domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sobre a Semana

Talvez uma das mais esperadas notícias da semana tenha sido a queda do Mubarak e a nova onda de esperança que cobre o Egito depois de trinta anos de ditadura. Todos esperam que a mudança não represente perigo para Israel mas eu ainda não ouvi nenhum comentário mais consistente. A única coisa boa que li a respeito é que foram os jovens que representaram uma grande força corajosa neste desejo de mudança e que mesmo havendo grande presença muçulmana o Egito não vai se tornar um novo Irã. Que Deus abençõe! Há uma semana consegui falar com o Frei Patrício rapidamente pelo telefone e ele, mesmo com a voz meio tensa, estava em paz. Repetiu que quem tem Jesus no coração não teme nada e que ele, mesmo podendo sair do país por ser estrangeiro, tinha optado por ficar. Como superior, dera total liberdade aos outros freis de sua casa de sairem do Egito, mas ele ficaria. Grande testemunho de desapego. Pediu oração de todos pela situação do povo, especialmente de Cairo, que ele descreveu como caótica e pediu que intercedêssemos pelos cristãos-católicos, na maioria do rito copta que são muito corajosos e orgulhosos da própria fé, mas que sofrem muita discriminação. Graças a Deus o frei Patrício voltou a escrever email o que mostra que a internet foi regularizada.

Esta semana também foi muito importante pelas boas notícias da família no Brasil. O que mais me alegra o coração é ver a dinâmica da oração respondida, da presença de Deus nos pequenos detalhes ou sua interferência inequívoca quando parece que não tem mais saída ou resposta. O Senhor sempre ouve, sempre responde, é presença de amor. Quanto mais a gente reza mais pobreza verdadeira aprende pois, ser pobre de espírito na linguagem do Evangelho é manter o coração aberto para Deus, sabendo que tudo vem dele nesta relação de amor e liberdade que Ele mantem com seus filhos e amigos. Esta semana tive muito o que agradecer pelo que vi o Senhor operando na vida dos meus sobrinhos e da minha mãe. Deus é bom e passo a desejar mais e mais buscar o Seu Reino em primeiro lugar e experimentar a concretude da Palavra de Deus e sua Obra Nova no meio de nós.

Falando em Palavra, esta semana toda iluminada pelo livro do Gênesis foi muito especial. Como não me inclinar diante do grito aflito e amoroso do Senhor em busca de Adão ao dizer: Onde estás? Por tanto tempo esta palavra me soava dura, quase acusativa por causa de minhas feridas e distorções interiores causadas por medo e por pecado, pessoais e alheios que me faziam sentir o Pai como se Ele fosse rigoroso... Mas não, é a dor de um Pai que ve a criatura amada esconder-se, fugir, temer, ela que foi criada para a comunhão perfeita com Ele. E esta semana ouvi este Deus todo amor buscar-me, querendo saber onde estou a fim de me unir a Si e me fazer feliz. O que é mais belo é porque a Palavra é semeada para todos em todas as nações da terra e só basta ter ouvidos para ouvir e ser transformado e amado por ela.

Nenhum comentário: