sábado, 3 de janeiro de 2009

Os Reis Magos

Talvez seja difícil de acreditar no que vou dizer: mas tive uma absolutamente inesperada oportunidade de visitar alguns lugares santos no dia de hoje, porque por ser festa da Epifania, largamente celebrada na Igreja do Oriente, é feriado religioso e eu não tive que ir ao trabalho.
Estamos com dois jovens do Projeto Juventude para Jesus de Fortaleza em casa, Geórgia e Hermano, que depois de darem um ano de suas vidas na Escola de Evangelização em Toulon na França retornam para casa, mas antes vieram conhecer a Terra Santa. Resultado: a Lorena ajeitou o horário com os demais irmãos que trabalham no asilo para poder levá-los para Tiberíades, Caná e Cafarnaum hoje, e me chamou para ir junto. E lá fui eu! Fomos nós, melhor dizendo. Eu tinha muito o que fazer mas tenho aprendido a ser mais livre quando possível, sem ser irresponsável, e valeu demais a pena.
Celebramos a festa da adoração do Menino pelos magos do Oriente, ou seja a apresentação do Messias à todas as nações e raças, com o pé na estrada e rezando em cada lugar visitado. Foram muitas fotos, o texto bíblico correspondente lido em cada igreja e localidade, um pouco de oração em particular em cada parada e um dia simplesmente inesquecível! Bendito seja Deus! Fomos ao monte das Beatitudes, à Igreja do Primado de Pedro, que fica na beira do Mar da Galiléia onde S.Pedro declarou três vezes seu amor ao Senhor, fomos também ao sítio arqueológico das ruínas da casa de S.Pedro e de uma sinagoga da época. Também vimos a igreja de Tábaga onde foram encontrados mosaicos de 1.300 anos praticamente intactos, como aquele mundialmente famoso onde se ve 5 pães e dois peixes representados diante do altar, e por fim em Caná, onde se deu o primeiro milagre de Jesus por intercessão de Nossa Senhora. Que coisa imensa é uma talha! Como o Mar da Galiléia é manso e limpinho, (fica abaixo no nível do mar)! Como estes mosaicos bizantinos nos falam da fé que herdamos dos primeiros cristãos, e nos asseguram a alegria e a legitimidade de sermos católicos!
Todo o tempo intercedemos pela situação interna do país em Gaza e antes de partirmos para nosso passeio-peregrinação-viagem soubemos que foi permitida a entrada de ajuda humanitária em Gaza, bendito seja Deus, e que uma tragédia por erro de estratégia aconteceu: soldados israelenses atingiram outros soldados israelenses, matando 4 e ferindo 12, pensando que se fossem guerrilheiros do Hamás. Que ironia!
Também ouvi na TV AlJazeera que os palestinos de diversas facções e partidos da Cisjordânia estão se unindo como não acontecia há 18 meses, a fim de enfrentar as forças israelenses e que a região (a repórter falava de Ramalah) começa a ficar em maior alvoroço. O maior medo vem de um possível levante por parte do Irã e que o Líbano e a Síria abram fogo, com os xiitas e o Resbolah.
Creio que a oração abre as portas e toca o coração de Deus misteriosamente por causa do amor. Quando intercedemos por alguém em Jesus, sem ferir o livre arbítrio da pessoa, é como se acendêssemos pequenas luzes no caminho de quem rezamos. Pela luz acesa através da oração, a vontade amorosa e perfeita do Senhor, que é Pai, pode acontecer na vida das pessoas e das nações. Alguém que esteja à beira de uma precipício, seja ele de qual ordem for, pela oração, pode enxergar a verdade, mudar de direção e se salvar.
Por isso nós não desistimos jamais de abandonar à Cruz e à Ressurreição de Jesus todos os impossíveis, Resbolás, Hamás, radicais de direita ou de esquerda, que vivem da cultura da morte e do ódio. É sem dúvida um exercício de fé, de esperança e de amor que dá a Deus aquilo que Ele merece: nossa palavra e nossa postura de confiança. Não foi exatamente isso que os Reis Magos fizeram ao ofertar para um recém-nascido, uma criança, um bebê a esperança de salvação para a Humanidade inteira, reconhecendo Nele o Messias prometido e esperado?!
Também nós, hoje, unimos nossas orações contínuas ao incenso dos Magos que sobem ao Senhor. Unimos a mirra de todas as mortes injustas e cruéis, terríveis, e as lágrimas de todos que sofrem em Gaza e em todo o mundo, ao sofrimento perfeito de Jesus, Nosso Senhor, que se fez Cordeiro, Vítima e Pecado para que todo sofrimento humano unido a Ele se transformasse em redentor. Unimos o ouro ofertado ao Rei que é Deus, com o ouro do nosso amor e adoração, de nossos pequenos atos de amor e de sacrifício de louvor. O Senhor sofre com o sofrimento que nos cerca! E Ele seguaramente nos quer dar a paz.
Agradeço a todos os emails preocupados e carinhosos, cheios de promessas de oração e de palavras de apoio que tenho recebido. É maravilhoso perceber que o sofrimento une e aproxima aqueles que são da mesma família.
Amanhã postarei algumas belas fotos do passeio de hoje. Fiquemos em paz e façamos tudo o que está ao nosso alcance para construi-la, sem que nada nos impeça, porém, de rezar sempre, de confiar sempre e esperar as surpresas de amor do Senhor. Amém!
Salaam el Messih!

Nenhum comentário: