quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O aniversário

Como último presentinho de aniversário troquei de escova de dente antes de deitar. Isso já era mais de meia-noite depois de um dia cheio de pequenas celebrações pela festa do meu nascimento que começara exatamente na noite anterior, com uma serenata. Este velho costume da Comunidade, de cantar para os irmãos, à noite, na vigília do aniversário, declarando publicamente o quão importante aquela pessoa é para Deus e para quem fala, como também para a casa, é muito singelo mas também valioso. Mesmo que seja repetitivo, pois o jargão é sempre o mesmo e para quem é mais antigo na Comunidade não há mais tanta 'novidade', a riqueza está na pureza do jesto em si, pois o presente não é comprado, não é mercadoria, e resgata o valor da criatividade e do amor pobre que exige humor e doação de si.
Houve cantoria que muito me comoveu por causa dos irmãos e de quem cantava. É claro que estava meio desafinado, o canto, porque as vozes estavam cansadas e o violeiro, meio inseguro na melodia, corria atrás das notas, mas valeu demais. Como diz a Palavra de Deus no apocalipse, quem tem ouvidos para ouvir, ouça! Acho que é assim que nós na comunidade e e em todos os lugares, como cristãos, deveríamos receber e participar das homenagens e celebrações, tantas vezes repetitivos: com os ouvidos novos, os ouvidos do Espírito, ouvindo aquilo que ainda não foi percebido pois Ele é aquele que sabe como ninguém fazer novas todas as coisas, todas as músicas, todas as festas e até o aniversário da gente.


No dia seguinte da serenata, houve um café da manhã com direito a misto-quente e muita conversa fiada. A casa cercada de cartazes que cada irmão e irmã com carinho preparou. Alguns com toques de arte mais evidentes que outros...a Yara arrasa...mas todos generosos em palavras e bênçãos. Uma emoção só, para mim. Na Cúria o ritmo foi corrido e imprevisível como sempre. Almocei com o bispo, Lubna minha amiga e alguns 'abunas' que estavam em casa na hora, também se sentaram à mesa. Ganhei uma blusa azul mimosa e uma bandeija de uvas maravilhosas. Abrimos uma garrafa de vinho branco e recebi bênçãos e parabéns.
De tarde, ao chegar em casa, meu gmail se encheu de mensagens e beijos e declarações de amor. Tanta gente que eu não esperava me escreveu! Outras não puderam, não se lembraram. Poucas pessoas da família escreveram mas da grande família nascida dos laços espirituais, houve agradáveis surpresas. Houve quem me procurou o dia inteiro pelo skype ou msn mas, por causa do fuso horário, não coincidiu estar sentada na internet na hora da chamada. Depois do aniversário vou com calma, conversar com cada um.

Depois missa saimos para comer pizza. Na Eucaristia Jesus me chamou a não ser hipócrita e a comprometer-me com a misericórdia, a justiça e a fidelidade, limpando primeiro o que está dentro para depois me preocupar com a exterioridade. Para a pizza fomos eu, Leo e Cristina, a convite dos padres carmelitas mexicanos que restaram após a partida do Father Bonaventure, os padres Alberto e José (Pepe). Ao sair, voltamos para casa e regados a cafezinho feita com 'mocca' e pó italianos, nos deleitamos com o bolo branco com cobertura de suspiro que a Vivi(ane) fez e que estava delicioso, com jeito de casa e não com gosto artificial de padaria.

Na última fase da festa os irmãos que trabalham em Haifa chegaram do centro de evangelização e houve então mais uma rodada de bolo e mais música e conversa, partilhas. Também tirei umas fotos. Algumas pessoas ligaram e entre elas a Gilda do Méier, que a gente chama de G. I. que me conhece desde menina. Mamãe depois de verdadeira maratona que começara às 7 manhã, me encontrou e matou a saudade. Foi bom repetir para ela a senha de amor que se firmou entre mim e os meus sobrinhos que diz: amo-te! adoro-te! e que gera a resposta na ordem invertida: adoro-te! amo-te!
Dormi com o coração feliz, saudoso e grato, depois de plantar um vasinho que a Lubna me deu. Mesmo com a ausência de tantos que gostaria de ver e abraçar, faço a experiência de encontrá-los fortemente presentes em meu coração. E aos que comigo vivem a experiência comunitária, agradeço toda generosidade e amor. Assim é a vida: um jogo de ausências e presenças. Que bom viver! Bendito seja Deus!
Minha escova de dente é azul.

2 comentários:

Anônimo disse...

Feliz aniversário irmã!!
Que Deus a abençoe.

Shalom
Raiane
www.amigosshalompetrolina.blogspot.com

Rilene disse...

Não sei se vc ainda abre o orkut, enviei uma mensagem pelo seu aniversário. Como poderia esquecer esta data? Lendo seu blog dá para ter uma idéia da verdadeira pobreza que a comunidade vive, uma grande benção de Deus. Tudo de bom, um grande abraço e muitas saudades e orações.