sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dinossauros Urbanos e Assembléia









Não são lindos? Só me fazem lembrar do Lucca, meu sobrinho, que quando pequenino adorava dinossauros! Agora, nas vésperas de fazer 12 anos, não sei se tem ainda o mesmo interesse mas eu não ponho a minha mão no fogo... Se ele visse estas esculturas modernas espalhadas em toda a cidade de Haifa, pelo verão, ia achar o máximo, assim como eu! Se notarem bem, em cada dinossauro há uma pintura-tema, por isso tentei tirar a foto por inteiro e depois um close.
Estes estão ao redor da rotatória em frente ao grande parque Bah'Rai, quase ao lado da Cúria. Na hora que tirei minha câmera da bolsa, uns turistas meio gaiatos que estavam na minha frente subiram num dos dinossauros e fizeram pose para as câmeras. Eu só não fiz o mesmo porque estava em cima da hora para o trabalho e não tinha companhia, mas deixa chegar semana que vem que vou dar um jeito de subir em um. Vou pedir ajuda ao meu amigo Adib!
Daqui a pouco vou para Belém e Jerusalém de carona com os amigos da Canção Nova que vieram a Isefiya filmar o trabalho do Shalom no asilo. Este trabalho dá um perfil todo único e pouco convencional à experiência carismática missionária das Novas Comundades que, na maioria das vezes, se liga às paróquias, à evangelização explícita através dos grupos de oração e trabalhos com a juventude, mas raramente com outras atividades de promoção humana. Mas talvez seja essa uma das características mais marcantes da Comunidade Shalom e do Carisma como tal: servir aonde é chamado - e só se abre missão se houver convite oficial por parte do bispo, a comunidade não se oferece e se impõe a nenhuma diocese - e ela aceita trabalhar naquilo que for necessário, mesmo que isso represente um grande aprendizado e sacrifício para quem esteja na missão.
É o caso deste asilo ou do orfanato imenso no norte do país, se não me engano na Ilha de Marajó, que estão sob a responsabilidade da Comunidade. Ou seja, o desafio é ser Shalom e levar o Shalom do Pai em qualquer realidade humana. Espero que a reportagem seja feliz e consiga captar esta realidade de serviço, de qualquer serviço, como fruto do amor esponsal, núcleo da Vocação.
Quanto à minha viagem, é isso mesmo: vou aproveitar que a Providência Divina me proporcionou esta carona e hospedagem com os irmãos da Canção Nova, que moram em Belém e trabalham em Jerusalém, para conhecer estes lugares santos. Volto só no domingo e estou 'excited about it'! Tenho só o dinheiro da passagem de volta que S.José me providenciou de presente, mas só de poder visitar esses lugares, considero meu verdadeiro presente de aniversário. Vai ser um exercício esta pobreza e não poder comprar nem uma lembrancinha, um pequeno sacrifício a ser ofertado neste novo tempo que Deus me dá a viver, mas também isso se aprende. Ainda estamos em conversação para ver se a Cúria poderá fazer nenhum repasse financeiro para mim, mas pelo menos por enquanto, tudo bem, de verdade. A casa paga meu transporte e já me dá um repasse para meu shampoo e desodorante, e umas bobagens mas eu gastei tudo o que tinha juntado nestes dois meses para mandar umas lembrancinhas para o Brasil através da Lorena que viajou para Fortaleza dia 19. Fiz estas opções e agora estou lisa. Mas beleza! Só de ter podido enviar estes presentinhos para os meus sobrinhos, para alguns diletos irmãos e amigas, já me deixou feliz.
Nas cidades santas prometo rezar por todas as intenções dos amigos, da família, e de quem eu conseguir me lembrar. Muito e principalmente pela Assembléia Geral da Comunidade Shalom que começa hoje para a maior glória do Senhor e para a nossa salvação.
O bom é saber que o olhar do Senhor cobre o Céu e a Terra e que a sua misericórdia é eterna!

Nenhum comentário: