sábado, 16 de agosto de 2008

Olha que vista mais linda!



Gente! Veja que coisa mais linda esta minha primeira foto tirada com minha câmera digital comprada na Dinamarca: as montanhas e o panorama da Galiléia! Esta é a vista que se tem no fundo da casa da Comunidade Shalom em Isefiya. É a região fértil de Israel que se situa ao norte do país que é sempre verdinha e abundante em verduras, legumes e frutas. Os kibbuts não precisaram ser inventados para que houvesse hortaliças e frutas em Israel - os árabes e os judeus que viviam aqui já cultivavam muito bem as azeitonas, as tâmaras, as romãs, os figos e as uvas! Estamos em pleno verão e o sol e o calor são fortes, mas como é montanha - Haifa é que é marítima e está a 465m abaixo - a temperatura é mais amena, principalmente de noite.

Ontem tivemos um grande feriado religioso entre os cristãos pela Festa da Assunção de Nossa Senhora. A cultura árabe ama apaixonadamente a Maryam por ela ser a Mãe de Jesus. Na Basílica da Anunciação em Nazaré, os irmãos de comunidade que trabalham lá, relatam que há até muçulmanos e judeus que vão lá conversar com a Mãe, por ela ser Mãe. Que contam com a intercessão dela, principalmente as mulheres, por causa de seus filhos.

Fomos à missa na Igreja Maronita e, na homilia, o padre contou de uma antiga tradição Oriental que explica o porquê desta Festa também ser chamada de Dormição de Nossa Senhora. É que depois da ressurreição de Nosso Senhor, ninguém mais morre como nos diz S.Paulo, (não consegui guardar o texto exato, precisaria pesquisar, e prometo fazê-lo depois), mas adormecemos no Senhor, pois nossa morte foi vencida definitivamente. A Virgem Maria inaugura assim, em seu corpo e alma, desde o momento de sua dormição, o que acontecerá conosco definitivamente só no final dos tempos: a ressurreição de nossos corpos, e que recitamos a cada domingo no Credo.

E continuava o padre, que na tradição mais uma vez S.Tomé não estava presente na hora da morte de Nossa Senhora e que ao ser informado pelos outros apóstolos ele diz não acreditar que ela tivesse morrido...quando eles correm juntos ao encontro da Mãe, eles vêem que dessa vez Tomé estava certo: ela tinha sido assunta ao céus pelos anjos!

Um comentário:

Anônimo disse...

ÔI, ENA, EU JÁ SABIA DESTE 'CASO' DE S. TOMÉ POR OCASIÃO DA 'DORMIÇÃO' DE NOSSA SENHORA. DEVE SER LENDA, MAS É BEM POSSÍVEL, NÃO É MESMO? QUE BOM, QUE A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA NOS DÁ A CERTEZA DA NOSSA!! ONTEM A GUIDA LIGOU PARA MIM NA HORA DO ALMOÇO. O PE. LUIZ FERNANDOESTAVA LÁ E FALEI COM ELE, O QUE FOI UMA GRAÇA, PORQUE PUDE 'DESABAFAR' ALGUMAS PREOCUPAÇÕES QUE ESTAVAM ME AMOLANDO... ELE DISSE QUE TINHA OFERECIDO A S. MISSA NA MINHA INTENÇÃO AQUELA MANHÃ E QUE IA CONTINUAR RE GRAÇA?" MAS TUDO BEM, NÃO SE PREOCUPE COMIGO: ESTOU BEM, NO E COM O SENHOR. DEUS A ABENÇÔE! SUA TRINITY