domingo, 5 de setembro de 2010

Uma dúvida que não quer calar


Fico me perguntando se estou alienada, narcisista ou simplesmente sem vontade de falar de assunto sério, pois continuo postando fotos de aniversário enquanto as eleições no Brasil se aproximam com toda a perplexidade pela vitória quase certa da Dilma Roussef do PT.

Uma das coisas que sempre me impressionou e que para mim só faz aumentar a dúvida, é a credibilidade das pesquisade de opinião, seja do IBOPE, DataFolha, ou Vox Populi. Eu nunca conheci uma pessoa sequer que tenha sido entrevistada por um destes institutos de pesquisa. E olha que eu já morei no interior de Sergipe, em Propriá, e trabalhei em Quixadá, interior do Ceará, que são os fortes redutos do PT e onde há um Brasil muito pobre.

De onde saem as pessoas que votam e dão consistência e credibilidade - credibilidade? -  às pesquisas? E eu tenho feito esta mesma pergunta aos meus irmaõs de Comunidade que vieram do Norte, outros moraram no Sul, e a resposta é sempre a mesma: nem eles nem ninguém de suas famílias ou conhecidos foram entrevistados para nada, nunca. Estou com vontade de fazer esta pergunta para o William Bonner no twitter e ver se ele responde alguma coisa... O efeito psicológico de ver as notícias falando do crescimento vertiginoso das intenção de voto para a Dilma e sobre a popularidade do Presidente Lula e do PT, é de certeza de vitória para uns e desânimo para outros, mesmo que os números não correspondam à realidade. 

Será que a parcela de insatisfeitos com o governo atual é tão pequena assim? Eu recebo tantos emails de tanta denúncia contra os escândulos e falcatruas do PT, vindas de artistas, gente da mídia, da classe média, intelectuais, e a maioria não necessariamente católicos. Isso sem contar a grande gama de católicos que se manifestam abertamente contra o aborto, contra o casamento entre homossexuais, os mensalões e tanta mentirada que coloca o que foi um dia conhecido como esquerda e oposição, o partido dos trabalhadores, como farinha do mesmo saco. Onde estão os números destes adultos e universitários, pessoas do povo que não apoiam mais o presidente Lula? 

Tudo indica que o PT continuará no poder e que qualquer mudança só será possível se forem eleitas novas cabeças que tenham novos corações, que tenham a doutrina social da Igreja infiltrada nas veias e o convencimento de que a Política é um serviço e um carisma do Espírito Santo dado para o bem comum e não o que vemos. 

Mesmo sendo uma luta quase impossível, é necessário crer na ética e em valores absolutos vindos da revelação de Jesus Cristo e mantida pela Igreja Católica. Queira Deus que ao menos alguns Deputados sejam eleitos do meio do povo de Deus, vindos das Novas Comunidades e do movimentos leigos, da Renovação Carismática, que com competência e santidade façam a diferença no Congresso Nacioanal. Só de pensar que o Tiririca, o Romário, o Reginaldo Rossi são candidatos dá vontade de chorar...

Quem é da retaguarda, a turma considerada por alguns como apagada e desnecessária, aqueles que rezam e intercedem, que ninguém perca a esperança. É preciso manter o olhar fixo no Senhor, suplicando sua misericórdia para quem é ostensivamente mentiroso, e instrumento das trevas e da cultura da morte. Suplicando também que seja Deus a fazer justiça e dar sabedoria do alto, verdadeira unção àqueles, que Ele escolheu para neste tempo servirem o povo brasileiro na Política. Acho que escrevo tudo isso para mim mesma, pois não posso desistir de rezar pelas autoridades e por quem foi constituído em autoridade, pois assim me pede a Palavra de Deus. E esta sim, jamais passará.

Na foto as três missionárias da Comunidade de Aliança, mais esta senhora Elisheva, que frequenta a Pastoral Hebraica, alemã, católica, que mora em Israel desde sempre. Ela é das mais antigas que ajudou a fundar a Pastoral Hebraica na década de 50 junto com o famoso Pe. Daniel falecido há doze anos e que tinha histórico de vida ligado ao Holocausto. Sobrevivente, salvo por católicos. Elisheva é muito séria, de pouca conversa e só fala alemão e hebraico. Nossa comunicação é muito restrita feita de shalons e sorrisos, mas fiquei feliz com a vitória por ela ter aceito tirar esta foto conosco, tão elegante de vestido branco.

Só para partilhar uma foto muito boa de nós três, tão diferentes e unidas na mesma vocação e nos laços do amor do Espírito Santo que vai nos ensinando a superar as arestas, os temores, agressividades, chatices, bobagens que cada uma tem. As três tem dado o melhor de si e temos tentado fazer da nossa casa comunitária uma casa Shalom, onde Deus está dentro de nós e no meio de nós. Que o Senhor nos ajude a ser tudo aquilo que Ele sonhou para nós e que Nossa Senhora interceda por nós individualmente, comunitariamente, pelo nosso estado de vida, enfim, que sejamos luz, sal, sinal concreto de amor!

Estas são outras pessoas que a cada sábado participam da hora de estudo bíblico que antecede a missa das 18 horas na Pastoral Hebraica e que também ajudam ou fazem o canto e a música acontecer. Cada uma tem uma nacionalidade, exceto a da frente que é nascida em Isrel. Ao meu lado, Tatiana, que com esse nome é russa, obviamente, depois a Marta, romena, e com violão Myriam, francesa. Cada uma dessas pessoas tem uma história de vida e de conversão muito rica mas também velada na maioria das vezes. A imagem é de um livro cujos capítulos vão sendo folheados muito discreta e esporadicamente. A vida de cada pessoa realmente é um mistério e digna de toda consideração e respeito.

Bendito domingo para todos! Shalom! O Senhor está no meio de nós!

Recebi este video do YouTube falando sobre as pesquisas de Ibope. Quem quiser conferir: http://www.youtube.com/watch?v=sHK-7JyNHEM

Nenhum comentário: