quinta-feira, 5 de abril de 2012

Boa Notícia de Páscoa

Este ano celebraremos dois tríduos pascais, duas semanas santas por conta de calendários diferentes. Esta semana no rito Latino, com a Igreja de Roma e na semana que vem no Rito Melquita que em Haifa se uniu à Igreja Ortodoxa para caminhar em maior unidade. É meio estranho mas é assim. Parece que já está acertado que em 2013 todos os ritos celebrarão numa mesma data e este é um sonho antigo de unidade entre todos os cristãos de todas as tradições.

A única vantagem das duas páscoas é poder meditar e rezar mais intensamente sobre os mistérios da nossa salvação, desse amor tão absoluto do Pai e de Jesus pela Humanidade a ponto de dar tudo, tudo, para que tivéssemos direito a viver novamente como antes do pecado entrar no mundo: como filhos amadíssimos e livres de Deus. Esse ano eu pensei uma coisa muito simples: o pecado realmente é uma desgraça grande demais insuflada pelo demônio pois, se assim não fosse, não teria sido necessário um preço e um sacrifício de amor tão alto da parte de Jesus. Pelo valor pago ve-se o tamanho da desgraça. Pelo valor pago vemos o quanto valemos e somos amados por Deus. Pelo tamanho da oferta de Jesus como Deus e Homem vemos como é o amor de Deus. E a dor que causa ver o pecado regendo e mandando ainda tão intensamente nas vidas, nos corações, nas relações humanas, nas nações...em mim. Que luta! Mas a vontade é livre para escolher o Bem, a Verdade, o Evangelho, a Voz do Espírito Santo na alma e não outras vozes...

E esta foi uma outra realidade que me balançou durante a quaresma: qual a origem dos pensamentos que eu penso e acolho? de quem é a voz que fala mais forte dentro mim? quem dá forma e cor, conteúdo e consistência ao que eu penso? É facílimo ser engano pela voz do inimigo de nossas almas que sorrateiramente muitas vezes se instalou dentro de nós por circunstâncias da vida - pecados dos outros jogados sobre nós - e que nos fazem viver sob pesos insuportáveis e mentirosos.

De quem é a voz mais forte que fala em mim? E mesmo a minha própria voz precisa ser suavizada da culpa e da acusação, precisa aprender a ser eco da voz de Jesus que me fala pela presença do Espírito Santo em mim. Jesus me fala em sua Palavra e o Espírito me faz ouvi-Lo quando a ouço. Por isso rezar com a Palavra é tão crucial, é questão de sanidade, é escolher entre vida - palavras eternas que geram vida - ou morte lenta, paulatina, pelas mentiras e prisões que vem da acusação e do mentiroso que é o demônio, que nos ensina também a auto-destruição.

Chega! Quero ouvidos de discípulo, coração de discípulo, atitude de discípulo, seguindo o Senhor da vida, o Senhor da Paz cujo coração é todo aberto a acolher a toda hora a cada instante, o pecador arrependido, o miserável ferido, quem sofre sem esperança... basta um olhar, basta um movimento da alma humana, um desejo livre que diz: Jesus, lembra-te de mim! e todas as outras vozes imundas, das trevas se vão porque o Senhor responde imediatamente: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso, eu sou teu Paraíso.

A boa notícia eu conto amanhã porque está na hora de sair correndo para a cerimônia de lava-pés e adorar o Senhor, querendo aprender com Ele a ter o mesmo espírito de serviço.

Nenhum comentário: