terça-feira, 28 de abril de 2009

Procissão de N.Sra do Carmo

Réplica da imagem de Nossa Senhora do Carmo que fica no interior da igreja do Carmelo de Haifa construído sobre a gruta que a Tradição judaica e cristã diz ser o lugar onde o profeta Elias rezava. Na verdade há muitas grutas mas esta, estrategicamente localizada, no alto do monte tendo vista para o mar, justifica o relato do texto bíblico onde o profeta vê uma nuvenzinha do tamanho de seu punho como presságio de chuva depois de três anos de seca. A chuva traz a salvação assim como Maria Santíssima é aquela que discretamente com o seu sim nos trouxe e deu a salvação, dando-nos seu Filho Jesus. Os auto-falantes ficam por conta da breguice que existe em todas as culturas...sem comentários.

As crianças foram levadas às pencas para a procissão o que eu achei sensacional e estes dois, em cima do carro, de celular em punho, me cativaram. Fofos demais!

A Kathryn, uma amiga voluntária que trabalha em Ibillin me enviou esta foto preciosa tirada de um prédio, no meio do caminho rumo ao Stella Maris. Desse jeito tem-se a noção de que havia muita gente, católicos de todos os ritos e não somente de Haifa, mas também das vilas próximas, que vieram prestar sua homenagem cantando e rezando, e testemunhar seu amor à Mãe do Senhor, a mais bela de todas as ovelhas do rebanho do Bom Pastor.


Visão contrária, de quando saíamos da avenida principal e seguindo à esquerda subiríamos a montanha pela encosta rumo ao Stella Maris, devolvendo a imagem de onde ela partiu. Graças a Deus muitas pessoas participaram sendo esta a manifestação cristã pública maior em todo Israel. Não podemos esquecer que não se trata de turistas mas de população local, fiéis árabes-cristãos, cidadãos israelenses.



Essa foto é só para mostrar as pessoas se aglomerando para ver a procissão de Nossa Senhora do Carmo passar. A procissão sai da paróquia latina de S.José, bem perto da Beira-Mar e segue pela cidade de Haifa até subir uma longa e linda ladeira que circunda parte do Monte Carmelo, que dá no grande convento Carmelita chamado Stella Maris onde se encontra a imagem original de N.Sra. Como já falei de outras vezes, monte carmelo é uma grande cadeia de montanhas do norte da Galiléia.

Cristina e eu posando para a foto no meio da procissão que começou às 16 e acabou às 19. O pior é que a gente sobe a ladeira a pé e depois quando acaba o evento desce tudo de novo... Bem diz o ditado: para baixo todo santo ajuda, nem precisa que seja Nossa Senhora.





Quem disse que nordestino e brasileiro é que tem mania de fantasiar as crianças de S.Francisco, Pe.Cícero ou sei lá o que? Foram os árabes que inventaram isso e influenciaram os espanhóis e portugueses até eles levarem esse costume às terras americanas. Vi muitas famílias, muitas crianças, gente de todas as gerações e algumas, como essa menininha, vestida de azul para lembrar Mariam, a Mãe de Jesus.

Tentei dar um close das grandes autoridades eclesiásticas presentes. Da esquerda para a direita: superior dos Carmelitas, Arcebispo Católico Melquita Elias Chacour (com quem trabalho), o Patriarca Latino, o patriarca Católico Maronita, um outro bispo latino e o Pe.David, jesuíta, de quem já falei, responsável pela Pastoral Católica Hebraica em Israel.

Nenhum comentário: