sábado, 5 de fevereiro de 2011

Uma dica para rezar melhor

Queria partilhar um segredo como Comunidade de Aliança missionária, um pequeno detalhe, uma inspiração simples que revolucionou a minha experiência de vida de oração alimentada pela Palavra de Deus. Como a maioria das pessoas da Aliança ser fiel às duas horas de oração com a Palavra, pela Lectio Divina e o estar aos pés de Jesus, coração a coração é um desafio enorme. Não porque falte 'desejo de Deus' mas porque há excesso de demandas e a disciplina da vida de oração é uma graça que Deus dá mas que caminha de mãos dadas com as minhas escolhas firmes e determinadas.

Nem sempre a gente consegue conjugar missa diária acompanhada imediatamente das duas horas de oração como acontece com a Comunidade de Vida, e vamos rezando 'picado' igual como quem faz dieta com seriedade, nos alimentando espiritualmente ao longo do dia. Custei um tempo até conseguir encontrar um ritmo para a minha vida de oração após a chegada na missão, tratando-a de fato como prioridade sem ferir as obrigações do trabalho na Cúria mais as duas e meia que gasto por dia andando de ônibus que, a propósito, são perfeitas para a intercessão e a oração do rosário. Ainda não consigo esta fidelidade toda às duas horas de oração em casa e diariamente peço ao Senhor misericórdia pois Ele sabe da minha vontade de rezar e estar em Sua presença aprendendo dele todas as coisas. Mas sigo tentando e desejando com o coração puro e sincero pois também os místicos, e Teresa de Jesus e João da Cruz são dois grandes mestres deste grupo, dizem que desejar as coisas de Deus é muito importante e já uma grande graça. É saltar da obrigação racionalizada para o amor pelo Esposo, o Amigo, Deus mesmo, Jesus. 

Mas qual é o segredo afinal? É ler a liturgia do dia, que geralmente é a Palavra que nos alimentará na Lectio Divina, bem cedo, assim que acordar, acompanhando o banho e o cafezinho rápido antes de começar qualquer outra atividade. Se é possível rezar as duas horas já de manhã, bendito seja Deus, mas caso não seja possível e isso só for acontecer mais tarde, em outro horário, a mente e a alma já serão iluminadas pelas palavras do Senhor e, durante o dia, o Espírito Santo várias vezes fará recordar o que foi lido que cai como mel e é doce ao coração como diz o profeta Jeremias. E assim a Palavra da Liturgia acompanha o dia, ilumina as ações, interpela, provoca e nos leva para a vontade, o pensamento, o amor de Deus.

Pode parecer uma coisa bem simples, e é, mas minha experiência tem sido muito especial e como vou à missa somente às 6 da tarde, quando chega a hora de receber Jesus na Liturgia da Palavra eu já a conheço, eu já a recebi e saboreei durante o dia e assim, aproveito mais. O que entra primeiro em meu pensamento a cada dia é a Palavra de Deus e só depois todos os emails e notícias e desafios, barulhos, etc.

Sugiro que quem quiser se cadastre num site excelente que envia meditações breves e bastante segutas quanto à ortodoxia do Evangelho de cada dia. É grátis e é um grupo de mais de duzentos sacerdotes que se reuniram para divulgar a Palavra de Deus em várias línguas. Chama-se: evangeli@r.evangeli.net Eu leio o Evangelho e a meditação do Evangelho de cada dia e é sempre uma riqueza e um grande presente de Deus.

Fica aqui a minha humilde dica que não sei se ajudará alguém mas ao menos é o meu testemunho sincero do desejo de me tornar de fato uma consagrada comprometida com a oração e a contemplação que, como dizem nossas regras no parágrafo 37 são 'fundamental para a vivência da vocação'. Que Deus nos ajude a ser Shalom do jeito que Ele quer mesmo que para isso tenhamos que nadar contra a maré de nossas desculpas e fraquezas. Que nada nos impeça de rezar e que seja a graça do Senhor a nos conceder este dom a e perseverança no dom da oração seja em qual parte do camiho vocacional estivermos, fazendo Bodas de Prata - Duca, parabéns! - ou como vocacionados e postulantes. A oração é o ar que respiramos e o oxigênio deste ar é a Palavra de Deus.

2 comentários:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Que bom Elena que está fazendo este blog. Vou seguí-lo e colocá-lo lá no meu, o Vida em Sociedade, que como mudou de endereço estou atualizando ele aqui para você. Sucesso com seu blog.

Vida em Sociedade
http://vida-em-sociedade.blogspot.com/

Anônimo disse...

Boa dica Elena. Como vocacionada já sinto algumas dificuldades, mas peço a Deus todo os dias pra ser fiel a vida de oração.

Shalom!
Raiane