domingo, 31 de agosto de 2008

Copa Shalom de Futebol - parte II



Tem mais histórias interessantes ligados a esta I Copa Católica de Futebol Shalom que mostra como o nosso Deus é incrível e quando chega a hora dele agir, Ele não se faz de rogado. Esta Copa é fruto de seis anos de vida missionária muito cheia de desafios entre os quais o mês de guerra em 2006, entre Israel e Líbano, com direito a bombardeio em Haifa, toque de recolher e medo e insegurança. Também, a missão de Haifa sofreu muito neste processo gradativo de inculturação, que inclui a difícil língua árabe. Para a cultura árabe é muito estranha a presença de leigos missionários, leigos celibatários e ainda morando juntos! Ou seja, os primeiros que enfrentaram todos estes desafios, com humildade e paciência, que podem colher hoje a abertura do Centro de Evangelização e uma Copa de Futebol entre jovens árabes muçulmanos e árabes cristãos, plantaram muitas sementes que hoje dão seus primeiros frutos. Eles fizeram, por exemplo, todo tipo de serviço para o bispo anterior que era, literalmente, o de limpar e cozinhar, morando na Cúria, em situação muito delicada de transição na diocese, marcando presença discreta nas missas da Catedral melquita, plantando muitas sementes escondidas de dor e de amor, de muita oração e outro tanto de sacrifícios de louvor.
Mas voltando ao assunto da Copa, houve algumas outras intervenções de Deus que eu faço questão de relatar sem exagerar um ponto sequer, para dar glória ao Nome do Senhor, que é todo bondade, e que realmente tem o coração de todos os homens em suas mãos. Que esta leitura edifique a fé de quem acessar este blog, e faça arder no coração o desejo de continuar dando testemunho com a própria vida e com as palavras sobre a alegria de se conhecer Jesus Cristo, Príncipe da Paz e Senhor da História.


Na véspera da Copa, o Tennessee que fala bem o árabe, se reuniu com todos os dirigentes dos times de futebol que tinham se inscrito para combinarem os detalhes e explicar qual era o objetivo da Copa. Se inscreveram 5 times muçulmanos (como se fossem as equipes de base dos times oficiais daqui, como se faz no Brasil também com o Flamengo, o São Paulo ou o Fortaleza, por exemplo), e dois times de cristãos saídos dos colégios. Ele falou sobre as regras, horários, valor do esporte, etc, mas principalmente quis explicar para os dirigentes sobre este símbolo acima, criado para a Copa que era cristã, e que tem sua origem num dos Escritos da Vocação Shalom, que fala sobre a pobreza. Nele o Moysés, fundador da Comunidade fala da alegria de ser o feliz terceiro, colocando sempre Deus em primeiro lugar e o irmão em segundo. No desenho o círculo Azul é Deus, sempre no centro de todas as coisas, a Cruz é o símbolo de Salvação, o traço azul maior é o irmão e o traço verde é cada um que quer servir. Em árabe está escrito I Copa Católica Shalom de Futebol.


Os dirigentes acharam o máximo essa coisa de Deus estar no centro e depois da entrega dos prêmios convidaram o Tennessee para ir até a sede dos seus times, território muçulmano, agora em setembro, para falar sobre este assunto: colocar Deus no centro, pois isso é muito importante! Na tarde da tal explicação, quando finalizou, todos os dirigentes foram convidados a abaixarem a cabeça e silenciosamente fazerem um oração ao seu Deus e aí o Tennessee explicou que os cristãos fariam o sinal da Cruz pois era o símbolo de nossa Salvação. Todos concordaram com o maior respeito. Só quem mora aqui e conhece os ataques que os muçulmanos druzi, disfarçadamente apoiados pelos israelenses, já fizeram às igrejas e comunidades cristãs nas vilas de minoria árabe cristã, como aconteceu por exemplo em 2005 na vila de...depois eu confirmo o nome, cujo padre era o Abuna Maher, que trabalha na sala vizinha a minha, sabe o que representa esta abertura milagrosa a um testemunho cristão em 'campo inimigo'.
Deus é bom! Ele é sempre bom e há muitas pessoas boas também entre os árabes muçulmanos, não se pode ter o coração fechado nem vê-los como 'inimigos' em potencial, mesmo se sendo realista. Eu recebi dois comentários muito carinhosos vindos de pessoas de fora do Shalom, dando apoio e se alegrando com esta ação evangelizadora, que repassei imediatamente aos irmãos daqui que ficaram muito gratos e pediram ao menos uma ave-maria para que esta ação de evangelização e muitas outras surjam a partir desta.
Uma já se tem certeza: é que seguramente haverá uma II Copa, já agendada para 2009. A outra é que um time de jovens com mais de 20 anos quis se inscrever para participar. Como estes jovens são mais 'barra pesada', alguns já metidos com drogas, achou-se por bem não se misturar com os jovenzinhos desta etapa, mas para não perder a chance de fazer laços com esses mais velhos vai haver uma atividade com eles até o fim do ano ligada ao futebol e, enquanto se prepara, se reza também para que seja sempre a graça de Deus a ir a frente, abrindo todas as portas, mostrando seu poder e sua bondade, alcançando e preparando os corações, como Ele fez até agora.
E dia a dia a gente vai vendo a primazia da graça de Deus atuar em nós e através de nós, que somos pobres vazos de argila, que carregamos no coração a pérola preciosa e o maior de todos os tesouros: a presença de Jesus, o Shalom de Deus para todos os homens.

Nenhum comentário: