sexta-feira, 11 de junho de 2010

Em casa, algumas imagens


Esta enseada em Pafos é exatamente o local onde a mitologia grega acreditava que a deusa Afrodite ou Vênus nascera, fruto da espuma do mar fecundada pelo sêmen de Zeus. O mar é de um azul deslumbrante como jamais tinha visto em toda a minha vida. Se alguém me perguntasse um dia que sugestão eu daria para um casal passar lua de mel eu diria sem titubear: em Chipre. E se não for na primeira lua de mel, pode ser para comemorar as bodas de prata ou outra data importante.

Mas voltando às notícias... que semana cheia a minha, sem poder escrever com calma, tirando o atraso dos emails e me preparando para descer para Haifa para duas semanas de férias comunitárias, como acontece todo ano. E assim, a mala que mal foi desfeita já está quase pronta novamente. As mudas de roupa foram lavadas, passadas e amahã a sessão levantar acampamento parte II acontece. Sem o carro descer com tudo para nos ajeitarmos num apartamento à beira mar, é uma aventura indescritível, comum somente a quem é da Comunidade e que fica treinado nestas arrumações. Se fosse hote era outra coisa, mas o Senhor, na Comunidade Shalom, sempre se aproveita de tudo para nos formar na pobreza, no despojamento, da alegria genuína através dos pequenos sinais de presença de Deus, nos forma enfim, na Providência. Não é fácil e tem horas que interiormente tudo se levanta e como se diz na minha família, dá uma preguiça... Mas se a gente der trela a ela nunca consegue crescer na morte para si mesmo e na fraternidade. Estou desanimada, confesso, mas aberta e quero estar com os irmãos. 

Vou continuar trabalhando mas como é em Haifa é rápido chegar em 'casa' e aproveitar as atividades comuns. E as duas sextas-feiras não trabalharei, podendo assim ir também à praia. Ficaremos  num apartamento pequeno e bem dividido onde nos ajeitaremos todos se Deus quiser, que fica anexo a uma das paróquia da cidade, bem à beira-mar numa área, porém, menos nobre da cidade.Mas é tudo mar azul, céu azul, verão. 

O grande pedido a S.José é conseguirmos uma antena para assistirmos ao jogo do Brasil na semana que vem pois hoje, para assistir África do Sul e México tive que me juntar aos idosos do asilo. Somente eu vi o empate, mas ficar sem ver o jogo do Brasil não dá! S.José, providenciai! Aqui em Israel a Copa do Mundo não faz o menos sucesso e nas áreas árabes da Galiléia há muitas bandeiras dos paises nas varandas, especialmente do Brasil porque a grande maioria das pessoas tem antena de TV a cabo pois nos canais abertos de Israel mal e mal se dão os resultados... Ô tristeza meu Deus! Só de pensar na baguncinha brasileira...

Dia riquíssimo este 11 de junho: festa do Coração de Jesus, dia de S.Barnabé (eu visitei a tumba dele em Chipre no sábado passado!) e encerramento do ano sacerdotal em Roma com Eucaristia celebrada pelo Santo`Padre para aproximadamente 15 mil sacerdotes reunidos na Praça de S.Pedro. Alguém acompanhou pela TV? Fiquei edificada com a homilia do Papa que falou do Pastor, de Jesus, do enamoramento com Ele e da graça deste ano que jogou luz nos pecados ocultos e os trouxe à tona para serem iluminados, perdoados e nunca mais cometidos. Impressionou-me o pedido de perdão mais uma vez público em nome da Igreja pelos escândalos sexuais cometidos pelos padres e, ao mesmo tempo, o compromisso de cuidar das vítimas e da formação dos padres, para que de vítimas na formação ineficiente e incompleta, não se tornem algozes. 

Esta é uma homilia que valerá a pena procurar no zenit para imprimir e ler.

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!

Cresci ouvindo minha mãe, tias e avó rezando e fazendo esta jaculatória em todos os momentos de aflição, perigo e necessidade e louvei o Senhor pela fé herdada e vivida em família. Que saudade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Elena!!
Que bom que nos deu noticias!!!A experiência em Chipre deve ter sido muito boa mesmo.
Boas férias comunitárias a todos!!

bjs
Shalom!!
Raiane