segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Primeiras Reflexões sobre a Paz

De modo geral tenho ficado na descrição dos fatos e experiências, muitas vezes quase como uma 'outsider', observadora somente, sem maiores reflexões a respeito de assuntos mais sérios como se era de esperar para quem mora em Israel, um país que é um barril de pólvora. Mas acho que em se tratando de assunto tão complexo, como é a política e as negociações para se chegar à paz entre árabes e judeus, há que se ter mais informação e ouvir mais de quem entende e vive o problema. Mas resolvi anotar algumas percepções que vão se delineando em meu interior.

Para mim já ficou claro o suficiente, mais ainda depois de ler os livros escritos pelo meu 'bispo e chefe' Elias Chacour, que nesta terra árabes e judeus e cristãos coviveram bem por centenas de anos. O povo palestino - nascido na Palestina - das três religiões, tem vastíssima experiência de tolerância, convivência, amizade e respeito mútuo. Nada que seja cor de rosa ou pura fantasia, mas história real. A partir da criação do Estado de Israel, ou seja, somente há 60 anos atrás, é que pelo desrespeito e usurpação das terras, dos direitos, da cultura dos palestinos que aqui viviam, é que os ânimos foram se acirrando e os partidos políticos, os 'Ramás' da vida foram surgindo levando à insanidade que vemos tantas vezes nos jornais e na TV. O resultado são estas deformidades geradas pelo ódio dos extremistas, tanto árabes quanto judeus. Mas é importante lembrar que mesmo estes extremistas não representam todos, nem mesmo os que estão na Cisjordânia (ou West Bank), ou na Faixa de Gaza.
No dia a dia das cidades, árabes-cristãos (os mais pacíficos de todos! segundo palavras do próprio Ministro de Defesa de Israel), árabes-muçulmanos, judeus comuns e judeus-ortodoxos, mais os druzi (grande 'galho' do Islamismo que povoa as fileiras do exército israelensa), vivem civilizadamente. Não há a menor dúvida de que os judeus, cidadãos de Israel, são elite e recebem todas as vantagens pois são considerados cidadãos de primeira classe. Os demais são de segunda, mesmo que, de modo geral, tenham trabalho, saúde e educação. Só não são respeitados como tão donos e herdeiros da terra como os judeus.

Os pacifistas de coração - aqueles que rezam e oferecem suas vidas para este fim - e os pacifistas de carreira, diplomatas e estudiosos (muitos dos quais também rezam, e desejam viver as bem-aventuranças evangélicas), batalham para que em Israel haja abertura para que passos mais concretos sejam dados na direação da criação de dois estados independentes, um palestino e um judeu, lado a lado, como preconizava as Nações Unidas quando da criação de Israel. Se ao menos as autoridades se dispusessem ao diálogo como tem acontecido na Irlanda do Norte e fizessem sair do papel o desejo comum a todos que é a Paz...

A questão é essa: nem todos quererm a Paz pois para se construir a Paz eu tenho que admitir que a razão não está toda comigo...eu só a construo se der direito ao outro de estar no mesmo patamar que eu e portanto, tratando-o como um igual a mim.
Bendita seja a grande misericórida e paciência do nosso Deus que nos dando o Seu Espírito mais liberdade, inteligência e amor nos move à construção da Paz, como seus filhos e filhas! Que nós possamos ser féis e não deixemos jamais de lutar no trabalho ou 'diante de Deus', para que a Paz em Israel possa acontecer realmente.
Espero que as pessoas que, eventualmente, acessarem esta página, deixem de pensar que todo árabe é terrorista e que todo judeu é vítima, e passem a ter esperança e responsabilidade sobre a construção e a necessidade urgente de Paz em Israel, na Terra Prometida, nem que seja rezando nesta intenção.

Um comentário:

Anônimo disse...

ÔI, QUERIDA! JÁ OUVI DIZER QUE ENTRE ISRAELITAS E PALESTINOS ACONTECE O QUE ACONTECEU COM ABEL E CAIM, COM ESAÚ E JACÓ E QUE ISTO É INTRÍNSECO NOS DOIOS POVOS. TENHO CERTEZA DE QUE DEUS VÊ, SABE, CONHECE, SUPORTA... E SUA MISERICÓRDIA NÃO TEM LIMITES. NÃO É UM POVO QUE VAI "ESGOTAR" A MISERICÓRDIA DE DEUS. ATÉ JÁ OUVI DIZER QUE A "JUSTIÇA" "INCLUI" A MISERICÓRDIA. QUE ASSIM SEJA! DEUS A ABENÇÔE NESTA TERRA SOFRIDA E QUERIDA E QUE OS ANJOS DO SENHOR A PROTEJAM SEMPRE. SUA TRINITY