sábado, 6 de outubro de 2012

As perguntas de Francisco

Não tive tempo de escrever ontem como pretendia mas como minha mãe gosta de dizer: no Céu não tem calendário, quem disse que só pode falar de S.Francesco, o Chico e Assis, no dia 4 de outubro? Para mim uma incansável fonte de inspiração é a lembrança corajosa desse santo que passou anos da vida rezando com duas perguntas: Senhor, quem és Tu e quem sou eu? Em linguagem bíblica é o mesmo pedido do povo de Israel: mostra-nos a tua Face, Senhor! É a tua Face que nós buscamos. E Jesus nos disse, prometeu: eu conheço as minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem a mim. Esse pedido orante de Francisco é uma bela oração a ser imitada para quem de fato quer conhecer-se segundo os olhos de Deus. Engraçado que S.Teresinha, festejada no dia 1 também rezava e dizia da sua busca: eu sou o que Deus pensa de mim. E como é que a gente descobre a resposta? Que desafio...
Por estes dias, no entanto tive um clic através de uma homilia muito ungida feita pelo Pe.João Wilkes ao comentar o evangelho do dia onde Jesus pergunta: e vós quem dizeis que eu sou? Jesus inverte a pergunta! Ele também quer ouvir de cada um de seus amigos quem nós somos para Ele. O padre explicava que Jesus tinha três níveis de percepção de si: aquela que o Pai lhe dava em oração, aquela que os amigos, discípulos mais próximos lhe comunicavam e aquela mais genérica, do povão. Que nós também devíamos aprender com Jesus a buscar esse auto-conhecimento gerado pelos nossos níveis de relacionamento, banindo todo medo da fraternidade e fazendo da resposta de Deus a única resposta absoluta. E esta é absoluta porque é a única que tem amor sem medidas. E posso dizer por mim: preciso tanto conhecer esse amor que é a própria medida da humanidade, a própria medida de mim... Esse amor de Jesus que não cansa e não se cansa.
Francisco, um dos santos mais encantadores de toda história, o Poverello que foi tão amado e queria aprender a amar e por isso pedia para crescer nesse conhecimento de Jesus... Assim passei o dia de ontem, fazendo minhas as palavras do santo que tanto influenciou o carisma shalom, no amor esponsal, no desejo de minoridade, na atitude sincera e contínua de louvor e também na sede de um auto-conhecimento libertador e gerador de vida.
Salto de Francisco para divulgar uma entrevista que achei importante, publicada no Zenit que mostra mais e mais a importância de lutarmos e aderirmos à luta pela vida - onde há vida Deus está! - e a denúncia de toda manipulação de dados para justificar o injustificável: a aprovação legal do aborto no nosso país. Vivamos e nos empenhemos para não haja mais nenhuma morte de bebês e também de mães. Que não haja mentiras. Pelos frutos os conhecereis, as sementes da verdade e da vida precisam prevalecer, é uma luta sem tréguas.
E se comprometer com a vida do outro, de qualquer outro, também dos bebês nos ventres de suas mães e cuidar das próprias mães é evangelizar. Evangelizar é uma obra completa que vai do primeiro anúncio à vida plena em Jesus Cristo, na sua Palavra, em todas as dimensões da vida. Não é uma ideologia, um bando de conceitos e pensamentos meramente humanos, regidos pela subjetividade mais em voga. Evangelizar e ser evangelizado é ser e viver aquilo que Deus pensa e sonhou para mim e para todas as pessoas. Tem uma dimensão pessoal de consequências socias. Tem um começo e muitos recomeços, tem sempre a pergunta: quem sou eu, que Tu queres de mim, como faço para melhor conhecer teu Coração? e só terá fim na hora que voltamos para casa, na eternidade, onde não mais haverá perguntas, só respostas..
Norma Técnica ministerial pode legalizar o aborto no Brasil?
Entrevista com Dra. Renata Gusson
Por Thácio Siqueira
SAO PAULO, segunda-feira, 01 de outubro de 2012 (ZENIT.org) – Publicamos a seguir uma entrevista que a Dra. Renata Gusson, bioquímica e mestre em ciências, concedeu a ZENIT sobre o tema do aborto no Brasil.

Dra. Renata Gusson é Farmacêutica-Bioquímica, especialista em Biologia Molecular e mestre em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

ZENIT: Dra. Renata, explique-nos como uma Norma Técnica ministerial pode legalizar o aborto no Brasil uma vez que a população é majoritariamente contrária ao aborto?
Dra. Renata: é realmente de pasmar qualquer cidadão que vive em uma democracia, não é mesmo? O assunto não é simples, e quem considera o aborto apenas um “problema de saúde pública” não tem a menor ideia das implicações realmente profundas que ele tem na geopolítica. Como é um tema complexo, eu não poderia em poucas linhas apresentar de forma adequada sua gravidade. Sugiro a leitura do documento “Maio de 2012, a nova estratégia mundial da Cultura da Morte”, publicado recentemente pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul-1 da CNBB. Entretanto, para não deixar o leitor sem uma resposta, eu posso adiantar que, devido à altíssima resistência à legalização do aborto verificada na América Latina, criou-se uma nova estratégia para vencer esse obstáculo. Trata-se de normatizar que, a fim de garantir uma política que vise “reduzir os danos” de um aborto clandestino mal-provocado, o Sistema de Saúde brasileiro deve passar a acolher e orientar as mulheres que desejam abortar. A essa mulher seria explicado como tomar um medicamento abortivo e, tão logo começasse o processo de expulsão da criança, ela se dirigisse a um hospital que seria obrigado a recebê-la de forma “humanizada” e completar o procedimento. Seria proibido ao médico denunciar um caso de aborto provocado. É justamente isso que, na prática, se traduz como uma legalização do aborto. Os idealizadores de tal estratégia afirmam que é preciso burlar a lei para modificar a lei. Portanto, uma vez que essa política tenha sido implantada e largamente difundida, ficará muito mais fácil promover mudanças na legislação. É uma manobra astuta.

ZENIT: Dados divulgados por organizações pró-aborto afirmam que anualmente são feitos no Brasil mais de um milhão de abortos e que 200.000 mil mulheres morrem todos os anos devido a abortos clandestinos.
Dra. Renata: Eu costumo dizer que quem advoga pela morte dos inocentes já perdeu faz tempo o compromisso com a verdade. Esses dados realmente são difundidos a plenos pulmões por organizações pró-aborto. O que dizer deles? Dizer a verdade: são falsos. E não sou eu, que sou contrária à legalização do aborto que digo isso. São os próprios abortistas e o próprio Sistema Único de Saúde que assim afirmam. Para citar um exemplo: em 2010, a “Pesquisa Nacional do Aborto” realizada pela Universidade de Brasília em parceria com a ANIS (uma ONG pró-aborto), mostrou que de cada 2 mulheres que cometem aborto, uma acaba sendo internada. Dados do SUS revelam que, no mesmo ano, foram realizadas cerca de 200.000 curetagens devidas a abortos (tanto provocados como espontâneos). Médicos que trabalham em emergências obstétricas de hospitais públicos em todo o Brasil afirmam que cerca de, no máximo, 20-25% das curetagens são devidas a abortos provocados. A grande maioria é por abortos espontâneos. Vamos então raciocinar: se anualmente são feitas 200.000 curetagens e dessas, no máximo, 25% são devidas a abortos provocados, chegamos a um número de 50.000 abortos provocados. Se a pesquisa da UnB afirma que de cada 2 mulheres que abortam uma acaba recorrendo ao serviço de saúde, temos que são realizados, de fato, cerca de 100.000 abortos anualmente no Brasil. Esse número representa então, apenas 10% dos tão propalados um milhão de abortos no Brasil. Mas essa é uma estratégia já há muito conhecida: é preciso inflacionar a realidade para chocar a opinião pública. Outra inverdade contada para nós: o número de mortes maternas por aborto. O DataSus revela que no ano de 2011 ocorreram  95 mortes maternas devido a abortos (novamente aqui, tanto abortos espontâneos quanto provocados). Então, só nos resta perguntar: o que ocorreu com as mais de 199.900 mulheres que os abortistas afirmam terem morrido em decorrência de abortos mal-provocados? Elas simplesmente despareceram? Mentiras e mais mentiras. Isso é tudo o que os abortistas contam para nós.

ZENIT: Realmente, são informações importantes para o conhecimento da população.  Deixe uma mensagem para os leitores de Zenit.
Dra. Renata: Eu quero dizer que não podemos cair na mentira de aceitar o aborto como algo inevitável; como se fosse uma realidade que veio para ficar e contra a qual nada ou muito pouco podemos fazer. Muitíssimo pelo contrário. Ficou evidente no que acima foi dito, que os abortistas contrariam o bom senso, a verdade, a boa-fé. O avanço da agenda abortista só é possível se nós não fizermos absolutamente nada em contrário. Basta um pouquinho de atuação para que as coisas sigam o rumo certo. A verdade carrega uma força em si mesma. Quando você mostra para uma pessoa o que é o aborto e ela apreende a maldade do ato, nunca mais ela cairá na mentira de aceitar o aborto como, por exemplo, um direito da mulher. Então, eu sugiro aos leitores que divulguem para seus contatos vídeos sobre o aborto, como por exemplo, o “grito silencioso”, produzido por um médico ex-abortista norte-americano. É preciso fazer as pessoas verem sobre o que se trata o aborto: a morte dos inocentes mais indefesos. Outra importante iniciativa é contactar o seu representante político e cobrar dele uma atuação pró-vida com o poder que o seu voto deu a ele. Estamos em uma luta real. Não podemos nos deixar anestesiar ou fazer de conta que não existe problema algum. Para vencer uma batalha, a primeira coisa a fazer, é tomar consciência que não se vive tempos de paz. O nosso tempo, apesar de não se caracterizar por uma luta armada entre exércitos inimigos, caracteriza-se sim por uma luta velada contra os inocentes. O volume de sangue derramado pelo aborto já ultrapassou e muito qualquer outra guerra existente. Eu ousaria dizer que já ultrapassou, inclusive, o volume total de sangue derramado por todas as guerras já existentes. De que lado vamos lutar?

Um comentário:

brecho da cacau disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.