terça-feira, 10 de maio de 2011

Um Convite Especial

Antes de fazer o convite queria partilhar notícias que recebi do Egito, de Cairo, da parte do Frei Patrício Schiadini, ocd, tão amado e amigo da Comunidade Shalom, de Minas Gerais e Caratinga, do Brasil inteiro. Ele contou que o ataque às duas igrejas católicas do rito copta no sábado passado foram terríveis e que representam a ação de extremistas muçulmanos e não da grande maioria da população muçulmana que bem convive com os cristãos. Que todo o empenho dele, Frei, dos carmelitas e da Igreja é de continuar apaziguando os corações, enquanto exigem ação das autoridades competentes. É necessário continuar semeando a oração, o perdão, a paz para que a fácil onda da vingança não se alastre e o rio de sangue e morte se alastre. O Reino de Deus continua a ser plantado no amor e no perdão, na paz e no diálogo entre os cristãos e os muçulmanos e é necessário que o mundo interceda e não desperdice uma oferta, um sacrifício sequer, nem tampouco deixe de oferecer louvor, ação de graças pela presença do Senhor que está com o seu povo, no Egito, fortalecendo-os na prova.

Não adianta da nossa parte somente lamentar ou ficar horrorizado ou somente analisar. É necessário clamar a força e a ação do Espírito Santo sobre o coração dos cristãos e dos que têm autoridade, sejam ou não cristãos, para que as forças malignas sejam vencidas e a força do pecado seja vencida e a vontade de Deus que é a salvação de todos os homens aconteça, se encarne. Estamos em pleno tempo pascal! É tempo de intensas graças espirituais! A nossa oração e comunhão espiritual é fundamental, tão importante e crítica como foi na experiência da primeira comunidade cristã de Jerusalém intercedendo enquanto S.Pedro estava preso, como se le nos primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos.

Lembremo-nos de colocar esta intenção na missa diária, peçamos aos sacerdotes que rezem pelos cristãos e pela Igreja Católica do Egito e de todo o Oriente e África, enfim, nossa força vem da oração e da vida sacramental. É dom do alto! É dom de Deus dado abundantemente a quem busca e pede.

E ninguém melhor para nos ajudar nesta grande missão de intercessão e evangelização e santificação para que o Reino de Deus venha e se encarne no coração de todos nós e de muitos outros, do que Nossa Senhora. Em momentos chave da Humanidade a Mãe do Senhor se manifestou e interferiu e ela somente deseja que nós vivamos a plenitude de vida que Jesus veio nos dar e já nos deu. A vida abundante, a liberdade baseada na Verdade, a Paz. E ela, como Esposa do Espírito e Rainha da Paz pode nos ensinar, e muito, a trilhar este caminho da vontade do Senhor com menos complicações e mais consolações mesmo nas provas e purificações.

O convite, enfim, é para nos consagrarmos a Nossa Senhora pelo 'metódo de S.Luiz Grignon de Monfort' que nos pede 33 dias de preparação segundo o livrinho que é fácil de ser encontrado em qualquer livraria católica. Se começarmos hoje completaremos os dias e poderemos nos consagrar a ela em Pentecostes e é este o meu convite a todos os amigos, amigas, irmãos, irmãs, curiosos, friends, seja lá quem for, que por providência divina acessar este post do blog nesta data. Não há festa mais mariana e mais plenamente pascal que Pentecostes! Não há maior necessidade neste mundo para a Nova Evangelização do que da presença, ação e impulso do Espírito Santo, e quem melhor do que a Esposa do Espírito, a cheia de Graça, para nos levar por este caminho?

Eu por formação são meio aversa à pieguices e devocionismos e confesso que tive certa resistência ao método mas, ao ver o fruto de santidade e de conversão radical, além do testemunho eloquente, por exemplo, na vida da Maria Emmir, co-fundadora e irmã tão amada da Comunidade Shalom, resolvi dar uma olhadinha e ler o livrinho há seis anos atrás. E mesmo tendo que fazer todo o filtro de uma linguagem do século XVIII toda em vós, segunda pessoa do plural, muito rebuscada, encontrei no própria explanação do santo homem de Deus o segredo da consagração a Nossa Senhora e o porquê que me convenceu e converteu o coração: viver em plenitude o batismo recebido para pertencer irrestritamente a Jesus Cristo, enfim, para que sermos santos segundo os planos do Senhor. Como somos chamados à santidade por vocação então, porque não tentar e abraçar? Assim fiz minha primeira consagração em 2006, em Fortaleza, em Pentecostes e assim, sucessivamente tenho renovado a cada ano esta pertença a Nossa Senhora para pertencer sem medidas ao Pai, a Jesus e ao Espírito Santo.

A cada ano convido alguém para participar e este ano já chamei dois irmãos de missão, o Thiago e a Raquel, para se unirem a mim e resolvi escrever no blog. Convite feito! Vale a pena demais ser Totus Tuus! Será que Totus Tuus lembra alguém? Que ele da eternidade nos ajude e interceda por nós e que ninguém de trelas às tentações que virão fortes dizendo 'deixa para depois, para você se preparar melhor', ou, 'agora não dá tempo, você nem tem o livrinho', ou já no meio da preparação: 'você tem rezado tão mal e se preparado tão mais ou menos, Nossa Senhora merece algo melhor... comece novamente ano que vem'. Nada disso. Não, não e não. Nos consagramos à Virgem Santíssima, porque queremos ser como ela, porque precisamos dela, porque queremos ser mais livres dos pecados que nos prendem. Nos consagramos como filhos e filhas, ainda doentes, fraquinhos, miseráveis, necessitados, com letra maiúscula NECESSITADOS. Com sinceridade de coração, é claro, não é uma brincadeira, é uma consagração de vida, há que ter coragem, mas o que importa é fazer o melhor que pudermos, conscientes de que estamos nos consagrando para ficarmos melhor e não porque estamos prontos.

Enfim, se alguém aceitar o convite deixe um bilhetinho no comentário do blog porque assim a gente reza uns pelos outros nesta experiência maravilhosa de comunhão dos santos enquanto Nossa Senhora começa a interceder ainda mais fortemente por nós para que em Pentecostes, como ela, sejamos repletos e renovados pelo Espírito Santo, o Espírito de Jesus, que o ensinou a viver, a sofrer e o levou a cumprir com perfeição a vontade do Pai, até ressuscita-lo dos mortos. Que o mesmo possa acontecer conosco, pela misericórdia do Senhor e pela intercessão de Nossa Senhora. Amém!

Um comentário:

Aldo Marques disse...

Querida irmã Ena,
Recebi seu convite e adorei. No entanto, ainda nesse ano não poderei estar unido a vc nessa prática de São Luis Maria Grignon de Montfort, mas renovarei minha consagração a Virgem Maria em Pentecostes, a partir da Novena de Nossa Senhora do Carmo, que farei com Adriana, minha amada esposa.
Espero em breve poder comprar o famoso livrinho de ouro e experimentar as graças que hoje fazem parte de sua vida.
Continue rezando por mim. Eu não me esqueço de vc em minhas orações.
Beijos, Aldo