quarta-feira, 8 de julho de 2009

Back Home!

Já prometi sei lá quantas vezes mas ainda não consegui postar as fotos das férias, de Roma, Lugano e Milão destes últimos dez dias que estive na Europa, usando meu passaporte italiano pela primeira vez, resolvendo problemas enquanto exercitava a fé e usufruindo de muitos mimos de Deus. Mas vou posta-las, com certeza, é só questão de voltar à rotina integralmente... Como foi bom passear, rever irmãos de comunidade e conhecer outros, experimentando a vida comunitária em outras missões e em outra língua, ver a Europa no verão, e rever meus parentes de sangue depois de 5 anos!

É engraçado porque com a família a gente acaba sendo muito mais formal porque os códigos são outros e as opções de vida também são distintas, no entanto o lance genético, hereditário é tão forte que você se reconhece em certas reações e gostos, gestos e olhares, maneira de brincar, na espontaneidade da natureza partilhada e herdada. Estar com a nonna de 97 foi muito bom e rezar com ela uma ave-maria e um pai-nosso depois de uma breve oração de entrega espontânea, pedindo o dom do Espírito, em italiano, foi também graça de Deus. Senti-me fazendo algo que a mamma há cinquenta anos pede ao Senhor: a salvação da minha avó. Só Ele pode entendê-la e alcança-la em sua história de vida marcada por duas guerras, muito desamor e neurose e nenhuma vida espiritual. Ela me disse que a única oração que aprendeu de cor na vida diz assim: Gesù, Giuseppe e Maria, guarda l'anima mia! Que assim seja.

Foi um sufoco conseguir um sacerdote que pudesse levar os sacramentos para a minha avó e, a partir dela, se Deus quiser, levar minhas tias também para mais perto Dele. Mas depois que recebi autorização para fazê-lo, ou seja, que a nonna receberia um sacerdote em casa para conversar e desabafar, até chegar a hora do sacramento, consegui descobrir - com a ajuda sensacional do meu anjo da guarda, que me fez entrar na rua errada e dar de cara com a igreja medieval mandada construir por Santo Ambrósio em 320 mais ou menos - que esta é a paróquia delas, localizada na mesma rua, no máximo a uns três quarteirões de distância de onde elas moram! A paróquia dos Santos Apóstolos tem relíquias de S.Pedro e S.Paulo e foi lá que participei da Eucaristia no domingo e com a cara de pau que Deus me deu, mesmo meio insegura por causa do pobre italiano que tenho, me aproximei do pároco, Dom Claudio e rapidamente lhe expliquei a história e lhe entreguei endereço e telefone para um futuro contato. Ele foi simpático, mas não demais, entendeu a situação e me disse que iria telefonar para marcar uma visita. Saí da igreja com o coração grato e completamente confiante de que tudo agora depende da ação de Deus e esta é fiel e não falha.

Saí também fortificada na minha fé após ter entendido que se tratando da salvação de uma alma, ou de leva-la a aproximar-se novamente de Jesus nenhum esforço deve ser medido e jamais devemos desistir pois, temos o Céu inteiro a nosso dispor. Mas minha fé cresceu ainda mais quando pensei às avessas, ao perceber que, misteriosamente, o Céu às vezes parece ter somente uns instrumentozinhos pequenos que somos nós para fazer o Amor de Deus e todas as graças decorrentes deste amor chegar aos outros e se a gente olha demais para si, acaba desistindo. Aí se esconde uma grande tentação.

Nenhum comentário: