terça-feira, 1 de junho de 2010

A Trindade e os últimos acontecimentos

O Pe.Joaozinho, scj escreveu um belíssimo texto, sintético e poético sobre a Ssma.Trindade que muito me inspirou no domingo passado. Para facilitar os curiosos e os que estão com tempo de ler, segue abaixo parte do texto inspirado. Os grifos são meus.

Santíssima Trindade

Fazer o sinal da cruz é um belíssimo jeito de recordar que nossa fé acredita em um Deus que não é solitário. Ele é a perfeita unidade na pluralidade. É uma família aonde não existe nenhuma discórdia ou divisão. O Pai é o amante, o Filho é o Amado e o Espírito é o próprio amor do Pai e do Filho. Não são indivíduos… são pessoas. A identidade de cada um se dá pela relação. O Pai não seria Pai se não tivesse Filho. O Filho só é Filho porque tem Pai. A relação dos dois é o Espírito. Esta ciranda de amor a genialidade de Santo Tomás chamou de “pericorese”, ou seja, intercompenetração. Um está completamente implicado no outro. É uma comunidade mais que perfeita. Não é um Mistério para ser entendido. É para ser experimentado, pois este amor trinitário é derramado em nossos corações sem medida.

Hoje faço o batizado de uma sobrinha, aqui em Brasília. O batismo é um mergulho em águas mais profundas. Nele recebemos o selo da Trindade: eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A partir deste momento a Trindade para o batizado se torna um projeto de vida. Não é apenas a marca de uma opção por ser cristão. É puro dom de amor que vem do alto. Podemos agora amar com o amor de Deus. Na verdade não existe outra forma de amor verdadeiro. Só ama bem quem ama com amor com que foi amado por Deus. Por isso é tão importante fazer a experiência do amor de Deus. Depois podemos amar como Jesus amou… e construir laços de solidariedade por onde passarmos. Seremos missionários da Comunhão… da Trindade!

Para mim, no domingo ao pensar, amar, rezar sobre e com o Pai, Jesus e o Espírito Santo fiz memória de uma experiência gratuita e indelével que fiz na minha primeira experiência na Comunidade Shalom em 1991 que ainda me inebria a alma pela beleza. Foi um lampejo, um insight, um saber interior que me ocorreu enquanto rezava com a Palavra de Deus e que é simples assim: 'em qualquer manifestação de Deus as três pessoas estão presentes mesmo que escondidas'. Sempre o Pai, Jesus e o Espírito agem juntos, doam-se e amam juntos, estão presentes, mesmo quando não vistos. Lembro-me que a meditação era sobre a crucificação de Jesus, a hora do abandono e da solidão mais absoluta e extrema, mas o Pai estava lá e também o Espírito, não há como separá-los e perceber a presença dos três faz uma diferença total.

Experimente você também da próxima vez que rezar e estiver com o Senhor, lendo a Palavra ou participando da Eucaristia, tomar consciência de que são os três e não somente Jesus... Ele já nos bastaria e é com quem mais facil e naturalmente conversamos por causa de Sua Humanidade, mas Nele todo o tempo encontrar e fazer a experiência do Pai e do Espírito é no mínimo, uma aventura. 

O que é extraordinário é o transbordamento e o tamanho do Amor que não cabe em si mesmo de tão grande e intenso, mesmo sendo Deus sem tamanho e sem medida. Ele se faz ver e amar a medida que nos ama e quanto mais se mergulha, mais desejo de nadar se tem e mais tristeza pelos que decidiram prescindir de Deus por razões tão mesquinhas...

E este amor transbordante continua a disposição de todos e somente ele nos ensina a começar um novo começo onde não há mais esperança nem saída. Se a medida de Cristo alcançar os corações e todas as dimensões da realidade humana, é possível a vida nova acontecer. Até o diálogo verdadeiro entre palestinos e israelenses, os primeiros tragicamente agredidos mais uma vez na faixa de Gaza, um dia atrás... 

Em Haifa e nos jornais de Israel todos comentam sobre o ataque violento aos barcos trazendo ajuda humanitária. Há um misto de indignação e temor com possíveis retaliações por parte do Hamás aos palestinos de Gaza. A população de modo geral, digo os judeus, não concordam com os excessos do Exército mas esperam o que virá. Se calam e temem. As escolas cristãs, drusas e muçulmanas de todo o país estão em greve em sinal de protesto. 

Viajo esta madrugada para Chipre, graças a Deus, e acabei de receber meu passaporte. Acredito que tudo correrá bem no aeroporto porque seremos um grande grupo em peregrinação, mesmo a Ilha sendo território turco na área norte. Sinceramente não vejo a hora de ouvir a palavra sábia e cheia de autoridade verdadeira e sobrenatural que nos será dada por Bento XVI.

Se tiver acesso à internet darei notícias durante a peregrinação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Querida Elena;
Boa viagem!!!!
Valéria

Anônimo disse...

Amiga Elena,
Tenho acompanhado diariamente seu blog e fico felicíssima por mais esta vitória, em Cristo, alcançada por você para esta Peregrinação. Peço suas orações por nossa família.
Deus a abençoe e a todos do Grupo.
Mercedes

Anônimo disse...

Oi Elena!!
Deus acompanhe vcs.
bj
Shalom!!!
Raiane