segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fotos da última Viagem

No alto do Monte Carmelo os missionários das três casas se reuniram para ouvir o Gregório Vivaldelli falar sobre o zelo e a radicalidade de amor do profeta Elias, que viveu sobre estas mesmas montanhas.

Gregório, Lorena e Hanna nosso amigo de Caná, ao lado de uma talha de pedra encontrada nas escavações de uma casa de dois mil anos atrás, semelhante àquela que Jesus mandou encher de água e que transformou em vinho, o melhor dos vinhos, pela intercessão de Nossa Senhora, numa festa de casamento.

Parece pose mas não é. Esta é a estrela onde a Tradição diz que foi colocada a manjedoura onde repousava Jesus no dia de seu nascimento, em Belém.
As 14 pontas da estrela representam as gerações até o nascimento do Messias.
Deus foi tão bom que a basílica estava completamente vazia e nós pudemos rezar longa e silenciosamente sem sermos interrompidos. Mimos de Deus. Como éramos três, cada um acabou tirando foto um do outro.

Na porta do Santo Sepulcro, em Jerusalém, com o rosto murcho de tanto chorar e me emocionar. Se da primeira vez que estive aí havia mais de 300 pessoas na fila, neste fim de manhã, extraordinariamente, ficamos os três sozinhos, novamente, rezando, chorando, silenciosos, intercedendo, adorando o mistério acontecido neste lugar: a morte e a ressurreição do Senhor. Até tirar foto tiramos, coisa que os ortodoxos costumam proibir, eles que têm a custódia do local santo. Mas neste dia, parece que nem nos viram lá dentro: ficamos o tempo que quisemos, por mais de 15 minutos, sem que chegasse um turista sequer. Bendito seja a bondade do Senhor! E se você é meu amigo, parente, sobrinho, afilhado, irmão ou me pediu oração, pode ter certeza que nesta hora eu me lembrei de você!

Os três peregrinos no Monte das Oliveiras, tendo Jerusalém às costas. Somos eu, Gregorio Vivaldelli e Pe.Pedro, brasileiro do interior de SP, muito amigo da Canção Nova e da Comunidade Shalom, que fez uma parada na escritura de sua dissertação de final de curso de teologia, e nos ciceronou por Jerusalém com uma competência, simpatia e generosidade inigualáveis. Valeu!


Tenho ainda muitas coisas e descobertas a partilhar sobre a Palavra de Deus nestes dias de retiro, passeio e peregrinação, mas preferi hoje postar umas fotos que matam um pouco da saudade e naõ deixam de ser um presente de Happy Valentines Day!


Shalom!

Nenhum comentário: