domingo, 24 de agosto de 2008

Jerusalém! Que bonita és!


Estive em Jerusalém este fim de semana, e acabei de chegar em casa. Difícil descrever a emoção que se sente ao se cantar o 'Glória in Exelcis Deo' do Natal, desde a infância, na capela com acústica perfeita erigida sobre uma gruta do tempo do nascimento de Jesus, na vila dos pastores, vizinha a Belém. Difícil explicar as ondas de amor e ternura que sobem do coração quando se beija a estrela de 14 pontas que marca o lugar do nascimento do Senhor tendo ao lado o lugar da manjedoura, ou, ao se entrar e sair do túmulo de Lázaro, em Betânia, onde se visita uma igreja sobre as ruínas do que se crê tenha sido a casa dos amigas de Jesus, Martha e Maria, mais seu irmão. Mais que emoção, é o aumenta do desejo de crescer em amizade e intimidade com o Senhor, aquele que se senta para conversar conosco! Se ao menos as pessoas que dizem ter perdido a fé, se dessem a chance de ir a uma capela onde o Santíssimo Sacramento está exposto e lá fossem conversar com o Senhor, não há como não encontrá-lo e ouvi-lo falando ao coração...


As lágrimas brotam espontâneas quando se abaixa e se beija o Santo Sepúlcro e a pedra onde Jesus Morto foi depositado, ou se reza no Muro das Lamentações, suplicando ao Senhor misericórdia pela Humanidade e Seu Shalom sobre a Terra Santa, ou se sai da tumba do Rei Davi, cantarolando o predileto salmo 50: 'criai em mim um coração que seja puro, nao retireis de mim o vosso Espírito, dai-me de novo um espírito decidido'...E a gruta do Leite, branquinha por dentro, que tem uma pintura de Nossa Senhora amamentando? Quem vai ali e é estéril, pede um milagre e engravida. As inúmeras histórias comprovam que neste lugar gotas do leite de Nossa Senhora pingaram no chao, enquanto alimentava Jesus a caminho do Egito, fazendo desta gruta um lugar especial.


Que gratidão pela lista sem fim de orações e visitas a lugares não tão óbvios, como a capela de Santa Helena onde se encontra o lugar onde a Cruz do Senhor foi encontrada, ou o túmulo de Natanael, ou ainda a capela de Adão que mostra o pedaço da rocha, exatamente abaixo do Calvário, rachada, ja que a terra tremeu na hora que o Filho de Deus expirou e disse: 'Pai, tudo está consumado!'. Cada porta, cada ruela, cada língua que se escuta nas enxuradas de peregrinos, nos rostos e expressões de fé, me encheram a alma da presença de Deus. Conhecer estes lugares santos edificam e comprometem a fé e o amor. Me sinto muito unida a Jesus e ao Seu Reino, num desejo mais profundo e sincero de continuar doando a minha vida para que haja paz verdadeira no mundo.

A emoção e a dor se misturaram também na tensão experimentada diante do 'Muro da Vergonha', construído por Israel e que divide Belém, território palestino e um gueto que isola árabes muçulmanos e árabes cristãos. Senti imensa tristeza diante de cada 'check point' onde se é obrigado a apresentar passaporte a jovens soldados armados.

E no turbilhão de imagens e emoções a serem depuradas e internalizadas da retina ao coração, acima de tudo há muita gratidão ao Senhor que ouviu a intercessão de meus e nossos 'pais adotivos', S.José e Nossa Senhora, e me antecipou este grande presente de aniversário que foi conhecer Bélém, Betânia e Jerusalém na companhia dos irmãos da Canção Nova. Em especial sou grata à Ana Paula, ao Pe. Arlon, à Uni(céia) que me acompanharam todo o tempo. Mas também agradeço ao Thiago, ótimo papo na viagem de ida de Isifya à Belém, e a todos os outros que me receberam em casa com tanta alegria e generosidade. Obrigada por todas as partilhas que nos fazem crescer no conhecimento mútuo dos carismas que o Espírito nos concedeu, e na alegria de sermos irmãos.

Estou cansada, estou grata, estou feliz. Preciso urgente de um banho e de partilhar com os irmãos de casa, que estão chegando, as aventuras destes dois dias. Depois é só jantar, ir à capela, bendizer ao Senhor por tudo e por sua misericórdia que é eterna e dormir. Uma nova semana me aguarda. Amém!

2 comentários:

Anônimo disse...

DAMA! SEMPRE FINA E DISCRETA, È TRES CHIK! NOSSA E TB UM PRAZER ENORME PODER ENTRA NO SEU BLOG E VER Q MARAVILHA!UMA TORRENTE D GRAÇAS PRA VC!BJINHO!

Anônimo disse...

TIA ENA FICO SUPERFELIZ EM TE VER DEUS POSSA DERRAMAR MUITAS GRAÇAS SOBRE VC!SUA SOBRINHA D CORAÇAO Q TE AMA MUITO!!!!!!