quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Vem Espírito Santo!

Só uma breve partilha já que hoje na Palestina, em Israel, é feriado religioso para os cristãos. Como trabalho na Cúria, dormi até mais tarde, tivemos missa no horário de domingo, às 10:30h e pude rezar mais longamente. Também o almoço foi mais especial com os melhores pratos. Passei o dia bastante pensativa por causa do mistério tão maior do que a minha cabeça pode entender. Fiquei pensando no profeta Elias que viveu aqui nesta região do Monte Carmelo onde eu estou... os personagens, os lugares que a gente le na Bíblia deixam de ser só personagens e tornam-se mais humanos e concretos quando a gente passa a ver e a tocar os lugares onde eles de fato estiveram.
Também me chamou demais a atenção na leitura oracional deste texto da Transfiguração feita nos quatro evangelhos, um detalhe que só a Bíblia de Jerusalém traz: em Mateus ela vai dizer que Jesus foi transfigurado, numa ação do Espírito Santo sobre Ele. Outro detalhe importante é que quando descreve os apóstolos cheios de medo e estupor, fala deles serem cobertos por uma nuvem, pela sombra do Altíssimo, que imediatamente remonta à Anunciação de S.Gabriel à Nossa Senhora, ou seja, obra do Espírito Santo. Não há vida espiritual possível sem a presença, o anúncio, a sombra e a ação do Espírito do Senhor. Só Ele nos leva ao deserto e nos faz novos em Jesus.
PS - Li na Internet que hoje completa 30 anos que o Papa Paulo VI morreu, bem na festa da Transfiguração. Ele que teve o dever de corajosamente fazer o Concílio Vaticano II ser encarnado na Igreja, não com poucas dores e oposições, que iniciou abertamente o diálogo ecumênico e defendeu a vida e a sexualidade humana na 'Humanae Vitae', contra tudo e todos e que, enfim, plantou sementes incontáveis de santidade que viriam a desabrochar em toda a sua formosura e intensidade no pontificado de João Paulo II. Bendito seja o Senhor por este tão santo e discreto Papa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enita,
que beleza. Essas palavras de hoje!

Hoje tb fui à missa, nas festividades de centenário da igreja de Copacabana. Dom Ediney, auxiliar, pregou tão bonito sobre Nossa Senhora.

Fiquei muito feliz, e louvando a Deus por nós termos tido uma história fecunda a partir daquela paróquia. Quantos, inúmeros, encontraram Jesus mais de perto, por obra do Espírito Santo.

Bjs