sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fotos das Férias em Tiberíades

Este é o mar da Galileía: azul, lindo e manso. As águas são agradáveis e a temperatura lembra o mar no nordeste brasileiro. Nem dá para imaginar como seja uma tempestade neste grande açude de Israel, mas quem já que presenciou, conta que é coisa rápida e que pega de surpresa quem está pescando. As montanhas ao longe delimitam a froteira de Israel com a Síria (à esquerda) e com a Jordânia (à direita). Antes da guerra dos seis dias em 1968 estas montanhas pertenciam a estes países mas depois da guerra passou a ser parte do estado de Israel que expandia seu território...

Minha maior companheira de fotos: a Cristina, como eu, da Aliança Missionária. Temos algumas coisas em comum e uma das mais interessantes é que no nosso Curriculum Vitae missionário consta em ambos Propriá, em Sergipe. Ela sempre me pede fotos para poder mandar para o namorado que ficou no Brasil. O que é mais lindo é que de longe o Senhor purifica e cura o coração de ambos e faz crescer ainda mais o amor.

As 'gatinhas' consagradas mais lindas de Isifya e Haifa reunidas no marzão, brincando igual crianças e dando boas gargalhadas com as tentativas inglórias, principalmente minhas, de subir de primeira no colchão de plático para boiar. Este domingo foi inesquecível. A leitura da liturgia falava de Jesus acalmando a tempestade e a gente via a cena onde tudo aconteceu in loco. Como não pensar que o Senhor andou sobre estas águas, comeu dos peixes deste mar, primeiro como Filho do Homem e depois como Senhor, Ressuscitado? Como não lembrar que nestas margens Jesus afirmou o primado de S.Pedro e ouviu do seu coração do arrependido: 'Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!'. Em ordem: atrás, Cristina e Viviane, na frente, Lorena, Paula e Yara.

Eu não disse que era grude? No primeiro sábado de casados Silvânia e Tennessee vieram nos encontrar para um churrasco que seria oferecido pelo Hanna, padrinho do casamento. Ele mora nada mais nada menos em Caná e trouxe consigo o pároco, Abuna François, franciscano da Síria nascido na capital, Damasco, muito amigo de todos nós. Como ele não pode participar do casamento, fez questão de vir e abençoar o casal dando-lhes de presente esta imagem de Nossa Senhora. Ela, a querida, jamais permite que o vinho do Espírito se estinga na vida de quem dela se aproxima. Que assim seja na vida deste santo homem e na vida dos nossos irmaõs recém-casados.

Todos de casa, já conhecidos, mais a senhora, mãe do Hanna de 81 anos que fez questão de vir, mais os filhos dele (os dois rapazes altos de trás) que com o pai (abraçado ao Tennessee), trouxeram e fizeram o churrasco. O único 'estranho' de camisa azul clara a esquerda é o padre Gilberto, brasileiro do interior de SP que está em ano sabático coincidentemente em Tiberíades e, é claro, ficou muito feliz com os novos amigos brasileiros com que podia conversar em Português!

Nenhum comentário: