quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aniversários e Sínodo

Aniversário da mamãe que nasceu na véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo que, no Brasil, eu nem me dava conta mas que em terras santas é festança para todos os católicos, em especial os Carmelitas. E chegando na igreja, que é simples e bonita, a gente sente logo que o antigo e o novo testamento se encontram quando se ve a gruta do profeta Elias e a suave e bela imagem da Virgem. E no altar as alianças se plenificam e renovam por causa de Jesus, o Senhor. Os corações de Maria e de Elias ardiam de zelo, de amor por Ele e é assim que meu coração deveria arder também...

Estou com muita saudade da minha mãe e ela anda sumida e eu imagino o porquê: quando ela pensa em ligar para mim e se dá conta da hora lembra-se que para mim já é madrugada, lamenta-se e deixa para o dia seguinte. E assim as semanas passam. Vou tentar ligar para ela depois da festinha que faremos para a Viviane que também nasceu no dia 15 só que algumas décadas depois.

Começaram as trocas de comentários, de estudo sério e discussão entre bispos e patriarcas, preparando o Sínodo para a Igreja Católica no Oriente Médio em outubro próximo, em Roma. O documento que orienta e prepara o Sínodo chama-se 'Instrumentum Laboris' e foi entregue em junho para os mesmos patriarcas e bispos reunidos com o Santo Padre em Chipre. Eu estava lá e vi! Também representantes não cristãos tem acesso ao documento e tem dado seu ponto de vista. Na verdade o IL pode ser acessado no site do Vaticano e pode ser lido por qualquer pessoa. 

Este Sínodo é mais um passo importantíssimo no contínuo esforço e dedicação de Bento XVI em promover o diálogo e o amor autêntico entre as partes que compõem o Corpo de Cristo, sejam as igrejas da Reforma, sejam os ortodoxos. Isso sem contar a aproximação e o diálogo com os Judeus, os primos mais velhos, que é de vital importância para se crescer no diálogo visando a unidade. Fazendo a nossa parte o milagre da Unidade, que é dom do Espírito Santo, pode acontecer, é bom lembrar disso.

O Sínodo tem muita importância porque tratará da realidade cristã nas sociedades do Oriente Médio que são sociedades predominantemente muçulmanas onde os cristãos são minoria, como acontece no Irã e Turquia. Da mesma forma em Israel. Um outro assunto sério, delicado e sempre necessário que será tratado é a relação interna entre os católicos de diferentes ritos. 

No site da Pastoral Hebraica (http://www.catholic.il/) há um comentário importante do Pe. David Neuhaus, sj, salientando que o aprofundamento do diálogo entre católicos e judeus beneficia os judeus católicos de Israel, que são um pequeníssimo rebanho. A maciça maioria dos cristãos do Oriente Médio é composta de árabes de cultura e raça vivendo em ambiente árabe. Em Israel, porém, o contexto de conflito entre árabes e israelenses e entre palestinos e israelenses, torna as relações entre cristãos e judeus bastante problemática e ainda mais delicada.

O diálogo e o crescimento no amor através do conhecimento e da aproximação mútua é a única saída e a parte humana para se construir a unidade - e isso inclui a unidade em nossas casas comunitárias, comecei logo a pensar - segundo o bispo Kurt Koch, suiço, eleito por Bento XVI em 1 de julho como o novo presidente do Dicastério que cuida da Unidade entre os Cristãos. A unidade em si é milagre de Deus.

Segundo Pe. David a importância do 'Instrumentum Laboris' também se deve aos dez importantes parágrafos (p.85-94) que orientam sobre o diálogo entre Judeus e Católicos. Nós como Comunidade Shalom na Terra Santa, renovamos nossa oferta de vida no desejo de morrer para que o fruto da paz e da unidade brotem do jeito que só Deus pode e sabe fazer. Sabemos que o que importa é nos darmos por inteiro, sempre, e mesmo sendo só uma pequena sementezinha maior é o Pai, o Agricultor em cujas mãos perfeitas estamos. 

Peço orações para o Sínodo e pela Paz e a Unidade em Israel e na Igreja. Daqui nós rezaremos pelo Halleluya e por todos os eventos evangelizadores que alimentam a nossa confiança e fé no Senhor que a Seu tempo faz o Carisma Shalom florescer onde ele foi plantado.

Parabéns Mamãe, parabéns Vivi!

Um comentário:

Fátima Simas disse...

Que grande momento iremos vivenciar como Igreja.
De certo que o Pai das Luzes irá direcionar.
Parabéns a sua santa mãe.

Paz!
Fátima