terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Dia do Para Sempre

Eu tinha começado este post chamando-o de continuando, para realmente dar fim às notícias da última vez que escrevi no sábado passado, e o farei aos poucos, sem sombra de dúvida, pois há muito a partilhar, mas preferi começar pelo mais importante e que atinge toda a Comunidade Shalom que são os votos perpétuos no Celibato Consagrado por amor ao Reino de Deus, que Moysés fará hoje em Fortaleza.

24 de agosto, festa de S.Bartolomeu, apóstolo que nasceu em Caná e que foi apresentado a Jesus por seu amigo Felipe. Jesus elogia sua retidão de caráter e o chama a segui-lo e declara: 'eu te vi...' antes que você me visse e viesse a mim. Bartolomeu segue Jesus e conta a Tradição que o apóstolo chegou à Índia no seu zelo evangelizador lá morrendo mártir. Haveria Palavra de Deus mais adequada à pessoa do Fundador da Comunidade Shalom? A Liturgia nos apresenta um texto que combina com a história do chamado do Senhor na vida do Moysés, nosso amado irmão. O Senhor o viu, o Senhor o chamou e ungiu, o Senhor lhe comunicou um carisma novo para estes tempos novos de Nova Evangelização que vive a Igreja, o Senhor o tem acompanhado, iluminado e amado ano após ano. O Senhor o fez um zeloso pai espiritual.

Assim tem nascido e crescido o povo e a família Shalom que carrega em seu interior e história as contradições humanas, a marca do sofrimento, mas a extraordinária e abundante, transbordante e desconcertante graça do Amor de Jesus Ressuscitado, aquele que passou pela Cruz e que derrama sem medidas o Seu Espírito, o Seu Shalom sobre o coração dos homens! Vivemos individualmente e como Comunidade esta experiência contínua de matar a sede de amor que temos - a sede de Deus que quer matar a nossa sede de amor! - enquanto apresentamos a fonte a outros através de ações de evangelização. Vivemos para evangelizar. Vivemos para ser evangelizados. É dança da vida dos consagrados e dos que fazem parte deste povo!

Vivemos para seguir os passos do nosso Fundador que com simplicidade de coração e determinação irredutível, quer levar Jesus Cristo de volta ao coração dos homens e das mulheres, mas não somente ao coração, numa experiência subjetiva e intimista, mas à vida humana em todas as suas dimensões. Somente Jesus Cristo, o Filho de Deus pode devolver ao homem o sentido verdadeiro da vida e pode dar-lhe a Paz!

Gosto de ver o Moysés como aquela ovelha escolhida pelo Bom Pastor que com um badalo no pescoço vai a frente sempre atento à direção que o Senhor aponta sem se distrair um dia sequer para que as ovelhas, suas irmãs não se desviem. Ele lidera. Ele vai à frente e vê o que ninguém ainda viu e ouve do Bom Pastor o que fazer a seguir. Atrás dele seguem as demais, um rebanho enorme, cada vez maior, apascentadas enquanto seguem pela Maria Emmir, que como co-fundadora, pavimenta o caminho da paz para que outras ovelhas das gerações futuras reconheçam o caminho. Eles caminham juntos e nós com eles. Juntos contemplamos, juntos evangelizamos e unidos seguimos em frente. Vendo do alto somos todos ovelhas do Bom Pastor, o Amado de nossas almas, o Esposo, somos todos irmãos e irmãs de uma grande família. Vendo porém de perto, louvamos e agradecemos a Jesus por ter escolhido e nos dado um irmão tão igual, tão bom e humano, tão ovelha como todos nós. Moysés é seu nome. É bem fácil ama-lo!

Com a consagração perpétua do Moysés no celibato por amor ao Reino de Deus que se dá na Eucaristia de hoje o carisma Shalom entra definitivamente na eternidade! Ele nasceu na eternidade, do coração do Deus uno e trino mas dessa vez volta encarnado com um sinal de um homem, um servo, um amigo de Deus que ouviu o apelo de Jesus e disse sim como Bartolomeu, e antes dele disse a Virgem Maria, inaugurando depois do Filho que se fez Jesus, o sim da Humanidade. O Carisma Shalom no sim do Moysés dado hoje para sempre inaugura um novo tempo para a Comunidade na terra e para a Comunidade no Céu também para sempre. Para sempre! É bom saborear estas palavras e ter certeza de que muitas ovelhas em breve o seguirão. Eu quero ser uma delas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que o Espírito Santo seja derramado na vida do nosso irmão.

Shalom para sempre!!

Raiane

Fátima Simas disse...

Para sempre! Que assim seja. Amém!