segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Os padres nossos irmãos


Será que alguém resisitiria a um olhar bondoso e alegre como este do senhor ao lado? Pois é, das fotos que tenho em meus arquivos escolhi esta, do padre Geraldo (Alan Gerard) Fineran, jesuíta americano da diocese de New Orleans, que veio para o Brasil junto com o Pe. Eduardo Dougherty e com o também famoso pe. Haroldo Rahm, e que há mais de 40 anos é missionário no Brasil. Hoje, aposentado, prega os exercícios espirituais de S.Inácio em Indaiatuba, no interior de SP, na muito conhecida casa de Itaici. Esta foto foi tirada em julho de 2006, numa noite gelada quando saímos ele, eu e Janice para comermos uma pizza com uma boa taça de vinho.
Quanto bem este sacerdote fez ao meu coração e à minha vida, ajudando-me inclusive a discernir a respeito do meu retorno à Fortaleza, para recomeçar um caminho de aproximação da vocação Shalom, quando terminei o tratamento do CA de mama. Quantas vezes me escutou e me ministrou o sacramento do perdão dos pecados, me jogando novamente livre e sem culpa para o mar da misericórdia do coração do Pai! Quantas vezes, na sabedoria dos seus quase 90 anos, me descomplicou os pensamentos e os medos e me apontou a verdade e a simplicidade da vida, do evangelho, da alegria de viver e amar! Dele aprendi as célebres interjeições diante das dificuldades e dos imprevistos e pequenas chateações do cotidiano: Paciência! Agradeça! Ou ainda a primeira máxima dos exercícios espirituais que mesmo eu não sabendo ipsis literis, sei a idéia: fomos criados para amar, louvar e servir ao Criador, dando-lhe glória por todas as coisas! E quantas e quantas vezes, na convivência do tempo que moramos na mesma cidade, ouvi-o suspirar e repetir o nome de Jesus (Gesú! não sei porque mas ele sempre fala assim, em italiano!) como que acompanhando as batidas do seu coração.
Não quero que esta lembrança saudosa e cheia de gratidão pareça um adeus póstumo, como se ele tivesse morrido. Não. Ele está cansado e idoso, sem dúvida, mas sua alma e sua mente são bem joviais. Na pessoa do padre Geraldo quero agradecer ao Senhor por todos os sacerdotes católicos que existem no mundo (mais de 4 mil), por todos os que já passaram em minha vida e foram e são instrumentos do seu amor. Uns brasileiros, outros estrangeiros, uns europeus, outros latinos. Uns diocesanos, outros religiosos. O por quê da lembrança? É porque ontem no domingo, dia 4, festa de S.João Maria Vianney, a Igreja Católica de rito latino celebrou em ação de graças pelos sacerdotes do mundo inteiro. À noite, assistindo pela TV Canção Nova as bodas de ouro sacerdotais de D.Cláudio Hummes, celebradas na Catedral da Sé em S. Paulo, pudemos ouvi-lo falar do seu amor, zelo e oração pelos sacerdotes, especialmente porque agora ele é responsável pelo clero do mundo inteiro no Vaticano. E foi ele quem publicamente agradeceu e testemunhou a santidade dos sacerdotes em todos os continentes, que doam e consomem suas vidas por amor a Jesus, ao Reino de Deus e à Humanidade. Disse que deveríamos exaltar os 98% de santos e corajosos homens que se opõem aos 2% que, infelizmente, têm feito grandes estragos à imagem do que seja o chamado e a vivência da vida sacerdotal. Os escândalos são dolorosos e dignos de serem reparados. Nada os justifica. Devemos cobrir a miséria pública de nossos irmãos, porém, com a mesma misericórdia, perdão e compreensão que gostaríamos de ser tratados se nossas fraquezas mais humilhantes fossem tornadas públicas.
Penso que as fraquezas dos sacerdotes, de alguns, não podem se tornar uma desculpa para nós fugirmos do sacramento da confissão e muito menos de fazer diminuir nosso amor, amizade, respeito e apoio aos sacerdotes e seminaristas. Se nós abrirmos nossas casas e famílias a eles, e os tratarmos como irmãos e amigos, não os deixando sós, sendo consolo e apoio em Deus, muitas das tristezas e escândalos seriam evitados.
E se você nunca fez a experiência, procure o padre Geraldo, o padre Marcos, o padre Leonardo, o padre Almeida, o padre Elias, o padre Luiz Fernando, o padre Günter, o padre Antoine, o padre Antonio, o padre Linhares, o padre Leonel, o padre João, o padre... e encontre a ternura, a bondade a força ressuscitante de Jesus. Mas isso não é pra gente covarde e muito menos para quem todas as respostas, é só e somente só para quem se sabe pecador, necessitado de misericórdia.

Um comentário:

Anônimo disse...

ÔI, ENA! OBRIGADA PELA MEDITAÇÃOSOBRE O SACERDOTE. EM MINHA VIDA TAMBÉM O SENHOR COLOCOU VÁRIOS PADRES, QUE ME AJUDARAM A SEGUI-LO E A CHEGAR MAIS PERTO D'ELE, GRAÇAS A DEUS! NO SITE DA CNBB TEM UMA "CARTA AO PADRE" ESCRITA POR UM BISPO DO SUL (ESQUECI O NOME DELE), QUE VALE A PENA LER. COPIEI E DEI PARA O NOSSO PÁROCO HOJE, MAS JÁ APAGUEI...
AQUI TUDO BEM, GRAÇAS A DEUS. O PESSOAL DA RÁDIO VEM HOJE AQUI PARA INSTALAR UM TELEFONE QUE ME PERMITA FALAR NA RÁDIO DIRETAMENTE. QUEREM QUE EU PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO NOVAMENTE... NÃO SEI SE AINDA ESTOU 'EM FORMA', MAS "DUE PROVERÁ"!
COM CARINHO SUA TRINITY