Esta menina foi a primeira criança por quem rezei, ainda meio sem jeito, buscando as palavras, tentanto entender o que a estava deixando tão angustiada (ela tinha abraçado o padre e mal conseguia falar), em meio ao seu inglês tão novo para mim... mas o amor foi à primeira vista e à primeira oração. Ela participou e trouxe a mãe para todos os dias do retiro e ela fazia parte da população pobre da paróquia, mas ela sabia que tinha acesso a me dar quantos abraços quisesse.
Esta foto eu vou imprimir. Não era desfile de moda, mesmo parecendo...foram algumas senhoras no final da missa das 10 que quiseram se despedir de mim, branquela no meio delas, com uma foto especial. Ficou linda mesmo! Entre tantas impressões humanas e espirituais que vi e toquei nesta missão o não padrão ocidental parisiense e milanês ou nova-iorquino de beleza entre as mulheres, foi libertador! As mulheres são lindas e gordinhas! Não ouvi uma sequer pedir para eu rezar porque precisava emagrecer, ou falar de regime, ou reclamar de gordurinhas extras nas coxas, na barriga, nos braços... que felicidade por serem o que são! Lindas! Elegantes em seus vestidos nativos ou em roupas mais ocidentais e livres!
É ou não é uma Madonna negra? Jovem mãe com uma filhinha apaixonante. Não resisti e pedi para tirar uma foto. A mãe, meio tímida baixou o olhar, o que a deixou mais naturalmente bela ainda. Que o Senhor as abençoe!
Estas mulheres negras e belas, fortes, que não mostram a idade e nem tem cabelo branco me lembraram o Brasil e o quanto devemos e somos africanos em nossa cultura. Eu já tinha ouvido falar, a gente le uma coisa aqui outra acolá, mas constatar in loco uma das fontes da cultura brasileira me fez entender o quanto somos negros na música, na cor, no colorido, na ginga...dizem que também na preguiça para trabalhar, na corrupção, mas não quero entrar neste mérito porque nada é tão somente branco ou preto...
E esta lembrança só os da família vão entender: que gratidão, saudade e amor pela Tia Nenê, pela Dorcelina, pela Teresa...
4 comentários:
Elena, Deus abençoe vc!!!
As fotos estão lindas!
Shalom!
Raiane
Petrolina-PE
Quanta beleza, quanta humanidade, quanta irmandade. Fico orgulhosa de ser sua prima, sua amiga, sua irmã. Deus a abençoe.
Vc. deve ter experimentado o "que todos sejam um". Quanta fraternidade!
Amo o seu blog, ao acessá-lo sinto-me perto do céu.
Te amo em Cristo
Fátima - Belém do Pará
ÔI, ELENA, QUE RIQUEZA DE EXPERIÊNCIAS, HEIM? pARABÉNS! VOCÊ VAI SE LEMBRAR POR MUITO TEMPO AINDA DESTA ABENÇOADA AVENTURA MISSIONÁRIA. eU... BEM QUE QUIS IR PARA A NOVA GUINÉ, LÁ PERTO DA AUSRTRÁLIA, MAS JESUS ACHOU QUE MINHA NOVA GUINÉ ERA PÓR AQUI MESMO! LOUVADO SEJAS, MEU SENHOR!
BEIJOS E SAUDADES DE SUA
TRINITY
Postar um comentário