sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sobre a missa

Fiquei vários dias sem escrever... senti falta e pensei nos meus amigos e leitores fiéis que visitam o blog para saber das novidades... é que em casa ficamos sem internet e houve também alguns imprevistos que me fizeram deitar muito tarde, já sem pique para escrever qualquer coisa. Estamos de volta isso é o que mais vale!

Fico sempre mais encantada com a capacidade humana de 'dominar a natureza' que o Senhor Deus Altíssimo lhe deu desde a criação! Digo isso por causa da tecnologia e a possibilidade de nos aproximarmos das pessoas através da internet! Bendito seja Deus pela inteligência, curiosidade e capacidade de superação que deu ao ser humano para viver neste mundo, transformando-o, dominando-o, usando uma linguagem bíblica, há tantos milhões de anos! É bom a gente lembrar que depois do relato da criação, toda obra criativa de Deus passou a acontecer através das mãos humanas.
Ontem pude conversar - de graça! - com minha irmã, cunhado, sobrinhos, no Rio de Janeiro, não somente ouvindo a voz deles mas os vendo pela câmera que temos acoplada no computador! Fiquei tão feliz! Só faltou mesmo estarem juntos meu irmão Billy e a Mamma, mas combinamos para uma próxima sexta-feira. É claro que sempre existirá o prazer insubstituível da escrita, não mais de cartas, mas de emails, mas poder escolher entre falar ou escrever e ver as pessoas que a gente quer bem, é sensacional! Até esta escolha é presente de Deus. Na verdade são muitos presentes: ter com quem conversar, ter acesso à tecnologia, ser alfabetizado também digitalmente, ter saudade, amar, ter amigos, família, irmãos de sangue e irmãos de vocação, e ter consciência de que tudo é dom, é graça da infinita misericórdia que nos sustenta a vida...

Mais um domingo, mais um dia do Senhor. Ontem fez exatamente três meses que cheguei à Israel como missionária. O tempo voa. Tenho a impressão que caminhei pouquíssimo neste processo de inculturação, principalmente por causa da língua, mas é lento mesmo. Tem certos ritmos da vida que a pressa artificail do mundo moderno não consegue alterar. Estou na espera de que se forme uma turma para estudar hebraico, num curso intensivo de seis meses que o governo de Israel oferece para os estrangeiros. Fico na pendência de que a turma se forme porque o curso é pago e por isso não há tanta facilidade de se juntarem alunos assim. Mas vamos esperando que em outubro tudo se desenrole e enquanto se espera, vale a pena rezar e cantar com a oração de Sta.Teresa: 'a paciência tudo alcança, quem a Deus tem, nada lhe faltará!'.

Também começa hoje o outono, no hemisfério norte, e é impressionante a natureza: desde a semana passada o sol passou a se por mais cedo. Às 19h horas, quando estou chegando da caminhada, já está escuro, enquanto antes, até bem mais tarde, ainda estava claro. Também um ventinho mais fresco já começa a soprar, tando cedinho quanto de noite. Eu prefiro esta temperatura mais amena, mesmo sendo mais sacrificado acordar e sair antes das 8 para trabalhar. Estou na espectativa do inverno chegar na esperança de que neve, como aconteceu ano passado.

Outro dia o meu sobrinho e afilhado Gabriel, me deu um testemunho bastante interessante que me fez pensar muito, mais ainda porque hoje é domingo. Ele está com 19 anos e me disse que quando jovenzinho, sonhava em ser mais adulto pra poder dizer, simplesmente, para os pais e para a avó, que não ia mais à missa. Só que agora percebia que os pais já não tinham mais este tipo de controle sobre ele, mas era ele quem fazia questão de ir à missa pois ele sente falta! Louvo a Deus por esta atitude de amor do seu coração e peço ao Senhor que o preserve assim, sabendo dar a Deus o que é de Deus: o louvor, a ação de graças, a oferta da vida, da gratidão e também as dores, os sofrimentos, os sonhos, as esperanças... Eu aprendi muito cedo a amar e a compreender a Liturgia. Muitas vezes participei mal e indevidamente das Eucaristias ao longo da minha vida, e me arrependo por isso, mas rarissimamente deixei de ir. Agora, de longe, passando pela experiência desafiadora de participar de uma liturgia belíssima e muito rica que remonta ao princípio do cristianismo, das liturgias bizantinas, que é o rito católico greco-melquita, meus olhos se abrem e vêem as coisas de outro modo. O rito é lindo, mas totalmente diferente e novo para mim, e em outra língua que eu não entendo, que é o árabe e aí, meu Deus, que saudade das nossas missas no Brasil! Que amor pelas nossas missas latinas, rezadas, cantadas em Português!
Fui fazer as contas, nestes três meses, só participei de seis missas em português no rito latino. Portanto, galera, vocês que têm horários e missas de sobra para escolher: não desperdicem este grande dom indo de má vontade, ficando no fundo da igreja, na sacristia, nas laterais, de celular ligado, pensando em tudo no mundo, menos no mistério que ali acontece, chegando atrasados, como se simplesmente cumprissem um rito, uma obrigação, deixando seus corações longe e fora da celebração! Deixem-se amar, alcançar, e cantem, participem, rezem, esqueçam do mundo e lembrem-se de interceder não por mim, mas por milhares e milhares de pessoas na terra inteira, que gostariam de poder participara de uma celebração eucarística e não podem porque não tem padres, estão em guerra, etc, etc. Fico pensando na quantidade de vezes em que eu inverto o papel: fico esnobando a Deus como se Ele precisasse de mim... Realmente... Sem comentários. Que Ele nos atraia para Si e não leve em consideração nossos desatinos.

Amo vocês! Deus abençoe! Boa semana, boa primavera aí no Brasil.
Al Salaam El Messirh ou simplesmente: a paz do Senhor!

Nenhum comentário: