segunda-feira, 4 de junho de 2012

As aulas começaram

No domingo tive a oportunidade de conhecer o casal que morou anos na França e há pouco foram transferidos para Roma, Pedro Junior e Kaline que têm duas meninas, Clara e Giulia. Tutti buona gente! A primeira das meninas, a mais velha, é francesinha pois os pais foram missionários em Toulon por anos, e faz dois anos em setembro e a pequenina de um mês é italiana, ambas lindinhas e muito graúdas o que me faz ver como a Silvinha mesmo sendo muito saudável, é miúda. A propósito, que saudade... A Clara está naquele processo de começar a falar e de misturar as línguas e sons que conhece. É sempre bom ter criança por perto. 

A outra surpresa do domingo, já que não saí foi receber um telefonema da minha mãe que cavucou, cavucou até conseguir descobrir o telefone da missão de Roma que eu não tinha tido ainda oportunidade de anotar e enviar... Mãe é o tipo de pessoa que quando põe uma idéia na cabeça com relação aos filhos acaba fazendo acontecer, mais ainda quando tem fé e a proteção de Jesus. Eu fiquei muito feliz por falar com ela.

Hoje, segunda-feira, fui para o meu primeiro dia de aula na sede central do Istituto Dante Alighieri. O prédio é imponente e lindo, de mármore, com entrada de tapete vermelho, salas amplas e um mundo de alunos. Na verdade a gente ve que a Ásia invadiu Roma: tem árabes, chineses, russos e filipinos e afins por todos os lados. Me fez lembrar Israel. E a gente sabe que não são turistas porque eles estavam fazendo compra no supermercado e hoje, prova de nível para começar a estudar a língua italiana.  Fiz uma provinha de gramática e errei muito os artigos que nunca consegui aprender direito mas acertei alguns tempos verbais, resultado: escapei do principiante e caí no nível elementar. Eu só lembrava do meu pai, contando uma piada que falava principiante... e ri por dentro. Foi ótima a aula, professora experiente, de voz firme, madura, alegre e vestida meio hiponga, com tatuagem e do tipo responsável, nada enrolão. Marcou quinze minutos de intervalo e os cumpriu, não chegou atrasada, o que causa ótima impressão no primeiro dia de aula e foi extremamente acolhedora com os 18 alunos de mais de 10 países presentes na sala. Uma reunião da ONU. Dos que me lembro tem gente da Siria, Chile, Botswana, Bolívia, Inglaterra, Coréia, Russia, Ucrânia, China e Brasil. A professora, Daniela, quis que a gente se apresentasse para ela aprender bem a pronunciar o nome da gente. Dei uma revisão sobre os plurais femininos e masculinos e depois sobre os artigos e deu alguns exercícios em aula sobre esses temas.  Depois deu tarefa de casa e nos mostrou a importância de estudar bem e diariamente em casa por ser um curso intensivo. Eu quase que me escutei falando, lembrando do meu tempo de aula de inglês.

Ao sair do curso andei para o ponto de ônibus prestando bem atenção nas lojas super lindas, de bom gosto, na cidade que é uma arte só, começando pela arquitetura, e apreciando a agradecendo ao Senhor por estar vivendo este tempo e este dom de sua graça. Que Ele me ajude a aprender pois a disciplina e a disposição Ele já me deu a graça. Só escrevo no blog porque já fiz minha tarefa de casa assim que cheguei, antes mesmo da missa, do jantar e da célula comunitária que na missão é na segunda-feira. Foi uma alegria rezar em italiano, ao menos tentar com meu pobre vocabulário e ouvir toda a oração em italiano. Grazia a Dio!

Se Deus quiser amanhã darei mais notícias e partilho aqui por fim, o grande rhema da oração: fazer uma troca com Jesus. Dar tudo a Ele e receber dele TUDO o que Ele tem a dar. Se dou a vida, recebo dele a vida, se dou as fraquezas recebo dele o amor e a coragem para enfrenta-las, enfim, a gente só sai ganhando.
 

Nenhum comentário: