sábado, 5 de maio de 2012

O Senhor ressuscitou e eu também :-)

Agradeço a quem me escreveu pedindo notícias no blog. Um mês amanhã faria, sem escrever, realmente é um hiato estranho para quem escrevia com bastantes frequência nestes quase quatro anos de missão. Circunstâncias fora do meu controle - fiquei em Haifa uma semana sem acesso ao computador - muito trabalho, dois cursos extras na missão, um recebido e outro dado e um mês inteiro doente. Primeiro erisipela, depois gripe que virou bronquite e novo quadro de erisipela sempre acompanhada de muito antibiótico o que deixa a gente bem depauperada, tendo que guardar forças para fazer o inadiável e que nos foi confiado fazer, como foi o retiro de semana santa para a Comunidade e a Obra e o semana passada cinco noites dando o curso És Precioso, que é um curso de cura interior. Graças a Deus tinha a tradução para o árabe feita pela Lorena todo o tempo pois enquanto ela falava eu tossia. Brincadeira. Exagero.Tossia sim mas não era tanto assim. Estou quase 100% que ninguém se preocupe. Agradeço o carinho e as orações. Não me sobrava energia para escrever apesar de ter muito assunto.

Também nesse tempo houve tantas surpresas dolorosas como a morte repentina de um irmão missionário carioca de origem, Reinaldi, de 32 anos que morava na Argélia, África, no dia 17 de abril... Que susto! Ele parecia muito preparado para a eternidade pois vivia com genuina alegria e transparência, com amor e oferta inteira a vocação recebida de Deus. Morreu de morte súbita, natural, e o resultado final da autópsia ainda não chegou. Foi sepultado no Rio, na festa do Bom Pastor e D.Orani profetizou que naquele dia a JMJ começava no Rio de Janeiro com a oferta total da vida daquele jovem como grão de trigo unido a Jesus que morre na terra e produz muitos frutos. Só o Senhor poderá revelar quantos frutos a vida deste jovem Shalom dará para a sua cidade natal e para a Humanidade, especialmente na terra islâmica de missão onde o Reinaldi viveu. Claro que há um luto mesclado de gratidão pela vida de um irmão doada até o fim, mas há também a pergunta forte: estarei também pronta ou me deixando preparar pelo Espírito Santo para ver o Senhor face a face? Estarei correspondendo ao seu amor sem fim?

A Páscoa desse ano foi belíssima e inesquecível mesmo eu não tendo tido condições de participar de todas as cerimônias da segunda Páscoa, a do rito melquita junto com os ortodoxos. A foto acima foi tirada no fim da vigília pascal no dia 7 de abril, no rito latino, na Pastoral Hebraica, sábado santo. Eu tinha cortado o cabelo e estava usando um vestido novo que a Angela tinha me dado no Brasil e eu guardei para uma ocasião especial. Houve o batismo de um judeu adulto convertido e foi uma emoção única. Este ao meu lado é o Eran um amigo especial.

Na mesma noite, Eran e Steven, ambos judeus. A belíssima notícia que tenho a dar é que o Steven que eu conheci estudando o hebraico no ULPAN ano passado, exatamente no tempo pascal, começou a ir à missa e a se interessar mais pela fé católica, pela Palavra de Deus, pela Eucaristia, e resolveu pedir o batismo depois desse ano de contato e amizade comigo e com os demais membros da Comunidade Hebraica e da Comunidade Shalom. Há meses comecei com ele e o Hai - o outro amigo vietnamita, esse pagão, filho do Comunismo - um seminário de vida no Espírito super adaptado e o resultado é que o clic da graça do Senhor, do seu amor irresistível aconteceu no coração do Steven e ele agora passou a ter aulas de catequese um pouco mais formais com o Pe.Roman para se preparar para o batismo. Ele não se cabe de tanta alegria. Semana passada o Tennessee deu a ele um tau e ele colocou a cruzinha no pescoço na mesma hora e agora anda orgulhosamente com sua cruz no peito. Me emociona vê-lo indo à missa cinco vezes por semana e agora também se ajoelhar na hora da consagração. Não tenho palavras para agradecer ao Senhor por me permitir ver essa graça e me sinto somente como o burrinho na festa do Domingo de Ramos. Ele estava no lugar certo, na hora certa para ser escolhido para levar Jesus e leva-lo às multidões, daí ter visto o que viu. Rezem pelo Steven. O seminário comigo acontecerá até às vésperas de Pentecostes depois eu sigo para a Itália e o resto Deus fará pois a Obra é toda dele.

A princesinha Silvia mais simpática e linda do que nunca, quase andando e falando umas poucas palavras, inclusive em árabe. Em vez de dizer não ela gosta de dizer lah, que é não em árabe. Quando eu fico em Haifa eu fico na casa deles e é uma alegria poder conviver com ela.

Essa é a belíssima imagem de S.José na igreja de S.José em Nazaré, construída em cima das ruinas da gruta onde as escavações e a arqueologia dizem ter sido a casa da família de Nazaré até Jesus começar sua vida pública. A imagem é belíssima e não há quem não se emocione e se ajoelhe para rezar pedindo a intercessão desse grande pai. E a ele que eu sempre peço intercessão por todos que se confiaram às minhas orações e é a ele que eu confio a providência em todos os aspectos para este tempo que viverei em Roma. San Giuseppe prega per me, prega per noi!

Eu estava prestes a desativar o blog mas como recebi dois emails pedindo que eu escrevesse resolvi escrever. Se você acessou esse post tem como deixar um comentário de uma linha nem que seja para eu ver se vale a pena continuar escrevendo ou não? Muito obrigada. Shalom! Sempre Shalom! 

Em breve escreverei novamente, vou tentar não sumir mais por tanto tempo. Shalom! Sempre Shalom e nesse tempo em que muitos irmãos fazem suas promessas definitivas, Shalom para sempre!

5 comentários:

Bruna Thalyta disse...

Elena, continue escrevendo!Isso me incentiva,pois estou vendo se tenho um tempo para escrever tbm!!Adoro!!!Shalom!!!

Natalia disse...

Não desativaaa!!! Tenho teu blog aqui nos meus favoritos e sempre fico clicando pra vê se tem posts novos... sou de fortaleza mas moro em sobral e e teu blog é um modo de saber como está o povo do shalom ai do outro lado do mundo! Sempre um prazer ler o que vc escreve e ver as fotos! =)

Leonor disse...

Continue escrevendo, pois o tempo apesar de nos levar, aqui é canal de evangelização para todos os povos . Creia num imenso de nosso sinal, os menores frascos fazem muita diferença e o Blog é este pequeno frasco que pode a qualquer momento chegar a um coração que desconhecido para nós, Deus nos utiliza.
Um beijo

Shalom ! Para sempre e até o fim.

Anônimo disse...

Querida Elena!Por favor não desative o blog.Foi através dele que o Senhor fez com que nos encontrássemos!Você não imagina como são ricas suas partilhas e já estou imaginando as partilhas sobre a Itália!Um grande Abraço!Valéria Morais

Anônimo disse...

Não desativa Elena!!!foi através do blog que nos 'conhecemos' mesmo que virtualmente e fico muito feliz em saber notícias suas e dos irmãos da missão.

Que bom que você está melhor.
Fica com Deus.
shalom!!!

Raiane
Petrolina-PE