Feriado nacional no Brasil, dia da independência. Dia 8 último dia do ano 5770 do calendário judaico. É a festa de Rosh Hashanah, festa do povo que ainda espera o Messias. Em setembro tudo se move e entre em outro ritmo após o intenso verão do ano de 2010, para nós que já acolhemos o Messias. O ano letivo começou no dia 1 de setembro, para as turmas de primeiro e segundo graus com entusiasmo das crianças e alívio dos adultos que, também aqui, ficam sem muitas opções e pouca grana para ter o que fazer com as crianças em casa. Soube hoje que o calendário litúrgico católico melquita também começa em setembro mas não entendi bem o que isso representa.
Mudanças. Tempo de mudanças. Interessante porque na Comunidade também as mudanças se apresentam. No Brasil o Conselho Consultivo reunido com as autoridades de todas as missões do mundo passou nove dias em retiro e trabalhos, na busca contínua da vontade de Deus, sempre aberto também, às mudanças necessárias. Além das que eu venho partilhando, a última que nos atinge em Israel foi o retorno da Soraya Mafra da Comunidade de Vida que chegou hoje. Ela foi a primeira missionária a chegar em Israel com a Lorena em 2002 se não me engano, tendo morado na vila de Rami, primeiro paradeiro da Comunidade Shalom quando chegou à Terra Santa e que é roça total. Sofreram um bocado nas desafios absolutos pelos quais passam os missionários pioneiros, segundo contam as crônicas. Em 2005 Soraya retornou para o Brasil, depois foi para a África, para a Tunísia para rezar no deserto de Saara, e agora volta para a Terra Santa, onde grande parte do seu coração tinha permanecido, creio eu. Sempre é a obra perfeita de Deus que vai sendo tecida nos caminhos que a gente percorre. Seu nome, Soraya, de origem árabe para quem não sabe, pode causar problemas cada vez que tem que enfrentar um 'check point' ou as autoridades israelenses no aeroporto. Mesmo não tendo sido diferente dessa vez, as orações foram atendidas e ela já está em Haifa, em casa, tendo uma verdadeira experiência de 'flash back' pois a Comunidade já morou neste endereço, Allenby Street 36 no passado. Seja bem-vinda, Soraya! Arla-u-sarla!
Com certeza a vida da Soraya vai contribuir, mais uma vez, para que 'o novo de Deus', aquilo que Ele tem para dar através do Carisma Shalom encarnado em nossa oferta de vida, de fruto para este povo a quem a gente serve, árabes e judeus, a quem Deus tanto ama.
Com certeza a vida da Soraya vai contribuir, mais uma vez, para que 'o novo de Deus', aquilo que Ele tem para dar através do Carisma Shalom encarnado em nossa oferta de vida, de fruto para este povo a quem a gente serve, árabes e judeus, a quem Deus tanto ama.
All these changes and movings that refresh our need to detach ourselves from people, things, plans, timetables, have been leading me to a deep reflexion. I have to have the courage and the inner desire to change, to move, to allow myself to be santified by the Holy Spirit and the Word of God, I mean, in one word, to convert. I look at myself and recognize the wish to learn from others and then changing mysel, improving little habibts and attitudes of mind. This simple attitude is generating an incredible newness of life in me an around me. I have also experienced the desire to do things for long postponed, making them happen, simply growing in responsibility and freedom - they always como together I am convinced.
It is the grace of God moving and leading me ahead. It is Him calling me to embrace once again the missionary life as a gift, allowing the longing for holiness come up from my soul. I was created to be whole, totally whole, and the share of holiness given to me belongs only to me and to no one else. I was created for happiness and fulfilment, called not to fear suffering or death.
It is new year, I infer from all these wishes... I have to say: Shanah Tovah!
Thy will be done oh Father!
Nenhum comentário:
Postar um comentário