sexta-feira, 25 de maio de 2012

Novas promessas, novo tempo

Dia 24 de maio, uma quinta-feira de sol, primavera em Israel, fim do tempo pascal às vésperas de Pentecostes, ontem, um dia comum, um dia especial. Especial porque fiz a renovação das minhas promessas como Comunidade de Aliança por mais um ano. Éramos três da CA e os outros demais da Comunidade de Vida. Todos bem arrumados e perfumados, no corpo e na alma depois de terem feito um dia de retiro pessoal, com suas cartas em mãos a serem depositas no altar na hora do ofertório, renovando o seu sim com alegria e liberdade, tendo em vista o sim definitivo.

A alegria se deu a nós de vários modos e um dos mais fortes foi a presença do Pe.João Paulo, padre Shalom e grande amigo da missão de Haifa, desde o tempo que a Comunidade foi fundada há dez anos e ele era ainda seminarista. Pe. João Paulo esteve em Roma para a celebração dos 30 anos e a seguir veio para cá para acompanhar um grupo de peregrinos e fazer umas outras coisinhas que eu não sei bem quais são. Talvez tenha vindo ver-nos, ver sua grande amiga Lorena, sua afilhadinha amada, a Silvinha e fazer formação pessoal de seus formandos Thiago e Tennessee que tem a graça de tê-lo ao vivo e em cores de tempos em tempos e não somente via skype, como acontece com a maioria absoluta dos missinários que tem formação pessoal via skype. 

Só sei que ele celebrou a Eucaristia para nós com toda a solenidade e simplicidade que somente um sacerdote santo e de oração sabe fazer, como quem conhece o mistério do qual participa e sabe comunica-lo aos presentes. A Palavra do dia não podia ter sido melhor escolhida para nós: o final da oração sacerdotal de Jesus, João 17, que fala da unidade e da comunhão do Pai e do Filho nas quais somos chamados a viver imersos e saciados, transbordantes, como almas esposas. Como disse a música de ação de graças que está em alta e na 'moda', são os dois abismos que se abraçam e se enlaçam num laço de amor eterno e harmonia sem fim. Me disse o Steven - um dos meus convidados - que a alegria e a amizade do Pe.João Paulo com Jesus é tão evidente que salta aos olhos, é contagiante... Bendito seja o Senhor!

Na homilia ele falou muito sobre o Amor de Deus e o nosso chamado a ser esse amor e a sermos esse amor como irmãos, como comunidade, como parte do corpo do Senhor. Não somos chamados a ser um bando de indivíduos que evangelizam e que por acaso moram na mesma casa e participam do mesmo carisma. Não. Evangelizamos pessoalmente mas também comunitariamente sendo corpo de irmãos que se ama e que luta para se amar mais e melhor. É luta mesmo pois nosso super-mega ego é poderoso e exigente mas a vida de Jesus em nós, ou melhor, a nosso verdadeira vida e identidade recebida em Jesus é capaz de fazer morrer o que não é vida, amor, comunhão... É o amor que atrai os corações, o amor genuíno, o amor de Deus que transborda de dentro de nós, da obra que o Espírito já operou em nós. 

Foi linda a missa, foi delicioso o almoço preparado todo pela Silvânia com exceção de um único prato que eu fiz como participação da CA - um prato de 'frango ao curry', uma das minhas únicas receitas que dá sempre certo - e a conversa ao redor da mesa durou um bom tempo. De convidados de fora estavam o Victor, namorado da Viviane, a Almayma que é da Obra, uma pessoa especialíssima, o Steven, meu amigo e a Lubna minha amiga e irmã do trabalho na Cúria que esteve com a Comunidade em Roma e voltou dos oito dias de convivência com a Comunidade mais shalom do que nunca. Na última hora o Eran foi chamado para um plantão e não pode vir... bendito seja o Senhor também por isso. Na verdade todos estes, cada um por um caminho muito interessante da parte de Deus, tem encontrado o carisma Shalom dentro de si como obra da Graça, como ação do Espírito como modo de viver o batismo e o amor a Jesus e o serviço ao Reino. É uma atração da alma não é tanto uma ação racionalizada. É chamado, é sopro suave, é imã, é desejo de Deus e identificação. O Steven nem é batizado mas já sente que o Shalom é a sua casa e será sempre, em qualquer parte do mundo. Que coisa mais linda é a força do amor de Deus e de um carisma do Espírito Santo!

Um tempo novo começa para todos nós que renovamos nossas promessas e para os que testemunharam esta renovação. E para mim um verdadeiro mimo pois não poderia seguir para Roma de modo mais feliz e mais seguro mesmo sofrendo um bocado com as despedidas e desapegos... mas isso eu conto outro dia.

Shalom! Sempre Shalom! Shalom para sempre!

Nenhum comentário: