quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Brasil - Antes do Fórum

Pela data da foto se sabe que estávamos na quinta-feira, véspera do início do Fórum Carismático, dia reservado para o bispo conhecer parte das obras e das instalações da Comunidade onde a maioria das atividades apostólicas e de promoção humana acontecem. Estávamos na Diaconia visitando todas as Assessorias que prestam serviço e atendem - eles tentam! - à Comunidade no mundo inteiro.

A Assessoria Litúrgico-Sacramental encheu os olhos do arcebispo católico-melquita Elias Chacour que cobriu de bênçãos e elogios os artistas que o cercam na foto. Ele comentou, entusiasmado, que a qualidade e a beleza dos ícones em todas as capelas das casas da Comunidade que ele visitou era impressionante. Bendito seja Deus! Benditos artistas, nossos irmãos, que com arte e unção representam os mistérios do Senhor.
Depois de visitarmos a Diaconia, fomos para uma das primeiras casas de Promoção Humana abertas pela Comunidade que cuida dos dependentes químicos, somente homens, que se chama Volta Israel e também fica no Aquiraz. Nas fotos vemos os missionários, jovens da Comunidade de Vida, que em parceria com profissionais da área da saúde, doam a vida no convívio sadio e na evangelização pela palavra, pela vida, oração e presença com os jovens e homens que ali se internam para um tratamento de no mínimo 8 meses. Sou testemunha de que o bispo ficou tremendamente tocado e emocionado com o testemunho tanto dos missionários da Comunidade quanto pelo testemunho dos que estão em tratamento. Foi realmente uma tarde singular e cheia da presença de Deus que se manifesta nas pequenas obras de amor, nos milagres escondidos que fecundam o mundo e os corações com o Reino de Deus.

Todos juntos, todos irmãos, equipe da Comunidade de Vida e os homens em tratamente de recuperação, de descoberta da própria dignidade e da filiação divina. Uma das palavras mais belas e espontâneas de D.Chacour foi dita nesta tarde quando ele partilhou de seu sofrimento e humilhação na infância, como palestino, quando da criação do Estado de Israel, e de como Deus sempre está conosco principalmente quando sofremos. Só Ele é nossa esperança e só Ele nos ensina a viver o presente, plantando um futuro mais digno, e nos liberta dos grilhões e amarras do passado. Recebeu de presente este ícone feito pelos internos. Foi realmente muito emocionante e um privilégio tocar e ver Jesus tão concretamente na vida destas pessoas.

Ao sairmos do Volta Israel visitamos o primeiro centro de evagelização da história da Comunidade Shalom que fica em Fortaleza, na Rua Maria Tomázia, 72, também conhecido como Shalom da Paz. O nome é meio pleonástico, mas é isso mesmo, um lugar onde milhares de pessoas ao longo destes 27 anos tem encontrado a paz consigo mesmas porque conheceram e encontraram Jesus, o Senhor da Paz, o Shalom do Pai, em bom jargão shalonês.
Na foto o arcebispo visita uma das salas do prédio do Projeto Juventude para Jesus onde um grupo de oração estava para começar. Mas com tal ilustre e inesperada visita os jovens dançaram, fizeram coreografia e deixaram o coração do bispo cheio de esperança de também aqui na Terra Santa, evangelizar os jovens, levando-os a conhecer, experimentar e optar por Jesus Cristo. Vi-o sorrir livremente e falar com enorme carinho para os jovens, afirmando-lhes na caminhada e na opção feita. Foi lindo demais, singelo e... que interessante, fora da programação oficial.


Esta foto ficou fora de ordem: deveria ter vindo logo após a visita à Diaconia, antes do Volta Israel, mas não faz mal. Estamos em Pacajus, no Discipulado, onde por um ano jovens, entre moças e rapazes, fazem uma experiência comunitária intensa de convívio e de aprendizado da espiritualidade e do jeito Shalom de ser no mundo. No grupo temos os discípulos e toda a equipe de formação, responsável pela turma, que vivem aí e os acompanham dia e noite.
O bispo falou para eles sobre o dom da missionariedade, sobre o chamado de Jesus à missão. Foi uma fala cheia de sabedoria e unção que infelizmente, por conta do improviso não foi gravada. Nela D.Elias lhes falava da inculturação, de amar as pessoas e a cultura para onde se vai, para onde se é enviado como missionário cristão. Um missionário jamais é 'um especialista de Cristo' ou um 'bem-feitor' no sentido de ser aquele que leva tudo pronto e dá àqueles com quem se encontrar. O missionário é aquele que vive junto, aprende junto, se compromete, ama e sofre e não tem todas as repostas. Um voluntário é alguém que na hora da dor e do sofrimento, ou da guerra, volta para casa, o missionário cristão, por amor a Jesus, à Igreja e à Humanidade é aquele que fica porque encontrou na missão e no povo com quem vive, a sua casa e a sua família.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!!!Gostei muito de ver as fotos!!!!

Somos felizes!!Somos Shalom!!!
Abraços
Raiane

www.amigosshalompetrolina.blogspot.com

Fátima Simas disse...

Estou acessando seu blog aqui do Norte do Brasil, mais precisamente de Belém do Pará - Amazônia, tomei conhecimento pela revista Shalom Maná. Que maravilha! direto da terra de Jesus. Estive em Israel e pretendo voltar e se assim Deus o permitir, irei até você. Essa Terra tem cheiro de eternidade e passei amar mais a Jesus, quando conheci sua história, seus costumes e seu povo. Um abraço com sabor de Açai. Fátima