domingo, 19 de maio de 2013

O passado sempre presente: neve e Cambridge

Esta é Cambridge, em Massachussets onde vivi por quase 3 meses, fazendo mais uma experiência missionária bem diferente. Era minha última semana nos Estados Unidos e eu saía do shopping center onde acabara de comprar um mini iPad fruto de todas as minhas economias e presentinhos que que havia ganho, com a intenção de da-lo de presente para alguém especial quando fosse ao Brasil: a mamãe.  Queria registrar com a câmera digital uma das coisas mais belas que a natureza nos oferece e que Deus inventou: a neve. Eu nascida e criada em país tropical nunca tinha visto neve e passar todo o inverno no nordeste americano me fez tirar o atraso. Lindo, lindo demais, mais ainda se se pode contar com um bom aquecimento, água quente e todos os etc do conforto. Sem dúvida o frio mata mais rápido que o calor. Mas amei milhões andar na neve. 

A entrada do shopping mall agora visto de lado.

A pizzaria mais gostosa de Cambridge, com classificação de number 1 nas revistas gastronômicas da região, com votos dados pela população local. Era o point de encontro com a família Matos depois da missa da noite na paróquia de Santo Antonio. Eles geralmente iam na missa dos brasileiros celebrada pelo Pe.Cristiano, também brasileiro, às 19h. Eu preferia ir à missa pela manhã, fosse em inglês ou a dos portugueses, dos Açores na maioria, com seu sotaque fortíssimo... Eu já estava me acostumando com o som de Israiel em vez de Israel :-) E quanta pizza boa comi nesse local bem vizinho à paróquia  de S.Francisco dos imigrantes italianos, onde me hospedei. Mas essa é a foto que vem a seguir. 

A paróquia onde vivi três belos meses. A partir da quarta janela para trás é o prédio com 12 quartos, cozinha, capela, duas salas de estar, refeitório e até um espaço para um centro de evangelização. É nesse lugar que com a graça de Deus um primeiro núcleo da Comunidade de Vida vai morar e levar junto com os missionários da Comunidade Aliança o carisma shalom ao coração dos americanos e brasileiros e a quem Deus mais atrair. O discernimento já foi feito pelo Conselho Geral agora é esperar as mãos humanas fazerem sua parte nas questões de visto, trabalho, mudanças, acertos de todos os lados.

Foi um tempo de intenso trabalho e muita vida. Tempo de graça de Deus, solidão, muitas provas e muita superação. Conheci pessoas maravilhosas e pude me conhecer melhor também. Louvo o Senhor por tudo! Até por ter ficado sem acesso à internet - mesmo estando nos Estados Unidos, parece um paradoxo! - o que me fez perder o ritmo e as condições para escrever no blog... mas enfim, sempre é possível recomeçar.

Nenhum comentário: