terça-feira, 21 de setembro de 2010

Better with God!

Li ontem que os escoceses fizeram uma manifestação pública pela visita do Santo Padre Bento XVI ao Reino Unido dizendo que vivem bem sem Deus. Em inglês Good without God ou simplesmente GWG, conforme sigla que se encontra no site criado por essa turma que pede aos escoceses que no próximo censo nacional, a acontecer no princípio de 2011, respondam no religion, ou sem religião, para provar que mais de 60% da população do país não tem mais fé alguma, nem cristã nem qualquer outra. É trágico, é triste, para nós que conhecemos Jesus Cristo e o seu amor, é uma sadia provocação. Nós que somos católicos convictos e lúcidos e não somente de IBGE, de censo, ou muito menos sincretistas, que misturam elementos de várias religiões a seu bel-prazer, sentimos dor na alma pela loucura existencial que é negar  a Deus mas nos vemos empurrados para a santidade, para o desejo ainda mais sincero de viver coerentemente e de dar testemunho positivo, consistente, feliz do Evangelho, por causa desta negação.
Se olhamos ao redor na sociedade pluralista que vivemos, vemos pessoas e famílias que vivem bem, trabalham com honestidade, tem vida comum e regular e que ignoram a Deus, por comodismo, indiferença ou mesmo presunção. Há outras que vêem o Cristianismo e a Igreja Católica com olhos muito negativos por razões particulares de desapontamento ou, às vezes, por puro fruto do que vêem na tv e na superficialidade da informação recebida, ou seja, por ignorância no sentido primeiro desta palavra. Ambos grupos desconhecem a verdade do que é ser católico, de quem é Jesus Cristo e de como é o Amor de Deus e Sua Palavra.

Segue então o terceiro grupo, no qual me incluo, um mar de servos, chamados amigos do Senhor, que fomos alcançados por sua misericórdia em nossas entranhas pela ação do Espírito Santo e que já não sabemos ou podemos viver sem Deus. Não é mais uma questão de Lei, se pode ou não pode, se é proibido ou não, se serei castigado ou não,  é questão de ter inscrito no interior da alma o Amor de Deus. É Deus, em três pessoas, quem nos apaixona e por quem vamos nos apaixonando porque vamos descobrindo que Ele nos amou e se apaixonou por nós primeiro! É tão fantástica esta aventura que vale cada célula do corpo, cada sopro de respiração, cada desejo, cada energia vital, todas as facetas do meu ser pessoa humana!

E é neste ponto que precisamos estar atentos, muito atentos, ou em bom inglês, be totally aware: people are attracted by love, by consistent joy and a coherent life. O que atrai é o amor! Lendo uma resposta deixada por uma pessoa no blog do Pe.Leonardo da Comunidade Shalom, muito decepcionada com as fragilidades humanas que descreve o Cristianismo como total fracasso, me vejo obrigada a responder: não é verdade! Mas também vi o quanto somos nós, os católicos, os consagrados, os eleitos, os que querem conhecer Jesus, servir Jesus, amar Jesus, os responsáveis para que a vida sem Deus de tantas boas pessoas, seja vista como vazia porque meramente natural, e seja atraída para Deus, que é Amor.

Quantas pessoas vivem sem a dimensão da transcendência, da comunhão, da amizade com Deus, que passeia com o homem no Jardim como está na primeira página da Bíblia, simplesmente porque não sabem ou porque não conhecem ninguém que viva esta amizade de maneira concreta e real! Quanto mais santificados formos mais o Senhor atrairá outros a Si, desfazendo as mentiras do demônio que mantem as pessoas nas sombras da indiferença ou da mentira, e da mágoa, e da má-vontade, e tantos outros etc, como também das mentiras criadas pelas próprias pessoas, os ídolos de nossa cultura.

Fomos criados para o Amor e para nos relacionar com a fonte de todo Amor que é o Senhor e Nele com todas as pessoas e criaturas. Sem Deus tudo o que é humano não alcança sua verdadeira e plena identidade e plenitude! É como se mal e mal ficássemos no esboço da obra de arte única que cada um é! Master pieces, obras primas, criados e recriados no Filho de Deus! É grande valor o nosso! É beleza sem par! 

E mais, é um engano pensar que vivemos bem sem Deus porque sem o Deus verdadeiro e vivo, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós criamos nossos próprios deuses que passam a nos dominar. Ninguém está ileso: alguém há de nos dominar. Interessante... preferimos ser dominados por nós mesmos, limitados, passíveis de tantos erros, pecadores, mesmo que muito inteligentes, do que sermos tratados e amados como filhos livres, chamados a viver sem culpa, sem medos e eternamente, pelo Deus vivo e verdadeiro apresentado pela Igreja! Quanta insensatez!
Quando vejo uma chamada como essa feita pelos escoceses sinto um desejo ainda mais ardente de conversão e santidade, de viver com mais intensidade minha consagração e rendição à Palavra de Deus. Sinto desejo de que o Reino de Deus se espalhe e brilhe no meio dos homens. Sinto a súplica por um puro e novo coração de carne, cheio do Espírito Santo, como canta o salmista no salmo 50 subir de minha alma! Sinto desejo de ir a todos cantos da terra, inclusive à Escócia, para evangelizar, para falar de Jesus, a Felicidade e a Paz, o único que ensina a viver e também a morrer, o maior de todos os medos. Sinto desejo de interceder por todos os missionários e padres para que de seus púlpitos preguem com unção e amor a Palavra de Deus. Sinto desejo de pedir a misericórdia do Nosso Bom Deus para que nos perdoe a nós batizados e eleitos, consagrados ou não no carisma Shalom, mas consagrados, por nossa, por minhas muitas mesquinharias... Ainda sofro tanto por causa de minhas coisinhas e facilmente me esqueço do único e verdadeiro sofrimento que é viver sem Deus, sem conhecê-lo, mesmo que a vida pareça boa... 'Misericórdia, Deus de amor, longânime, paciente e eterno. Que vontade de poder contribuir contigo na busca incessante que fazes do coração do homem e da mulher do século XXI. Sei que ainda sofres a agonia para não perder o Homem, gritando o mesmo grito de amor em busca de Adão e de Eva: onde estás? onde estás amado meu?'.

Quando este grito de Deus me alcança eu posso dizer com segurança life is better with God! May we shout with love and parresia the good news of Jesus Christ to the Scotts, to the British and to all young people from all cultures, Brazilians alike, that only in Jesus Christ there is true happiness, true human fulfillment. If some think they live well let's show them the true path of peace and salvation. 

It was great to know and see the rivers of young people in the UK showing to the bitter press jornalists and intellectuals that in Jesus Christ and in the Lord Jesus Christ presented byt the Catholic faith and Church they have found true hope and the source of meaning for their lives!

A vida com Deus é melhor, é muito melhor! Shalom!

Nenhum comentário: