terça-feira, 27 de outubro de 2009

No Brasil - primeiros dias

Vou tentar contar através de algumas imagens, estes dias que estive fora e que antecederam e sucederam o Fórum em Fortaleza. Para ver fotos do Fórum, se interessar a alguém, é bom entrar no site da Comunidade Shalom (www.comshalom.org ) e na área à esquerda, em baixo, na página inicial, procurar.
Esta foto acima foi tirada no dia que fui para o Brasil em missão e de férias. Era dia 5 de outubro uma segunda-feira. Quis tirá-la para mostrar em casa e no blog a placa que fica na entrada da vila onde moramos, bem próxima da Universidade de Haifa, que fica na divisa entre a cidade judia e vila drusa. Em ordem: Cristina, Yara, Paula, eu e Lorena.

Minha última foto com a Paulinha que agora está com a família no Equador e dia primeiro de novembro chega em Fortaleza, na casa do bairro de Fátima, para dar continuidade à sua experiência na Comunidade de Vida. Filha de família do Caminho (ou Neo-Catecumenato), esta jovem de 18 anos encontra sua vocação no carisma Shalom e caminha para o postulantado. Os caminhos do Espírito Santo para que a Paula chegasse a conhecer a Comunidade são tão impressionantes que edificam a fé e nos fazem ter a certeza de que Deus ainda chama, elege, escolhe alguns de maneira muito evidente e inequívoca. A Paulinha deixou saudades... nunca vi esta casa tão silenciosa... Dios santo!

Esta foto foi tirada já em Fortaleza, dia 8 de outubro, quando reunido com alguns membros do Conselho Geral da Comunidade Shalom o arcebispo Elias Chacour assistiu a uma apresentação de video e de power point sobre a história, a espiritualidade, as atividades apostólicas e de promoção humana e a expansão da Comunidade nos 27 de sua história. O bispo deu umas cochiladas por conta do cansaço, mas acho que o principal ele ouviu e assimilou. Para quem não conhece, seguem os nomes: atrás, Karlian e Gleidson e na frente Moysés, Maria Emmir, Pe.Almeida e Tereza Brito.



Foto histórica e valiosa para a nossa missão em Israel: Moysés Azevedo, Fundador e Moderador-Geral, Arcebispo Elias Chacour da Galiléia e Maria Emmir Nogueira, Co-Fundadora e Formadora Geral da Comunidade Católica Shalom. Os laços do Espírito tornaram ainda mais estreitos os laços humanos de simpatia e de amizade que muito rapidamente se fizeram entre eles. Deus tem seus tempos perfeitos... Só de pensar que em 2007 literalmente na véspera do Fórum Carismático D.Elias precisou cancelar a viagem por problemas sérios de saúde... Bendito seja Deus, pois só Ele sabe de todas as coisas. A Lorena sempre testemunha que quando ligou para o Moysés, aos prantos, falando do cancelamento, recebeu um 'banho de louvor e de ação de graças' e só ouviu da parte dele uma pacífica e jubilosa aceitação, pois verdadeiramente só Deus sabe e sempre merece o nosso louvor, a nossa berakah, principalmente em situações desconcertantes e inesperadas!


Hora do almoço na Diaconia, sede do Governo Geral da Comunidade que fica em Aquiraz, cidade vizinha à Fortaleza, onde ficamos hospedados. Era quinta-feira, ainda dia 8 e pelo sorriso satisfeito percebe-se como D.Elias ficou feliz por reencontrar a Duca (cujo nome de batismo é Heloísa), que por 7 anos viveu na Terra Santa tendo sido transferida para o Brasil em agosto de 2008. Quando cheguei em missão foi ela quem me acolheu. Bonitinho foi ouvi-la falar com ele em árabe, vencendo toda timidez...

Nenhum comentário: