sábado, 6 de dezembro de 2008

Fotos Variadas

Há vários meses vinha esperando a oportunidade de tirar umas fotos dos soldados israelenses que pegam ônibus no mesmo horário que eu. Na sexta-feira aconteceu de uma delas - a mais baixinha da foto abaixo, de óculos - puxar conversa comigo e aí eu pedi para tirar as fotos. Conversa vai, conversa vem, descobri que este jovem em primeiro plano na primeira foto, é filho e neto de judeus-brasileiros paulistanos que se mudaram para cá na década de 70. Ele se chama Elad e me disse que o sonho é conhecer o Brasil! Arriscou algumas palavrinhas em português e me garatiu que vai conhecer Ipanema, Copacabana e o Maracanã em 2014, na Copa do Mundo. Resolveu seguir carreira militar e vai passar mais seis anos no Exército, além dos três obrigatórios.
Estas três jovens simpáticas, israelenses, são obrigadas por lei a cumprir dois anos de Serviço Militar. Os rapazes servem por três anos, se a informação que obtive estiver correta.

Finalmente, para quem sempre me pede, uma vista de Haifa. Este mar lindo atrás é o Mediterrâneo. Eu estava subindo para Isifya depois do trabalho, de carona com o Adeeb e resolvemos parar nesta vista panorâmica perfeita, ponto obrigatório de todos os turistas, no grande Carmelo Masculino de Haifa que se chama Stella Maris. É lindo demais a vista que se tem da cadeia de montanhas que forma o Monte Carmelo e do mar. Neste dia frio às vésperas do inverno, o dia estava muito claro e limpo e, felizmente, minha câmera digital estava comigo.

Vista panorâmica de Haifa em Israel. O Líbano está por trás das montanhas que se percebe com esforço.

Este mosaico é o que eu havia comentado, que fica acima do esquife de Nossa Senhora dormindo à espera de ser assunta aos céus, como Jesus, em corpo e alma, na Abadia da Dormição em Jerusalém. O rosto de Jesus é tão sereno, seguro, bondoso, mesmo sendo Senhor, que a gente fica horas admirando a obra de arte.
Bendito seja o Senhor que vem! Bendito seja o Senhor que nos ensina a vigiar e orar! Bendito seja o Senhor que neste tempo do Advento nos chama ao desapego, a fazermos faxinas em nossos corações e em nossas casas. É tempo de jogar luz onde há ranço, chatice e velhice - no mal sentido - e deixar que a leveza, a pureza, a esperança do Menino, nos de fôlego e alegria novas para continuarmos tocando a vida com a dignidade de filhos e filhas de Deus!

Nenhum comentário: