quarta-feira, 30 de maio de 2012

Veni Creator Spiritu em Jerusalém!

A qualidade da foto não é das melhores mas a qualidade do dia não poderia ter sido melhor: mais um ano celebrando Pentecostes em Jerusalém! Este ano o número de pessoas que a comunidade levou ultrapassou os cem e os dois sairam de Haifa rumo a cidade santa completamente lotados. Era 8:30 da mannhã e no caminho crianças, famílias inteiras e muitos jovens da Obra em Haifa e Nazaré partilharam, conversaram, ouviram as palavras de testemunho e orientação do Tennessee, que coordena o evento desde o primeiro ano em 2008. Foi um dia muito alegre, muito quente onde Deus tocou muitas pessoas liberando a presença do Espírito Santo nos corações. A pergunta continua valendo pelo desafio e troca de perspectiva: desde o batismo temos o Espírito de Deus mas será que Ele nos tem? Quanto mais Ele nos tiver e possuir - a palavra é forte mas é a mais precisa - mais viveremos a vida abundante que Jesus nos deu. Sem a plenitude do Espírito mediocridade, com o Espírito o frescor e a vivacidade concreta de Deus mesmo, de sua Palavra. E como Deus não tem medida quanto mais desejarmos, nos abrirmos, acolhermos, amarmos, mais Ele se dá e faz com que conheçamos o que o Amor, pois enfim, o Espírito Santo é o Amor de Deus derramado nos corações.

Após a saída de Haifa seguimos diretamente para a Casa Mãe dos Jesuítas em Jerusalém onde o Pe.David Neuhaus, Vigário Episcopal para os Católicos de língua hebraica, celebraria a Eucaristia para nós. Foi um grande dom, uma surpresa do Espírito Santo para nós, e mesmo um sinal profético de maior aproximação dele com a Comunidade Shalom. Muito em breve, pela graça de Deus, ele visitará Fortaleza... Na véspera, o padre que iria conosco, vindo do Líbano, telefonou dizendo que estava doente e impossibilitado de viajar. E foi na fé que ligamos para o Pe.David que caridosamente acolheu o pedido e celebrou para nós...em árabe! Ele realmente é um homem cheio de talentos e os coloca todos a serviço do Reino de Deus.

Na homilia ele falou sobre o dom do Espírito como o único capaz de construir a paz pois é fruto do sacrifício de Jesus que quebrou todas as barreiras de raças: somos todos a família de Deus, somos todos irmãos. Sendo ele judeu convertido sua palavra e testemunho causaram impacto ainda maior e foram cheios de significado concreto, espiritual. Além dele havia mais dois judeus católicos presentes celebrando a Eucaristia. Que grande graça de unidade em pleno dia de Pentecostes!

No fim da missa pedi para tirar a foto e Pe.David fez então uma observação muito interessante a respeito da Cruz do fundo da capela: vemos Jesus, vemos Maria, mas onde está João? João somos nós, somos o Corpo visível do Senhor, Corpo cheio do Espírito Santo e por isso podemos nos aproximar da Cruz e nos posicionar no nosso lugar. Que as pessoas reconheçam Jesus em nós e no amor que circula entre nós pois só por causa do Amor o mundo poderá crer e mais corações serão atraídos. Amém!

Shalom! Shalom para sempre!

Nenhum comentário: