segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Algumas Amores

Este é o Paulo, carta antiga no baralho da Comunidade Shalom, mas nunca descartado... um amigo de quem me aproximei em 2006 quando morava no bairro de Fátima, que vindo de Roma em grande fase de transição, ofertava sua vida na Escola de Evangelização. Como éramos 'vizinhos' passamos alguns momentos fraternos inesquecíveis juntos, inclusive a Copa do Mundo. Hoje ele é seminarista, tendo encontrado finalmente a vocação para o qual o Senhor o criou desde toda a eternidade. Às vezes levamos tanto tempo para conseguir enxergar e querer abraçar aquele que não é uma camisa de força, o estado de vida, mas um dom, um carisma, a verdadeira carteira de identidade. Para mim tem representado a carteira da liberdade! É que a gente é muito condicionado para o matrimônio, o que é o mais 'popular' e mais 'instintivo' estado de vida, mas que se não tiver sido dado por Deus, pode se tornar fonte de profunda infelicidade...


Outra grande amiga, a Rocaia que eu chamo de Roquinha. Estávamos num restaurante japonês! Nem acreditei quando ela me convidou... e entre um drink aqui e um sushi acolá conversamos, partilhamos e colocamos em dia não a fofoca mas a vida vivida, sofrida e amada, nos encontros e desencontros, na busca contínua da própria identidade, da felicidade que para nós é impossível de ser encontrada fora dos planos pessoais e amorosos de Deus. Cada uma vivendo a missão que o Senhor lhe confiou. Eu caminhando para o celibato e ela para o matrimônio. Por ela rezo de longe e tenho imensa gratidão pelo dom partilhado da amizade, da confiança.

Ô coisa linda! Dispensa comentários! Estávamos na porta da Diaconia e eu me despedia de Fortaleza quando ele chegou, o Moysés, e como um irmão único, especialíssimo, fez pose para esta foto comigo. Valeu demais! Acho que essa merece ser impressa e virar foto de porta-retrato.

Pela roupa vê-se que as fotos foram tiradas em sequência... esta é a Fátima Lima com quem convivi intensamente em 2007, em ano de revolução e mudanças enormes em minha vida e na dela, em Quixadá, quando fui 'professora de italiano' dos noviços. Tempo maravilhoso, lembranças especiais... garanto que ninguém se esquece do Davide Brambila e da Ave-Maria em italiano. E agora muitos dos noviços, já consagrados, alcançaram grandes vôos, como a Carol, missionária em Santiago, no Chile. Dio vi benedica! Dio ti benedica Fátima!

Só ficou faltando a Talita para a foto ficar perfeita. Pena que a Liana e Bibi também não estavam. Eu tinha ido almoçar com a minha amiga e irmã do coração Soraya Borges após ter visitado tia Luana que se prepara para ir para o céu... Em ordem: Giovanna que fará vestibular para Medicina seguindo os passos da irmã mais velha, depois a mãe todas, a magérrima e atolada de trabalho Soraya, mulher de Deus, dona de si e muito especial e Rebeca, charmosa e jovenzinha, se preparando para participar de um desfile de moda. Linda! Como foi bom estar com elas, mesmo que correndo...

Desde que cheguei do Brasil não deixa de haver novidades. Meu Deus! São tantas portas a se abrir. Acho que porque percebi que alguns ciclos haviam se fechado quando estive em Fortaleza e no Rio, outras frentes se apresentam. Preciso me organizar mais. Viagens, traduções, pequenos serviços em casa, mudança de 'ministério' (é assim que se chama no jargão da Comunidade o serviço apostólico que cada pessoa tem), aula de português e de inglês...tudo isso além do hebraico suado e sofrido de ser aprendido... 'Vinde ó Deus em meu auxílio! Socorrei-me sem demora!'.
Mas o tempo é um dom de Deus a ser administrado com Sua sabedoria e paz. Esta perspectiva e revelação através da Palavra de Deus, que o Moysés sempre ensina que o tempo é criatura e que portanto está submisso a nós e não o contrário, enche a alma de liberdade. É um exercício conseguir viver assim sem ser escravo do tempo, mas colocando-o todo o tempo a serviço de Deus e das suas coisas e filhos amados. Não deixar que os papéis se invertam porque somos nós os chamados a viver a gloriosa liberdade dos filhos de Deus! É hora de descansar! Shalom! Laila Tov! (Noite Boa em hebraico!).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Elena!!!
Gosto muito de ver as fts que vc posta no blog e de ler o q vc escreve tb.
Concordo com vc, a ft com o Moysés merece ir para o porta-retrato. Um dia vou tirar uma ft com ele tb.

Shalom!!!
Nas suas orações, lembre de mim.
Raiane