domingo, 23 de novembro de 2008

Festa de Final de Ano

Estas duas carmelitas brasileiras, a da esquerda, Ir.Dorotéia do Rio Grande do Sul, e Ir.Rafaela, ao meu lado, de Minas Gerais, moram no Carmelo Feminino de Haifa que eu tive oportunidade de conhecer no sábado à tarde, quando saí de folga com a Lorena para passear um pouco. Pedi intercessão a elas para um bando de pessoas que vão fazer prova esta semana e que me pediram oração, inclusive prova de Vestibular... Nesta foto eu fiquei meio sem jeito e com o rosto de bolacha, mas a prosa que tivemos foi muito agradável. Este é um Carmelo todo particular pois acolhe irmãs do mundo todo que ficam por um tempo - aproximadamente dois anos - e depois voltam para seus carmelos de origem. Ir.Rafaela pensa em pedir para ficar para sempre. No momento são 20 irmãs de 13 países e a língua oficial entre elas é o francês!

Na sexta-feira nossa Koinonia foi toda especial porque fizemos uma festa no Carmelo Masculino, um que eu já comentei que fica no Monte Carmelo, na vila vizinha, bem no alto de uma linda colina, onde o profeta Elias matou os profetas de Baal, fazendo o fogo descer sobre a terra. Comentando sobre essa passagem outro dia, o Moysés, nosso Fundador tão simples e sábio, nos disse que sem sacrifício o fogo do Espírito não pode descer, consumir e fazer novas todas as coisas, por isso não devemos temer nos doar um pouco mais e oferecer tudo o que somos e temos, mesmo que isso nos custe... mas voltando ao assunto da festa, fizemos uma festa com música e tudo. Claro que música brasileira: forró do Luiz Gonzaga e dos 'Doidin de Deus', paraibanos de João Pessoa, se não me engano, e samba dos 'Altos Louvores' de Salvador. Foi muito divertido! Dançamos juntos, todos juntos. Inclusive uma quadrilha para os padres aprenderem. Os padres são dois, e tenho certeza que em emails anteriores já falei sobre eles. Este baixinho, Alberto, mexicano, na foto ladeado pelo Tales e Leandro, e o padre Bonaventure, americano, que é um bom cozinheiro e nos preparou uma deliciosa pizza.

Aqui estamos todos juntos, posando 'para aparecerem no blog e ficarem muito conhecidos'. Na fileira de trás: Viviane, Andréa, Lorena, Pe.Bonaventure, eu, Leandro. Na frente, da direita para a esquerda: Yara, Pe.Alberto, Tales, Tennessee e Silvânia.
Estas experiências comunitárias às vezes nos resgatam o prazer das coisas simples e puras entre homens e mulheres. A novidade maior está no fato de sermos homens e mulheres consagrados ao Senhor! Mas Ele, Jesus, seguramente dançou e bebeu bom vinho por estas terras da Galiléia e, no seu amor, quer nos ensinar novamente a liberdade, a alegria das coisas boas da vida, sem sermos reféns da erotização de todos os ambientes e de todas as relações humanas!


A única falha foi o vinho servido em copo de plástico. Meu pai dever ter revirado na tumba... mas mesmo assim o vinho era francês, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Herança do Pe.Vincent, carmelita parisiense que voltou para casa em agosto. Na foto estou com Pe.Alberto, Leandro e Andréa, grandes irmãos e amigos.


Por fim, a pizza do Pe.Boaventure, servida depois dos aperitivos e da salada! Estava bem gostosa.

Assim comemoramos o último fim de semana do ano litúrgico, na véspera da festa de Cristo Rei, agradecendo pelo dom da vida e dos amigos.

Para mim foi muito bom e importante porque a vida tem sido muito restrita e repetitiva. É claro que tem seu aspecto de oferta e sacrifício agradável a Deus, mas Ele mesmo conhece os nossos limites e necessidades e nos dá uns mimos de vez em quando, só para nos dizer que nos ama com amor eterno e amor de Pai.

Nenhum comentário: