terça-feira, 26 de agosto de 2008

Meu Aniversário: Café da Manhã - Parte 1




Vou interromper os relatos sobre as visitas e experiências aos lugares santos deste final de semana, para agradecer por todas as manifestações de carinho que recebi desde cedo, melhor dizendo, desde a meia-noite, pelo meu aniversário. Os irmãos e irmãs, nominalmente, Yara, Silvânia, Viviane, Tales, Tennessee e Leandro, mais a Maria, jovem árabe vocacionada que está passando a semana conosco, me acordaram à meia-noite com uma serenata da porta do meu quarto. Eu realmente já estava dormindo porque, como disse ontem, estava muito cansada da andação no sol de 35ºC em Jerusalém, e o meu braço estava muito inchado. Mas ouvi a musiquinha escolhida a dedo, 'O Palhaço', da Ziza Fernandes, pus meu roupão, e fui me deixar amar pelos irmãos tão queridos. Cantaram e depois cada um falou o verso da canção que tinha mais o meu jeito. Todos disseram que reconheciam a minha liberdade de ser quem eu era, que eu trouxera um ânimo novo à missão, no desejo de me doar radicalmente, sem me poupar, e que sentiam que tudo que eu fazia vinha do coração, no desejo de sempre participar, ajudar, ser um com outros. Que minha amizade e presença eram um dom. Eu me deixei amar pelas palavras de cada um, que eu sei que são sinceras, e abracei a todos, curti a música, os cartazes, as delicadezas. É Deus nos amando através das pessoas.

Deixar-se amar é tão importante...e acolher o que de bom as pessoas vêem em nós, com gratidão e alegria, deixando que este amor traduzido em palavras, música, teatro e gestos gratuitos e simples, curem as feridas de insegurança e desamor, de baixa-auto estima que carregamos dentro de nós. Como me senti grata por estar ali de pé, enfiada no meu roupão japonês (uns acham breguíssimo, outros lindo, eu só acho útil...), junto dos irmãos que comigo vivem e dão a vida nesta missão. Admiro-os profundamente, com seus temperamentos próprios e jeitos particulares, por tudo que já plantaram e doaram de vida, de amor e dor, nesta Terra Santa.

O mais marcante de tudo é fazer esta experiência de aniversário dentro da Comunidade de Vida onde os presentes não são comprados, mas feitos com as próprias mãos ou pela partilha daquele pouco que se tem, ou seja, um cartãozinho, um chocolate, uma canetinha, uma flor colhida do jardim do vizinho, um teatrinho, uma música. Tudo sem consumismo. Eu fico pensando se eu saberia dar aos meus amigos e família alguma coisa que fosse minha, bolada por mim, sem que isso significasse comprar alguma coisa no shopping. Nada contra o shopping e a fazer compras lá, mas é a abertura para se reaprender a dar e a valorizar o que se ganha, resignificando o dar presentes, sinal daquilo que se quer dizer ao outro, sem que necessariamente passe pelo cartão de crédito. É um grande exercício da imaginação e da criatividade voltadas para o amor ao outro, na simplicidade.

Depois que dormi, o que custou a acontecer, acordei para um delicioso café da manhã com a melhor louça da casa, o melhor lugar na mesa, e mais um cartaz no refeitório. Em dia de festa assim, não há a meia-voz da manhã e podemos todos conversar livremente porque é festa. Ganhei uma barrinha de cereal de frutas light e um pudinzinho de chocolate tipo danette para comer depois. Rezaram por mim e não me deixaram lavar a minha louça. Mais cartõezinhos, uma flor branca que deixei aos pés de Nossa Senhora e algumas fotos. Estas que publico aqui no blog são só algumas dos cartazes que estão fixados na porta do meu quanto, e o close saindo para o trabalho, depois do café da manhã, ainda com alguma maquiagem no rosto e os cabelos bem ajeitados. Depois colocarei outras fotos também muito boas.

Às 6:30h fui acordada pela mamãe – para ela meia noite e 30 – que sempre gostou de ser a primeira a me dar parabéns. Fiquei tão feliz! Obrigada mamma, pelo seu amor! A ligação estava tão próxima e nítica que é como se eu fosse encontrar com ela pouco depois para receber o meu abraço e a minha bênção. Me deu as notícias de todos da família e a gente ve então, que não pode deixar de interceder e oferecer nossos pequenos sacrifícios em união com Jesus, para que Ele continue salvando, restaurando e santificando nossos casamentos, sobrinhos, relacionamentos, nos reanimando à vivência do perdão e dos pequenos e diários gestos de amor. É a vida! A gente que sempre repete a jaculatória: 'Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso', deveria acrescentar no pedido as outras virtudes do Espírito que a gente não tem, para aprender dele e com Ele, tipo assim: fazei o meu coração pobre, casto, puro, alegre, capaz de perdoar, não endurecido mas de carne, fazei meu coração corajoso, disposto a educar-se para o amor, disposto a servir, simples e descomplicado, sem baixa-estima, mas livre da doença da exagerada auto-estima e sofreguidão por auto-realização, etc, etc, etc. A lista de cada um é a lista de cada um, pois temos nossos pedidos próprios. Foi ótimo ouvir a mamãe e receber sua bênção e seu amor, e por ela o beijo dos sobrinhos, do Bill, Nunu e Aldo.

Assim, cheguei ao trabalho, e fiz logo estas primeiras anotações para poder chegar em casa e, rapidamente, postar fotos e comentários desta primeira parte de um dia de festa que ainda promete. Tenho que abrir ainda os emails de parabéns, ir à missa e comer um bolinho à noite com ou poucos convidados que virão. Mas isso eu conto mais tarde.

Até este momento, bendito seja o Senhor! Seu amor e eleição me ultrapassam e de há muito tempo sua bondade e paciência me constrangem. Ele merece todo o amor do mundo! Só Ele é que sustenta e dá a vida a todas as coisas – inclusive a minha vida, hoje – e sem Ele eu nada poderia ser ou fazer.
Por todas as manifestações de amor, fraternidade e carinho até agora recebidas eu agradeço de coração. Como dizia o Afonso: Deus lhes pegue!

3 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS!!!!! Sana he luai ia elena, sanahe luai, sanahe luai, sanahe luai ia elena!!!!
A galera de Nazare te sauda e se alegra pelo sua vida. Toda a Galileia te deseja Felicidades!!!!
Deus te abencoe... supere todas as suas expectativas...

Anônimo disse...

amiga, lendo seu relato lembrei-me do Salmo 132. "Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna." Mais uma vez, Parabéns!
Mercedes

Anônimo disse...

"EU TENHO UM BARCO QUE NAVEGA PELO MAR / EM QUE JSEUS É O CAPITÃO... JREUSALÉM, QUE BONITA ÉS, RUAS DE OURO, MAR DE CRISTAL. POR ESTAS RUAS, ESTAS RUAS ANDAREI, RUAS DE OURO, MAR DE CRISTAL...." HOJE AMANHECI CANTANDO ESTA MÚSCA, QUE VOCÊ COMEÇOU NO BLOG DE ONTEM, VIU? E VAI FICAR NA MINHA CABEÇA O DIA INTEIRO. CANTEI UM PEDACINHO PARA AS IRMÃS NOCAFÉ DA MANHÃ, MAS ELAS NÃO CONHECEM... É DA RCC...
QUERIDA! VU FAZER UM PANINHO DE CROCHÉ E GUARDAR PARA VOCÊ COMO PRESENTINHO DE ANIVERSÁRIO. SUA FOTO NO INÍCIO DO BLOG DE ONTEM E DE HOJE É MUITO LINDA, GOSTEI! AGORA VOU VER SE CONSIGO TIRAR O "FUNDO" ROSADO EMQUE VOCÊ ESCREVE, PARA IMPRIMIR E MANDAR PARA A QUUIAUICA. UMA AMIGA DA PARÓQUIA VEIOAQUI HOJE DEPOIS DE MISSA E IA ME MOSTAR COMO SE FAZ, MAS A INTERNET ESTAVA "IMPEDIDA"
ENTÃO TMEI NOTA E AGORA QUE A INTERNET VOLTOU, VOU TENTAR DE NOVO. FIQUE COM DEUS, COM NOSSA SENHORA, COM SEU ANJO DA GUARDA, COM SANTA HELENA, COM SANTA MÔNICA QUE É HOJE E COM TODA A CORTE CELESTE. "JERUSALÉM, QUE BONITA ÉS!!..." TRINITY