domingo, 13 de março de 2011

Made in...Holy Trinity


Desde quarta-feira de Cinzas a temperatura em Israel baixou drasticamente e ponto de de termos neve nas vilas mais altas no extremo norte do país na direção do monte Hermon. Infelizmente não em Isifya mas os casacos e ponchos mais pesados como o da foto, prestes a serem guardados com a proximidade da primavera, continuaram conosco. E a chuva tem caído também forte e fiel como o país precisava. Gueshem, harbeh gheshem, chuva, muita chuva se diz em hebraico. Palavra linda aos meus ouvidos.

Passei um dia e uma noite descansando no Carmelo de Haifa, que é internacional com 22 religiosas de 13 países, se não me engano, e esta da foto, Ir.Dorothéa, brasileira de S.Paulo, tornou-se uma amiga e também uma intercessora da família, em especial dos meus sobrinhos e sobrinhas. Tirei esta foto para que todos pudessem conhecer o rosto da 'madrinha carmelita'. Grande graça ter uma contemplativa rezando pela gente. Eu pretendia fazer um retiro mas me dei conta que precisava dormir primeiro sem ter hora para acordar e foi o que fiz de sexta para o sábado. Como foi bom! Depois rezei e de lá voltei ao ritmo normal: pastoral hebraica, casa, faxina e confronto com muitos emails atrasados a responder...

Nossa casa em Isifya aos poucos vem se mostrando um bom lugar para retiros pequenos, retiros para os outros porque, afinal, eu moro aqui. E foi o que aconteceu este fim de semana: enquanto eu ia para o Carmelo um grupo de dez pessoas contando com os três da Comunidade, veio fazer um Seminário de Vida no Espírito Santo em Isifya. Estas são pessoas do grupo de oração de iniciantes, na faixa dos 20 e muitos anos. Hoje me pediram que falasse sobre o Batismo no Espírito Santo e com que gratidão eu peguei minha velha e primeira bíblia, literalmente caindo aos pedaços, e fui buscar e encontrar minhas anotações e descobertas de Jesus e Sua Palavra a partir de 1979. Quanta bondade e fidelidade da parte do Senhor e que paciência comigo! Quantas maneiras de me cercar e atrair e me revelar o Seu Amor me fazendo chegar onde estou... E o testemunho de minhas buscas, fraquezas e resistências até ter condições de me consagrar no carisma Shalom e abraçar a Comunidade com liberdade, gerou curiosidade nas pessoas e também esperança. Sem dúvida o segredo e a chave, penso eu, foi a experiência do Batismo no Espírito Santo que me deixou na alma e na consciência uma marca que sempre foi muito além do discurso e das palavras. É a marca do Amor de Deus, do desejo da Verdade que pulsam e brilham e inquietam sem cessar. A gente até anestesia, põe panos, adia, distrai, esquece, mancha pelo pecado, se convence do que não tem convencimento, mas a Voz do Amado e Sua Presença permanecem lá. É o selo colocado no coração onde se lê: alma esposa, Made in Holy Trinity. Fazer o que?

Olhando para trás enquanto me preparava e enquanto partilhava percebo que só há uma coisa a fazer no que se refere às coisas de Deus: ser simples e voltar para casa. Abrir-se novamente ao Espírito Santo e pedir sua interferência, um novo toque da graça, uma nova epíclese pessoal e comunitária. O desejo de que a presença do Espírito faça novas todas as coisas e realidades também se apreente neste tempo de quaresma pois sem Ele é impossível conhecer Jesus. Sem o Espírito é impossível viver como Deus nos convida a viver, ou seja, como filhos.

Vivo este tempo de quaresma com este espírito desejoso de comunhão mais profunda com o Senhor, menos palavras e discursos e mais amor e compromisso, menos texto e mais kenosis, menos justificativa e mais arrependimento, menos excessos nos sentidos e mais interioridade e oração, mais escuta da Palavra... mais louvor, mais amor. Mais intercessão pelos sofrimentos do mundo e menos centralização em mim.

Que Deus nos ajude a viver estes dias com Jesus e perto dele, aprendendo com Ele a vencer as mentiras do demônio que desde sempre distorcem a Verdade, aprendendo como ser filho-filha, made in Holy Trinity, encharcados e dependentes do Espírito Santo para que a vontade do Pai se manifeste, Ele que não quer que se perca nem um só de seus filhos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, relembrar que "Deus não quer que se perca nenhum dos seus filhos". Amém!

Fátima

Noelma disse...

Suas palavras elevam nossos corações à Deus. Obrigada por ter deixado que eu a descobrisse depois de tantos anos, e num tempo de tanta necessidade de experiencias deDeus Vivo. Que o Espirito Santo a ilumine sempre Elena!

Anônimo disse...

OI Elena!
reza por mim.

Raiane