segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professora que ama Teresa e Bob

Hoje é dia do professor e como sou professora nascida numa família marcada por essa virose crônica, felizmente sem cura, me lembrei com gratidão enorme dos alunos que tive e dos professores que tive pela vida afora. Alguns inesquecíveis, situações também memoráveis como aluna e como professora. Sempre senti uma alegria enorme e um orgulho genuíno quando era chamada de professora. Depois virei missionária mas como a doença não tem cura, volta e meia lá estou eu fazendo as vezes e sendo novamente professora.

Uma das facetas mais legais é o contato com as gerações mais novas e o desafio do relacionar-se, seja com os jovens, seja com as crianças. Acho que para um professor ser bom é saudável que ele sempre estude e sente do lado de lá da sala e faça trabalhos, perguntas, tenha tarefa de casa e observe o que faz e é um professor. E se lembre também como se prepara bem uma aula e se quer bem aos alunos, e isso sem romantismos mas com amor e competência... Só sei que é bom demais ser professora.

Não foi num contexto de sala de aula mas de troca com um jovem com idade de um sobrinho, que eu experimentei, mais uma vez, a riqueza que há entre as gerações e a amizade entre as gerações. Esse jovem faz uma experiência de um ano em Toulon, na França, num projeto que se chama 'Jovem em Missão'. E nós conversávamos sobre música e músicos cristãos e como às vezes precisamos deixar de ouvir certas músicas e optar por outras para que o coração realmente fique livre e conheça a força da Beleza... E assim o Gabriel me perguntou sobre o que eu ouvia quando tinha a idade dele (que tem 23 anos) e, de repente, minha memória deu um salto no tempo e eu me lembrei do Bob Dylan e da fase que ele conheceu Jesus e o aceitou como Salvador do mundo, como Filho de Deus.

Do Bob Dylan o Gabriel já tinha ouvido falar mas que ele cria e amava Jesus isso era novidade. Contei-lhe o que sabia: me parece que depois dessa fase cristã Bob Dylan voltou-se para suas raízes judaicas e abraçou o Judaismo. 'Que ele ame e sirva o Deus de Abraão, Isaac e Jacó e no seu coração ame a Jesus Cristo, do resto cuida Deus', disse eu, enquanto corríamos para a Internet e, no YouTube, encontramos a letra e o link de uma das canções mais legais do Bob Dylan dessa fase de conversão cristã que se chama 'Gotta serve somebody' (Tem que servir alguém) e está no álbum (não era CD ainda!) de 1979 chamado 'Slow Train Coming'. É claro que o Gabriel achou o máximo e eu me senti mais uma vez na idade dele, impactada com a descoberta de que um ídolo da música também amava Jesus. 

Partilho então o link no YouTube e a letra da música porque o que ele disse é a mais pura verdade: queiramos ou não em primeira ou última análise a gente serve a alguém, e esse alguém ou é o diabo ou a Deus. A opção só nós podemos fazer.

E onde entra Teresa de Jesus, a Santa Madre como chamam os carmelitas, baluarte da vocação Shalom, nessa história toda? É que Teresa é mestra, doutora, modelo de vida e de profunda liberdade e realização de vida. Ela era livre e servia a Deus com toda a alma e coração, com toda força, inteligência, vontade e sentimentos, como mulher, e se servia de todos os meios para que Jesus, Sua Majestade, fosse amado, conhecido, adorado... E não é esse também o meu desejo e de tantos artistas, no Shalom e no mundo inteiro?

Teresa também me encanta porque ela buscou, buscou, buscou até ser encontrada pelo Amor aos 47 anos (ela entrou no convento aos 16!) e começar de fato um caminho de amor sem volta. E ela serviu e amou a quem merece ser amado em primeiro lugar: a Deus Nosso Senhor!  

https://www.youtube.com/watch?v=dIsHsq27rhU 

"Gotta Serve Somebody"


You may be an ambassador to England or France

You may like to gamble, you might like to dance
You may be the heavyweight champion of the world
You may be a socialite with a long string of pearls.

But you're gonna have to serve somebody, yes indeed

You're gonna have to serve somebody,
It may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody.

Might be a rock'n' roll adict prancing on the stage

Might have money and drugs at your commands, women in a cage
You may be a business man or some high degree thief
They may call you Doctor or they may call you Chief.

But you're gonna have to serve somebody, yes indeed

You're gonna have to serve somebody,
Well, it may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody.

You may be a state trooper, you might be an young turk

You may be the head of some big TV network
You may be rich or poor, you may be blind or lame
You may be living in another country under another name.

But you're gonna have to serve somebody, yes

You're gonna have to serve somebody,
Well, it may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody.

You may be a construction worker working on a home

You may be living in a mansion or you might live in a dome
You might own guns and you might even own tanks
You might be somebody's landlord you might even own banks.

But you're gonna have to serve somebody, yes

You're gonna have to serve somebody,
Well, it may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody.

You may be a preacher with your spiritual pride

You may be a city councilman taking bribes on the side
You may be working in a barbershop, you may know how to cut hair
You may be somebody's mistress, may be somebody's heir.

But you're gonna have to serve somebody, yes

You're gonna have to serve somebody,
Well, it may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody.

Might like to wear cotton, might like to wear silk

Might like to drink whiskey, might like to drink milk
You might like to eat caviar, you might like to eat bread
You may be sleeping on the floor, sleeping in a king-sized bed.

But you're gonna have to serve somebody, yes indeed

You're gonna have to serve somebody,
It may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody.

You may call me Terry, you may call me Jimmy

You may call me Bobby, you may call me Zimmy
You may call me R.J., you may call me Ray
You may call me anything but no matter what you say.

You're gonna have to serve somebody, yes indeed

You're gonna have to serve somebody,
Well, it may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody.

Nenhum comentário: