gente gosta de fazer, mais parecia self-service granfino, tinha de tudo: peixe, camarão, carne. E as sobremesas? Sem comentários... Saimos com alguns quilos de castanha de presente para a Cúria e a missão. Noite inesquecível, bendito seja Deus!

Este foi talvez um dos maiores presentes que pude proporcionar a alguém: fazer coincidir a visita do jesuíta e missionário americano, Pe.Geraldo Fineran, há quase 40 anos no Brasil, amigo dos anos vividos em Indaiatuba, interior de SP, com aquele que se tornara seu 'ídolo', Elias Chacour, após a leitura dos 3 principais livros escritos por ele: 'Blood Brothers', 'We Belong to the Land' e 'Faith Beyond Despair'. Convidei-o a participar do jantar que aconteceu em uma das casas da Comunidade de Vida em Fortaleza, chamada de Casa Mãe 2, e assim tanto ele quanto Karen que veio de companhia, puderam conversar, conhecer, fazer perguntas, pedir autógrafo e tirar muitas fotos com aquele que tinham aprendido a admirar pelos livros. Eu fiquei muito grata por poder unir diplomaticamente as duas partes e ver a todos tão felizes. Meus irmãos de Comunidade tiveram a imensa delicadeza de darem o melhor lugar, o melhor jantar, a mais carinhosa acolhida possível a eles, visitas, a mim, como irmã que mora longe, enfim, a todos. Foi mais uma noite inesquecível e o bispo, um gentleman, respondeu a todas as perguntas, deu atenção e se sentiu bem a vontade. Dá pra notar pelo sorriso largo da foto, uma das mais belas para mim dos dias em Fortaleza.

Nenhum comentário: