terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AIDS, Flamengo e Advento

Quando tenho tempo procuro ler na íntegra as notícias e mensagens que diariamente recebo sobre a Igreja no site do Zenit, www.zenit.org e, nos últimos tempos, tenho aprendido demais com as homilias que o Papa Bento XVI dirige ao povo reunido na Praça de S.Pedro, às quartas-feiras. Ele tem apresentado aos católicos e a quem quiser ouvir, as riquezas dos monges da Idade Média, Hugo e Ricardo, S.Vitor, que tanto ensinaram sobre a vivência do Evangelho e a vida de oração, mas que sempre foram grandes desconhecidos.
Mesmo o mundo de hoje sendo outro, o mundo é igual, pois as necessidades mais profundas das pessoas continuam as mesmas. Me impressiona sempre mais a riqueza da Igreja Católica e a herança dos santos que recebemos. Me inquieta sempre por outro lado a indiferença religiosa que assola um grande número de pessoas que simplesmente vivem sem comunhão com o Senhor, como se a própria vida não lhes tivesse sido dada e fosse sustentada dia a dia por Ele.
Incansavelmente o Papa apresenta Jesus Cristo, como a fonte de esperança para o homem e todas as realidades humanas, e o faz para os cristãos e não cristãos, pois assim o é. Jesus Cristo não é uma questão de religião, Ele é a revelação que Deus fez de si mesmo! Só Ele é capaz de responder aos anseios de felicidade e de paz profunda que há na alma imortal de cada um.
E a mim e a todos que já conhecemos Jesus Cristo, sua presença, amor , palavra, e ação do seu Espírito, vale a pena perguntar: onde eu estaria se eu não tivesse sido evangelizado, convidado para aquele retiro, missa, festival, encontro, aula, leitura? onde eu estaria se na minha juventude não tivesse tido a oportunidade de fazer uma experiência de amor e entrega da minha vida a Jesus, dando sentido pessoal e concreto à herança da fé recebida, mas que sem esse passo não passaria de tradição e rito? Onde você estaria se não tivesse ouvido aquele testemunho, aceito participar daquela adoração, confissão, se o sofrimento tivesse batido à sua porta? Para onde nossa vida teria seguido se Deus mesmo não tivesse nos atingido com a sua intervenção salvadora?
E ao responder sou levada à gratidão e necessariamente à evangelização, à estar atenta à necessidade de Jesus Cristo que as pessoas ao redor têm e que só lhes será apresentado se eu abrir a minha boca, gastar o meu tempo, amar em palavras, e em atos como alguém fez comigo, um dia! Deus pode se manifestar diretamente a alguém sem a intermediação de pessoas mas haverá um momento, ou vários momentos no decorrer da vida, que somos nós instrumentos recíprocos do amor de Deus encarnado e vivo! Tanto é que no Advento contemplamos novamente o mistério do amor do Pai que se deu concreta e palpavelmente à Humanidade pelo Sim de Seu Filho, no Sim de Nossa Senhora.
E este sim, não foi estático, somente em Nazaré, uma única vez, mas uma sucessão de sins na fé, manifestados e vividos em seu corpo, na razão, nos afetos, nas emoções, na inteligência, nos passos, mãos, palavras, sorrisos, na sua feminilidade, nas comidinhas preparadas, nos sofrimentos inerentes ao fato der ser humana, nos recursos financeiros e humanos, culturais, religiosos e espirituais de toda ordem... sempre em função de fazer eco e dar consistência ao sim irrestrito à Palavra do Arcanjo Gabriel. Fala sério: Deus é ou não é apaixonante?
Algumas notícias:
O São Paulo tem tudo para perder do Flamengo no final do Campeonato Brasileiro no próximo domingo e eu só queria ter uma camisa do Mengão comigo para provocar o Leandro, meu irmão de comunidade, sãopaulino doente, no domingo que vem. Até o jogo conseguimos assistir no domingo passado pela televisão...valeu demais porque o Corínthias perdeu de 2 a zero para o Flamengo! ´
Hoje é dia mundial de luta contra a AIDS e para quem conhece alguém que luta para sobreviver com esta doença ou já perdeu pessoas amadas para ela, como é o meu caso, este é um dia importante. Que Deus ilumine os cientistas, as indústrias farmacêuticas, os governantes a tratarem com dignidade os doentes, apoiando as ações de prevenção e educação, principalmente aquelas promovidas pela Igreja que tanto fruto tem dado especialmente na África. Este continente tem sido dizimado pela AIDS e pelas consequências dela, com uma população enorme de órfãos, e são os cristãos, missionários ou não, os católicos especialmente, que têm feito um grande trabalho de base, de educação, de mudança de costumes, de evangelização e de socorro às vítimas, aos pobres e as crianças, mesmo que a imprensa diga o contrário e a mentalidade hedonista insista em dizer que a camisinha é a solução de tudo.

Um comentário:

glória(mamae) disse...

Agora vamos ao meu humilde comentario já que conseguy atualizar minha leitura eo blog.Logicamente gostei e muito,As fotos tambem desta vez foram bastante renovadas.Parabens.Os dons de Deus que não se concretizaram em mim, por pura misericordia Deus me realiza atraves dos filhos:LOUVADO SEJA O NOSSO DEUS! B