terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vladvostok

Ando tão sumida que devem ter achado que depois da festa de Teresinha e Francisco entrecortada pela festa dos santos anjos fui levada por eles para as terras longínquas russas de Vladvostok enquanto comemorava a graça de Deus de um segundo turno nas eleições do Brasil. No meu espírito aventureiro eu topava sem pestanejar conhecer esta cidade que me remonta a adolescência jogando a primeira versão do jogo WAR que foi verdadeira febre nacional quando lançado na década de 70. Hoje descobri que uma colega, uma senhora e o marido, meus colegas de curso de Hebraico são de Vladvostok! Minha imaginação e memória voaram enquanto olhava o Boris e a Raissa. Como não contar isso no blog? Vladvostok existe de verdade!

O não acesso fácil à internet me fez não escrever. Notícias sobram, cansaço também, agradecimento a Deus mais ainda. Estivemos três dias fora, em Ibillin no extremo norte da Galiléia, hospedados na maior escola católica de Israel, com aproximadamente 4.500 alunos, chamada de M.E.E.I. fundada há quase 30 anos pelo 'nosso' bispo Elias Chacour. Neste ambiente de ensino convivem uma grande maioria de muçulmanos, drusos, cristão e algumas dezenas de judeus que através da educação e dos valores do Evangelho encarnados na escola aprendem a fraternidade, o diálogo e boa convivência e amizade, bem mais significativa do que a tolerância. Este projeto de educação tornou D.Elias mundialmente conhecido e muito respeitado.

Seguem abaixo algumas fotos do local e do que fomos fazer lá no fim de semana - em plenas eleições! - e meu coração se dividiu entre decorar mais umas falas do Danko e saber como estavam as votações. Creio sinceramente que a oração de muitos e os esforço de outros tantos, nos deram este segundo turno, como sinal visível de que o Brasil mesmo elegendo um palhaço e fazendo brincadeira com o que não deve, não é uma nação tão homogênea assim nos aplausos ao PT e no que se refere à questão do aborto e da tão decantada popularidade do Presidente Lula. Onde está a credibilidade dos institutos de pesquisa? 

Crediblidade absoluta só mesmo no Senhor nosso Deus. E como li esta semana, disse uma vez o C.S.Lewis de quem sou fã: 'History is a story written by the hand of God'. A loving and perfect hand.

 Jovens reunidos nas atividades em grupo


A Cruz que é a Árvore da Vida foi renovada e repintada.
De prata passou a dourada o que deu um efeito perfeito de contraste com a cortina preta e a iluminação.
Ficou de fato lindo!


 As Írias e Danko na minutos antes de começar a peça.
Em ordem: Soraya, Leandro, Maria e Elena


 Maroun no papel do Homem e Yara como a Verdade. Eles capricharam na maquiagem e na dança, estava lindo e ele, mais elétrico do que nunca!
 Come Holy Spirit come! Veni Creator Spiritu!


 Danko e o Homem em cena - Elena e Marroun!


 As outras Írias: Cristina, Thiago e a outra Maria, esta de Nazaré sem ser Nossa Senhora... ahahahah!


 Esta foto ficou muito linda - bom trabalho da Viviane!
A Verdade dançando e dobrada diante da Cruz do Senhor a Árvore da Vida! Que imagem simbólica!


 Momento forte da dança quando as Írias em torno do Homem
 o levam à desumanização


O Homem livre, crucificado com Jesus e Nele ressuscitado,
 obra da Verdade e do Amor!


'Novo dia surgiu e o povo que andava nas trevas viu uma imensa luz...' assim diz a belíssima canção traduzida para o árabe e que arrancou
palmas e lágrimas do público.


 Nossa turma: irmãos, amigos, Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança, atores, atrizes, contra-regras, maquiadores, fazemos qualquer negócio contando que o Amor de Deus, Ele mesmo, Jesus, seja conhecido e amado. O primeiro grito de parresia que se ouve dentro da Comunidade Shalom é o que saiu do coração e da boca de Francisco, o Poverello, e que nos alcançou e empurra à evangelização: o Amor não é amado!


Vista de um outro grupo de jovens em atividade enquanto se vê a bela igreja melquita - a maior de Israel - conhecida como igreja do Sermão da Montanha. Nas escadarias se vê as bem-aventuranças que são o grande 'rhema' da vida de D.Elias Chacour, escritas em francês, inglês, hebraico e árabe.

A diocese marcou um dia para Juventude num esforço cada vez mais consciente de levar a fé ou renova-la na vida das gerações mais novas, que aconteceu no dia 03 nas dependências da escola do Profeta Elias (Mar Elias Educational Institutions), e que contou com a participação da Comunidade Shalom através da apresentação do 'Canto das Írias'.

Este peça já havia sido apresentada pela primeira vez quando tivemos o Halleluya em Haifa, ao ar livre, em maio. Dessa vez o ambiente fechado, o palco bem amplo e a iluminação noturna além de todos os aprimoramentos na maquiagem, nas roupas e na marcação de palco fizeram o espetáculo ainda mais comovente. Existe sempre os senões contabilizados na cochia, muito necessários para uma melhor terceira apresentação, mas eu pessoalmente achei forte e bela a dança, o texto, a presença de quem subiu ao palco com unção e desejo de servir e de dar aos jovens presentes a chance de se abrirem ao amor de Jesus. 

E que sejamos fiéis ao que o Senhor nos pede seja onde for, no palco, em missão, ou nas eleições, trabalhando pelo segundo turno. Que desejemos e oremos pela vontade de Deus que é o melhor que pode acontecer para cada um e para a Humanidade inteira.

Shalom!

Um comentário:

Manuela Cordeiro disse...

Ficaram lindas as fotos!

Shalom!

Manuela