domingo, 22 de fevereiro de 2009

Fotos e Festas - Carnaval 2009

A gente trabalha muito nesta vida missionária, mas como não festejar um Carnaval à fantasia? Precisávamos saber onde... Qual o nome do nosso clube predileto, onde temos cadeira cativa a carteirinha de sócios-vitalícios? Obviamente que é no Muhrakah, lá com os Carmelitas. Eles são nossos amigos, confessores e topam qualquer parada. Tudo começou porque o Pe.Alberto ganhou uma garrafa de cachaça (só podia ser a cearense Ypióca!) e queria que a gente lhe ensinasse como se faz caipirinha. Claro que foi a 'mamãe' aqui, sei lá porque, a mais com cara de (ex)pinguça, (só rindo), que foi escolhida para tal missão. Mas tomar caipirinha tem que ter um motivo, uma festa: nos lembramos do Carnaval e como sexta-feira, na dinâmica comunitária é sempre dia de lazer, como diria a minha mãe: juntou a fome com a vontade de comer. Resolvemos fazer um jantar bem simples, lá com eles e, aproveitando que era sexta-feria de Carnaval, fazer uma festa à fantasia. A caipirinha ficou fraquinha, mais ou menos porque faltavam os apetrechos para bem prepara-la, mas o Pe.Alberto, eu e o Bachir, que é funcionário da casa que também participou junto com a esposa e o filho pequeno, vestido de Super-Homem, apreciamos bastante o drink, com toda a moderação devida.
Os fantasiados abaixo são: Pe.Alberto de carta de baralho, Rei de Ouros, o pequeno Super-Homem, e atrás o Leandro de druso, com um fraldão e uma touca branca típicos da indumentária, muito engraçado. A seguir o Bachir de bruxo, o Pe. Bonaventure fantasiado daquele personagem do Senhor do Anéis que me foge o nome agora, mas que a gente rapidamente apelidou de Heavenly Father (ele só fala inglês), ou Pai Eterno, com todo respeito. O Tennesseee, vestido de pivete, malandro, dizia estar fantasiado do seu passado. Figura rara. É fantástica a graça de criatividade que Deus nos dá e a graça de nos divertirmos com tão pouco e com tanta leveza! Vejo nisso o fruto da pobreza!
Aqui estamos nós, as ladies: a mascarada da esquerda é a mulher do Bachir que infelizmente eu não guardei o nome mas que foi a exímea cozinheira que fez todas as saladas e frangos, os quitutes deliciosos da noite. Não dá para imaginar como o Bachir consegue ser tão magro. Diz ele que é a prática assídua de esportes. O arroz bem soltinho à la Brasil levamos nós. Do lado da mascarada vem a Lorena vestida de idosa do asilo, não trabalhasse ela lá diariamente. Estava super engraçada. Depois eu de japonesa, de cabelo preso, bem diferente de mim, depois de tantos anos com o cabelo bem curtinho e olhos carregados de maquiagem preta. A Cristina, a seguir de vaqueira, dançou que se acabou, mas meio murcha com saudade do namorado. A Júnia vestida de adolescente ou Penélope charmosa, a Viviane de baiana (modelito especial feita às custas da cortina! ficou ótimo!) e a insuperável Silvânia de palhaça. A foto dela e do Tennessee juntos ficou muito especial!

Dançamos um bocado com músicas e marchinhas antigas de Carnaval, que a Vivi deu download e salvou num CD, além de termos ouvidos os CDs dos 'Altos Louvores', que é aquele conjunto baiano da irmãos da Comunidade Shalom que resgatam para o Senhor a boa música de dançante nordestina, e os forrós dos DDD. Em homenagem ao Pe.Bonaventure mostramos até uns fimezinhos com a Carmem Miranda... Foi muito bom! Bendito seja Deus!

Se à noite tivemos festa, antes, de tarde, depois do trabalho, fomos conhecer Akko, que é uma cidade histórica muito importante, bem próxima da fronteira com o Líbano e que já foi, um dia, sede do episcopado. Aqui também havia um porto onde S.Francisco de Assis chegou no século XIII quando veio conhecer a Terra Santa. O passeio fora de hora foi por conta do dia de folga da Lorena e da Júnia - que é da missão de Nazaré - que nos convidaram a mim e a Cristina para conhecermos esta cidada histórica muito linda banhada pelo Mediterrâneo. A tarde estava belíssima e gelada, típica de inverno. Aproveitei os últimos raios de sol para tentar mostrar a beleza que tínhamos diante dos olhos. Esta igrejinha que se ve foi edificada pelos Franciscanos em 1700 e alguma coisa em homenagem a presença de S.Francisco e é dedicada a Sto.André.

Estas três beldades são as representantes femininas da Comunidade de Aliança Missionária da Comunidade Católica Shalom em Israel! Respeite este trio! Estamos com as fisionomias felizes porque realmente estamos felizes fazendo a vontade do Senhor, mesmo quando ela se apresenta cheia de desafios. Mas a vida é bela exatamente por isso! Como é bom ser de Deus! Sermos leigas consagradas! A Cristina é uma enfermeira nascida no Amapá, que estando já em missão em Sergipe, Propriá, foi convidada para vir passar dois anos trabalhando no asilo em Isifya. Grande oferta já que ela tem namorado firme, também da Comunidade, para que o Reino do Senhor seja plantado em primeiro lugar. Que testemunho! Ela tem feito um belíssimo trabalho no asilo e sua natureza conciliadora tem agregado funcionários e trazido traquilidade ao ambiente, na medida do possível. A Júnia é de mineira de Caxambu, artista, formada em Belas Artes, canta e toca bem o violão, sendo do ministério de música e animando semanalmente as procissões em homenagem a Nossa Senhora que acontecem duas vezes por semana na Basílica em Nazaré. Tutti buona gente! E de mim não posso falar, nem precisa... essa cara de lua cheia já deixa bem claro o quanto preciso fechar a boca!


E andando dois dias para trás, na quarta-feira, tivemos a alegre visita do Abuna Elias Chacour, nosso bispo, 'ídolo da Emmir' (brincadeira séria!), que veio fazer visita aos idosos no asilo, o que os deixa muito honrados e felizes pois ele sempre tem uma palavra de pai, de Abuna, os escuta, mesmo que rapidamente, e depois foi almoçar conosco. Infelizmente havia pessoas estranhas na mesa, fora a nossa família Shalom o que não nos deixou tão à vontade, mas bendito seja Deus, também por isso! Deu para confirmarmos nossa expectativa quanto à visita dele à Fortaleza no Fórum Carismático, esse ano, em outubro e para ouvirmos de sua boca todos os detalhes para a mais que provável vinda do Santo Padre à Terra Santa - e à Haifa! Já pensou? Mas a confirmação definitiva mesmo por parte do Vaticano só chegará no próximo dia 28.



Esta foto foi tirada no jardim de casa: eu, Abuna, Leandro (que não desgrudou do bispo!), Lorena e Cristina, no dia 18 de fevereiro. Foi um almoço muito agradável, em família, onde servimos comida árabe preparada com esmero e talento pela Viviane, elogiada por todos.

Bendizemos o nome do Senhor porque em meio a passeios e festas, fantasias e frio, algumas bronquites e muita tosse por parte de alguns, pudemos hoje também comemorar os dois anos de Reconhecimento Pontifício dado à Comunidade Católica Shalom pelo Santo Padre, no dia 22 de fevereiro. Que neste caminho possamos ser santos e espalhar com a nossa vida o Shalom do Pai, Jesus Cristo resposta para o anseio do coração humano. Que grande alegria pertencer a esta magnífica vocação!

Shalom! Salaam! Peace!

Nenhum comentário: