sexta-feira, 18 de maio de 2012

Celebrando de longe

Estas foram as melhores fotos que consegui com os irmãos da área de imprensa que trabalharam sem cessar em Roma, durante oito dias, nas celebrações dos 30 anos da Comunidade Shalom. Realmente lindas e profissionais.

A cena se passa na Catedral de S.João de Latrão que é a paróquia do Santo Padre, onde este grupo de irmãos do mundo todo fizeram suas promessas definitivas (que para os religiosos se chama votos perpétuos). Fico imaginando a emoção, a gratidão, a falta de palavras e a experiência de amor que cada um teve...

De Israel estava a Clesci que é a nova Formadora Comunitária da Comunidade de Vida da missão de Haifa desde agosto do ano passado. Não vejo a hora de encontrar-me com ela para saber de viva voz como foi estar ajoelhada dizendo 'Sim, Senhor, para sempre! O teu amor é mais forte, Jesus, o teu amor me conquistou e quero que me conquiste até o fim como alma esposa que sou'.

Não será este o desejo de cada coração contemplativo, alcançado misericordiosamente pelo Carisma Shalom?

Na manhã do dia 11 de Maio de 2012 a cena histórica do Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, após entregar o documento de aprovação definitiva dos Estatutos da Comuidade Católica Shalom para nosso irmão e Fundador Moysés Azevedo, verdadeira versão moderna de Francisco de Assis. Ao seu lado direito do Cardeal está a elegante e muito feliz Maria Emmir Nogueira, nossa co-fundadora, irmã e amiga, que pode ser tranquilamente considerada uma Teresa d'Ávila dos dias atuais.

Como não louvar o Senhor pelo dom de suas vidas em nossas vidas e na vida da Igreja? Como não desejar viver até o fim tudo o que o Senhor nos confia em seu amor, imitando o exemplo da vida dos dois?

Essa foto é aquela foto típica que a gente fica procurando as pessoas para ver se as acha e se as reconhece pois cada um está mais elegante que o outro...Shalom! Shalom sempre! Shalom para sempre!

Catedral de S.João de Latrão vista do fundo, lotada com centenas de irmãos e irmãs da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança, sem contar os todos os que são da Obra - não consagrados - das mais de 77 missões da Comunidade Shalom espalhadas pelo mundo que puderam peregrinar em Roma.

Eu mesma não pude ir já que daqui a duas semanas  chegarei em Roma para estudar o italiano e ficar por lá três meses, e não tinha condições de ir e voltar para ir novamente. Tentei acompanhar junto com Tennessee e Silvânia e os irmãos da Obra de Haifa todos os eventos e missa, Halleluya e convenção pela internet e foi muito bom, deveras emocionante e muitas vezes engraçado. Volta e meia a gente reconhecia um rosto e os comentários eram inevitáveis: fulano engordou, sicrano está quase careca, quantas novas louras (as luzes nos cabelos!), como o povo caprichou na elegância, e que extraordinária unção na música e profundo espírito de oração em cada assembléia reunida para celebrar a Eucaristia. Esta foi uma concreta experiência de comunhão e de unidade apesar de todos os limites.

Vista parcial do povo de Deus Shalom e das magníficas estátuas de mármore da Catedral. Fico pensando nos milhões de batizados que já adoraram o Senhor e buscaram seu Amor e sua Face nesta Catedral. Quantos corações já se arrependeram, converteram, se renderam ao Senhor neste lugar... Dessa vez era a hora da graça para um mar de brasileiros...
Para mim a mais bonita de todas as fotos: dia 09 de maio de 2012, começando a semana de celebrações com a palestra do Pe.Raniero Cantalamessa. Por causa do horário não pude assistir mas sei que tudo será transformado em DVD e estará disponível a seguir. Os braços erguidos, os olhos fechados, a atitude de louvor e adoração e total rendição ao Espírito Santo e desejo de que Sua obra seja feita para que o amor do Pai e de Jesus sejam conhecidos em total comunhão com a Igreja, até os confins da terra, por amor, por amor, por amor, é ser Shalom! Somos semeadores da Palavra e ceifadores de almas esposas espalhadas nas culturas e nas nações por puro dom do Espírito, doador da Vida. Vem Senhor com teu Espírito e faz-nos novos para sermos e fazermos a vontade do Pai. Fiat voluntas tua Padre! Intercede por nós Santa Mãe de Deus e nossa Mãe. Amém.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Senhor por esta magnífica vocação!

bjss Elena!
Shalom!

Anônimo disse...

Obrigada Senhor por esta magnífica vocação!
bj Elena!

Shalom!

Raiane
Petrolina-PE

Leonor disse...

Pois é amiga, .... Um momento de muita graças e o povo está todo de visual novo. kkkk
SHalom!