terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O esconderijo de Deus

Domingo passado eu quis demais ir à missa do IV Domingo do Advento na Pastoral Hebraica, mesmo sabendo que isso representa uma trabalheira danada, muito tempo gasto em ônibus para ir para Haifa, abrir mão de descansar um pouquinho no único dia de folga, mas, de alguma forma, eu 'necessitava' participar de uma missa latina, do jeito nosso de ser, mesmo sendo em hebraico. Pelo menos a gente sabe as orações de cor e conhece, na razão e na emoção, como a liturgia acontece e se desenrola. Só que Deus tinha uma surpresinha a me falar na homilia do padre David, jesuíta, graças a Deus traduzida e sussurrada pela Viviane.

(Se alguém tiver a curiosidade e souber inglês ou hebraico, talvez russo, e queira de checar mais informações sobre os judeus católicos em Israel, acesse este site: www.catholic.co.il/).

O padre David falou de maneira simples e ungida, e com a autoridade de quem é professor de Bílbia da Universidade de Jerusalém. Ele também é conhecedor da cultura hebraica por ser judeu de nascimento e origem, convertido como Santa Edith Stein quando jovem ao Cristianismo, ao Catolicismo, até se fazer jesuíta. Acho até que já comentei sobre isso antes. Ele falou sobre a morada de Deus. Que o Rei Davi quando se viu protegido e seguro num palácio real, quis construir um templo para o Senhor Deus Altíssimo cuja presença se escondia numa tenda. E assim foi feito até o templo de Jerusalém ficar pronto e ser até hoje, mesmo em ruínas, lugar sagrado e santo.

No entanto, continuava o padre, Deus quis escolher para sua morada o coração e o ventre de uma jovenzinha totalmente desconhecida que habitava numa vila mais desconhecida ainda, tão minúscula que nem no mapa aparecia, chamada Nazaré. A gente conhece bem o relato. O que ele enfatizou na homilia porém, é que em Maria, em Nossa Senhora - gosto de chama-la assim - o Deus Altíssimo criador do Céu e da Terra, se escondeu por inteiro e, partir da Encarnação do Verbo, de Jesus Nosso Senhor, Ele inaugurou surpreendentemente e para sempre o lugar por excelência onde Ele quer permanecer, viver e estar, a sua casa: o coração do homem!

Fala sério: dá ou não dá uma gratidão imedida contemplar, viver e participar de tão grande mistério?

Nenhum comentário: