terça-feira, 23 de junho de 2009

Um ano de missão

Tantos dias sem escrever, sem computador em casa e muito trabalho. Também houve o fim de semana na praia em Tiberíades, com fotos lindas a serem postadas em breve, mas também longe da internet e perto somente do calor e do Lago de Genesaré ou do Mar da Galiléia onde Jesus fez tantos milagres. É bom quebrar a rotina e apreciar coisas novas e testemunhar que os milagres continuam acontecendo e que tempestades - ao menos as interiores - continuam sendo apaziguadas. E é sempre bom voltar a escrever.

É assim que me sinto ao celebrar um ano de missão: renovada, tendo descoberto tesouros fora e dentre de mim. Não me sinto tristemente saudosa como cantou Manuel Bandeira mas também posso dizer que 'as aves que aqui gorgeiam não gorgeiam como lá'. As flores são outras, o verde também. Outra cultura e outra raça, uma língua poética mas não latina. Aqui encontrei novas rimas, novos odores, traços, jeitos e novos amigos. Aqui me deparei com diários desafios transpostos com humor e coragem. Na missão descobri muito mais o silêncio e a oração.
Neste tempo aprendi o valor da vida comunitária mantida saudável no exercício contínuo de ver o melhor que há no outro, buscando reconhecer a beleza do amor de Deus e sua obra em cada um. Aqui tenho experimentado a luta e a vontade forte de amar a qualquer custo para manter o coração livre e em paz. Neste ano missionário tenho sido descabelada e repenteada continuamente pela presença do Espírito Santo que não me permite mais ser aquilo que não sou, mas me apresenta a mim mesma com a beleza de Deus em mim, a beleza Daquele que por mim morreu e ressuscitou: Jesus Cristo, o Amado do coração!
Aqui encontrei muitos santos escondidos, alguns conhecidos outros não - basta pensar no 'nosso' Abuna - gente que carrega cicatrizes das quais brilha a ressurreição do Senhor e a força de Sua Palavra e Presença. Na missão apalpo continuamente o carisma Shalom na terra do Shalom. Neste ano descobri tantas faces e belezas da Igreja e do Cristianismo, louvores do Senhor e melodias e ritos jamais imaginados...
A missão me fez adquirir outras perspectivas sobre o mundo e me fez descobrir que o Amor é a única realidade absoluta que todos buscam. Mas também aqui me aprofundou a certeza de que este amor só é perfeito se tem Jesus Cristo como fonte e fim, como presença, como sentido para tudo. Somente Ele é o Shalom e a fonte de todo Shalom e sem Jesus a vida é somente um ensaio e não obra prima!

Que venha o ato dois desta grande obra e magnífica experiência missionária que vivo na Terra Santa! Continuo unida a todos com quem sempre estive unida por laços humanos gerados pelo sangue e laços humanos gerados pelo Espírito, experimento, com alegria o coração sendo expandido para caber mais pessoas...

Nenhum comentário: