quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fotos de Pentecostes - Parte 2

Depois do tempo de oração no Cenáculo nos espalhamos livremente nas áreas verdes de Jerusalém e partilhamos nossos lanches, sucos, sanduiches e guloseimas pois era hora do almoço. A seguir, quem quis, perambulou pelas ruas da cidade, rezou no Santo Sepulcro ou simplesmente conversou fiado. Às 3 horas nos reunimos num convento de religiosas maronitas para celebrarmos a Eucaristia de Pentecostes. No fim da missa eu e a Cristina com nossa 'testemunha', Father Bonaventure, carmelita, tiramos essa foto como lembrança da nossa consagração à Nossa Senhora, feita no Cenáculo. Para mim é a quarta renovação, e para ela a primeira vez, mas ambas estávamos emocionadas e muito felizes!
Procuro me preparar segundo o método de S.Luiz Grignon de Monfort, durante o tempo pascal para que a oferta de vida seja feita em Pentecostes. Parece que Nossa Senhora é especialista em escolher 'escravas' bem fraquinhas para fazer delas grande mulheres! Comigo ela tem tido uma trabalheira enorme... pense numa criatura marcada pela rebeldia e pelas concupiscências... mas que meu coração e alma anseiam pelo que Deus quer, ah! isso é verdade. Com certeza a linguagem do século XVIII quando o texto foi escrito é muito distante da nossa realidade, mas se pela fé e pelo desejo de ir além, ultrapassamos a barreira imediata e seguimos até o fim, o mistério espiritual que passa a acontecer na vida, na alma, nos levando à vivência radical do Evangelho e do batismo recebido é realmente palpável. Recomendo a quem quer crescer na vida de comunhão com Jesus, na vida de oração, na vida espiritual, que arrisque se tornar escrava de Nossa Senhora... às vezes a gente vem parar na Terra Santa! Ah! A foto que estamos segurando é uma pintura de Pentecostes, tendo Nossa Senhora, a Esposa do Espírito no meio. Tivemos que fotografa-la de lado para não brilhar o reflexo do flash.

Esta é visão da capela no canto final, canto de ação de graças. Em primeiro plano, à esquerda, temos o líder da peregrinação, o grande amigo e irmão da Comunidade de Vida, Tennessee, que se casa em poucos dias (dia 14), com a Silvânia. No violão está a Yara e sentada com o pequeno Yussef no colo, está a Vivi(ane). E atrás o povão.


Que grande e extraordinária surpresa quando no meio da nossa cantoria e ungida oração no Espírito, vemos o padre Roberto Lettieri fundador da 'Fraternidade Toca de Assis', entrar no Cenáculo para rezar conosco. Ele está na Terra Santa para um ano sabático, vivendo em Jerusalém, e não poderia deixar de ir ao Cenáculo no único dia que ele está aberto. E o povo aproveitou: teve gente que entrou na fila para receber oração mais de duas vezes...Esta foto preciosa mostra dois belos filhos de Deus!

Eu encomendei esta foto como lembrança porque o dia de primavera estava esplendoroso e esta visão das muralhas da Jerusalém velha é preciosa! Os nortistas do Amapá, Leandro e Cristina, irmãos e amigos, companheiros de missão, estavam junto e aproveitaram a chance. A verdade é que eles 'adoram aparecer no blog'... kkk!



Não nasci jornalista nem fotógrafa, mas tem horas que eu consigo fotos únicas. Esta foi uma delas: estes eram os 4 padres que passaram conoso o tempo de oração no Cenáculo. Da esquerda para a direita: Pe.Deni, ou abuna Deni, salesiano libanês que mora em Haifa, que foi o principal celebrante da missa e nos acompanhou no dia de peregrinação. A seguir Father Bonaventura, carmelita, meu grande amigo e professor, que viajou conosco todo o tempo, no mesmo ônibus. Ele é muito querido de todos nós! Depois o Padre Roberto e por fim um franciscano conventual polonês, que estava na minha frente na oração do Cenáculo com duas amigas, tipo peregrinas, e que se espantou demais com tudo, ao mesmo tempo que foi bastante tocado. A gente via nos olhos e na expressão do rosto. No final conversamos um pouquinho. Não guardei o nome (em polonês fica difícil!), mas me lembro que ele mora em Jerusalém e que nunca tinha visto um Pentecostes como aquele... Nem ele nem eu!
Shalom

Um comentário:

Unknown disse...

Snif, snif, Ena, vc dessa vez arrebentou a boca do balão! Que lindo. Emocionei junto só de imaginar, e a sua alegria.
'Praise the Lord' (só pra Nunu rir) 'Oh, Jesus, praise you'

Beijos pentecostais!