quinta-feira, 18 de junho de 2009

Coração Transpassado de Jesus

Eu cresci ouvindo minha mãe esclamar em situações de perigo e susto: 'Coração de Jesus!' ou então, 'Jesus, misericórdia!'. E sei que como ela, minhas tias faziam o mesmo e se algum primo ou prima eventualmente ler este texto, reconhecerá as mesmas jaculatórias saídas das bocas e dos corações de suas mães. Era a fé e a devocação ao Coração de Jesus, cuja festa se celebra amanhã, o coração misericordioso de Jesus revelado a Santa Margarida Maria no século XVII.

No século XX aparece Santa Faustina trazendo à tona, mais uma vez, o coração de Jesus transbordante de infinita e imensurável misericórdia e, pelo mundo afora, o terço da misericórdia rezado às três da tarde se popularizou. O Papa João Paulo II oficializou o Domingo da Oitava da Páscoa como o Domingo da Misericórdia.

Minha formação e educação religiosa e espiritual me faz meio alérgica à devoções, e me fez querer centrar-me e beber da fonte de toda vida viva de Deus e com Deus que é e será sempre o mistério pascal, celebrado e atualizado diariamente, por excelência nas celebrações eucarísticas. Este é o maior milagre de amor que acontece a cada dia nas igrejas do mundo e nos corações das pessoas de todas as raças e culturas, de todas as línguas e idades. E o maior presente que podemos ter: receber Jesus sacramentado como Palavra e Pão em nossas almas! E como me arrependo das vezes que tive preguiça e rebeldia de ir à missa durante a semana...

Cada um O recebe segundo a revelação e o carisma próprio de seu chamado, e são tantos os títulos e maneiras de se amar e conhecer Jesus! Para quem é Shalom, Ele é o Ressuscitado que passou pela Cruz de cujo coração transpassado jorra a plenitude da vida e da felicidade, o Shalom, que é Ele mesmo comunicado a cada um que dele se aproxima pelo dom do Espírito, ou o amor esponsal. Para quem não conhece parece complicado, um monte de palavras, mas para quem já se apaixonou, é fácil: é o encontro de dois corações que se atraem e se amam, que querem estar junto! O coração de Deus e o meu!

Louvo o Senhor pelo dom do sacerdócio no mundo no decorrer dos séculos e transcrevo abaixo as palavras carinhosas do Santo Padre Bento XVI falando da Eucaristia e dos padres na festa de Corpus Christi:

"Faço um apelo especial a vós, queridos sacerdotes, a quem Cristo
escolheu, para que junto dele possam viver a vossa vida como
sacrifício de louvor para a salvação do mundo.

Só a partir da união com Jesus pode-se ter aquela fecundidade espiritual
que é fonte de esperança em seu ministério pastoral.

Recorda São Leão Magno que 'a nossa participação no corpo e sangue de Cristo não tende a nada mais que nos transformar naquilo que recebemos' (Sermão 12, De Passione 3/7, PL 54). Se isto é verdade para cada cristão, é ainda mais para nós sacerdotes.

Ser Eucaristia! Seja este o nosso desejo e esforço constante, para
que a oferta do corpo e sangue do Senhor que fazemos sobre o
altar esteja acompanhada do sacrifício das nossas vidas.

Todos os dias, cultivemos pelo Corpo e Sangue do Senhor aquele amor livre e puro que nos faz dignos ministros de Cristo e testemunhas da sua alegria.

É aquilo que os fiéis esperam de um padre: o exemplo
de que é uma verdadeira devoção à Eucaristia;
o amor que se vê ao passar longos momentos de silêncio e de
adoração diante de Jesus, como fazia o Santo Cura d'Ars,
que será lembrado de modo especial durante o Ano Sacerdotal"

Nenhum comentário: